Se você atua no ramo de alimentação, você já deve ter se deparado com um ambiente muito quente e desconfortável na área da cozinha.

    Isso geralmente ocorre devido à falta de instalação de um sistema de exaustão, por falha do equipamento , por sujeiras que impedem o bom funcionamento do equipamento de exaustão ou até mesmo pelo erro na escolha do sistema.

    Esses desconfortos  podem ocorrer também se o sistema de exaustão  não estiver adequado para realidade, o  tamanho e a  necessidade do ambiente.

    Os sistemas de ventilação comercial são fundamentais para as cozinhas dos restaurantes. Um sistema de ventilação reduz os odores e a gordura que são liberados no ar durante o processo de cozimento, evitando que ambos se acumulem nas paredes, armários, bancadas e roupas.

    Ao reduzir a condensação de substâncias ácidas e contaminantes, um sistema de ventilação evitará o acúmulo de mofos em suas paredes e utensílios. Além da questão das partículas tóxicas que são liberadas em uma cozinha industrial, os vapores carregados de graxa são a principal fonte de incêndio na cozinha.

    De acordo com as normas da ABNT NBR 14.518, todas as cozinhas industriais são obrigadas a possuir um sistema de exaustão . Esta Norma estabelece os princípios gerais na construção do projeto, instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas industriais, com ênfase na segurança contra os incêndios e no controle ambiental.

    Também é de muita importância manter sempre limpo o  sistema de exaustão em sua cozinha industrial, A limpeza completa do exaustor industrial permite que o sistema de extração funcione sempre corretamente, além disso essa é a única maneira de evitar a formação de resíduos de gordura que, se carbonizados o tornaram viscosos e irá aumentar drasticamente o perigo para as pessoas que frequentam aquele ambiente.

    A manutenção programada do exaustor industrial, através de protocolos de manutenção, não só terá como benefício o prolongamento da vida útil do seu equipamento e o estado de conservação do seu sistema de exaustão na sua cozinha, mas terá sobretudo o beneficio de proteger a saúde dos colaboradores dos riscos de intoxicação microbiológica.

    A limpeza periódica do exaustor industrial é certamente importante para eliminar a sujidade e os maus cheiros e também para manter o sistema de exaustão industrial em um ótimo estado de funcionamento.  

    Todas as cozinhas industriais deverão estar com toda regulamentação em dia para estar em prontidão e aptas para um processo de inspeção. 

    Processo de Inspeções de cozinhas industriais

    Os inspetores comerciais com toda certeza terão conhecimento sobre o tipo de exaustor industrial que estão examinando e poderão identificá-lo imediatamente.

    O inspetor irá se atentar também  a etiqueta de limpeza e inspeção (também conhecida como certificação de limpeza do sistema exaustão industrial) é o primeiro e mais importante elemento na hora de inspecionar um sistema de exaustão comercial. 

    Esta etiqueta, que geralmente é colocada na parte externa de um exaustor, essa etiqueta estará identificando quando o exaustor foi limpo e revisado profissionalmente.

    Cada exaustor deve ser limpo profissionalmente pelo menos uma vez por ano, incluindo a limpeza da tubulação do telhado ou paredes laterais.

    Uma inspeção visual do resto do sistema deve incluir também a avaliação da condição geral dos filtros, determinando se existe um sistema de combate a incêndio presente ou não, identificando também a iluminação, observando a localização e condição do sistema de reposição de ar  avaliando o sistema de exaustão na sua cozinha industrial e os dutos.

    Existem vários tipos de exaustores industriais e muitos componentes do sistema de exaustão. Problemas com o sistema geralmente podem ser encontrados por meio de uma atuação de inspeção e informações encontradas nas etiquetas de serviço. 

    Dependendo da inspeção, da complexidade do sistema e da experiência do inspetor de estabelecimentos comerciais, ele pode querer contratar um consultor especializado para auxiliar durante a inspeção, como um técnico de exaustão de cozinha industrial ou um inspetor de segurança contra incêndio.

    Conclusão

    Então agora já sabendo das necessidades de um sistema de exaustão em sua cozinha industrial e sabendo de todas as normas, você terá mais facilidade na hora de  manter a sua cozinha industrial sobre todos os termos e normas de limpeza e segurança. 

    Conteúdo produzido por uma Agência de SEO – Inbounder Marketing

     

    Veja também Processo de desenvolvimento de produtos de moda: explicado

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.