[ad_1]

    O mundo está pedindo métodos sustentáveis ​​para evitar que a Terra seja ainda mais danificada. Uma grande quantidade de poluição e danos ao meio ambiente é causada pelas indústrias. Somos dependentes das indústrias para todas as nossas necessidades básicas. Com a crescente demanda das pessoas, as empresas aceleram a produção, liberando subprodutos nocivos ao meio ambiente. Uma dessas indústrias é a indústria têxtil. As roupas da moda que vemos todos os dias nos mercados vêm da indústria têxtil. Cada vestuário passa por vários processos antes de ser criado. Os processos de fabricação de roupas, como a tintura, são perigosos para o meio ambiente em grande medida. O tingimento de roupas consiste em substâncias químicas nocivas lançadas nos corpos d’água. A água contaminada torna-se perigosa para todos os seres vivos.

    A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. De acordo com algumas pesquisas, quase cinco por cento da área do aterro possui resíduos têxteis. Além disso, 20% de toda a poluição da água doce vem do processamento e tingimento de tecidos. Assim, para manter a moda intacta e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente, as indústrias estão, portanto, recorrendo a métodos sustentáveis. Um desses métodos é criar têxteis a partir de resíduos plásticos.

    Por que lixo plástico?

    Poucas pessoas sabem que cada pedaço de plástico já feito ainda está neste planeta. Milhões de toneladas de resíduos plásticos estão flutuando nos oceanos do mundo. Estima-se que em alguns anos haverá mais plástico no oceano do que animais aquáticos se as pessoas continuarem jogando plástico em corpos d’água. Este é um problema sério que requer ação o mais rápido possível. Os materiais plásticos não desbotam nem se estragam facilmente, pois não são biodegradáveis. Plásticos sintéticos derivados de plásticos como nylon e poliéster também não são a resposta. Quando essas fibras sintéticas são lavadas, pequenas quantidades de microplásticos se decompõem e, com o tempo, acabam nos oceanos como partículas de plástico. Podemos evitar o uso de plástico reutilizando-o de diferentes maneiras. Uma possibilidade é usá-lo na fabricação de roupas. Os poliésteres também não são a solução.

    Designers de moda preocupados em tornar o planeta um lugar mais saudável e menos poluente estão começando a usar o plástico reciclado como material para suas roupas. Garrafas PET encontradas nas ruínas do mar são recolhidas, lascadas ou derretidas e transformadas em roupas. O futuro da moda está se tornando verde e inovador. Costurar roupas sustentáveis ​​e ajudar a salvar o planeta é uma tendência que vai conquistar todas as passarelas, e aqui está como tudo funciona. Uma empresa começou a usar resíduos plásticos em larga escala para fabricar têxteis.

    Uma empresa tailandesa criou têxteis a partir de resíduos plásticos

    shutterstock 1191656020
    Estudo de caso sobre como uma empresa tailandesa criou têxteis a partir de resíduos plásticos 11

    Mesmo que apenas uma pequena porcentagem de plástico seja reciclada, ainda é um grande passo para o mundo da moda. A necessidade de transformar resíduos plásticos em produtos da moda tornou-se a última tendência à medida que mais marcas de moda se levantam para proteger o meio ambiente. Uma dessas empresas é a Saha Pathana, que fabrica têxteis a partir de resíduos plásticos em grande escala.

    Uma empresa tailandesa chamada Saha Pathana fez parceria com a refinaria petroquímica Global Chemical para desenvolver produtos têxteis a partir de resíduos plásticos. Nesta colaboração, a Global trará sua experiência nos negócios petroquímicos e na fabricação de resinas plásticas por meio de tecnologias inovadoras e revolucionárias. A combinação dos pontos fortes das duas organizações fornecerá uma perspectiva de negócios de longo prazo, maximizando o potencial dos negócios tailandeses e também estará alinhada com a tendência crescente de negócios verdes em todo o mundo. A Global também fornecerá conhecimento técnico e suporte para converter resíduos plásticos em produtos têxteis. As empresas se concentrarão no desenvolvimento de produtos menos prejudiciais ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que trazem altos padrões para a gestão de resíduos da Tailândia. Têxteis feitos de resíduos plásticos são um negócio ideal, pois a mudança global em sustentabilidade e proteção ambiental continua a crescer. Além de criar produtos têxteis de alta qualidade a partir de resíduos plásticos, a cooperação empresarial também visa entrar nos mercados doméstico e internacional. A fusão também expandirá os esforços para implementar atividades de responsabilidade social corporativa, como exposições e eventos de desenvolvimento comunitário.

    Como um tecido é feito de plástico?

    A partir do plástico, a empresa fabrica tecidos de polipropileno. O tecido de polipropileno é um produto têxtil derivado do polímero termoplástico polipropileno. É mais comumente usado em embalagens, palha e outros tipos de bens de consumo e industriais do que na produção de têxteis. Com o tempo, à medida que o uso do polipropileno se tornou mais comum em diversas aplicações de consumo, percebe-se que esse tipo de plástico também tem demonstrado potencial como têxtil. O polipropileno é um tecido não tecido, o que significa que é feito diretamente de um material sem a necessidade de fiar o tecido.

    Por que tecido de polipropileno?

    A principal vantagem do polipropileno como tecido é sua capacidade de transferir umidade. Este tecido não pode absorver qualquer umidade, em vez disso, a umidade passa por todo o tecido de polipropileno. A umidade em roupas de polipropileno evapora muito mais rápido do que roupas hidratantes. Portanto, este tecido é popular para tecidos usados ​​em contato próximo com a pele. Além disso, quando usado em roupas íntimas, tende a reter o odor corporal. Também derrete a temperaturas relativamente baixas. O tecido de polipropileno é uma das fibras sintéticas mais leves e altamente resistente à maioria dos ácidos e álcalis. Além disso, a condutividade térmica deste material é menor do que a maioria das fibras sintéticas, tornando-o ideal para uso em climas frios. Devido à sua notável termoplasticidade, o plástico de polipropileno é facilmente moldado em várias formas e pode ser reformado por fusão.

    A sustentabilidade é o futuro do mundo da moda.

    A sustentabilidade é o futuro do mundo da moda.
    Estudo de caso sobre como uma empresa tailandesa criou têxteis a partir de resíduos plásticos 12

    A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Portanto, fazendo a escolha certa nos métodos de produção e vendas e o que se prefere vestir, podemos impactar enormemente a sociedade e o meio ambiente. O futuro da moda exige sustentabilidade. Hoje, grandes marcas de roupas e calçados estão mostrando ao mundo como a moda pode se tornar sustentável e bem-sucedida. É a necessidade da hora de recorrer a formas sustentáveis. Vendo a popularidade da moda sustentável, estima-se que em breve muitas marcas também a apresentarão. As pessoas estão dispostas a pagar mais para comprar roupas e produtos sustentáveis ​​que apenas adicionam mais aceleração à sua demanda.

    Conclusão

    É hora de as pessoas considerarem suas escolhas antes de fazer uma compra. Quando o assunto é vestuário, há no mercado roupas sustentáveis ​​que farão uma grande diferença se as pessoas as comprarem. Com o tempo, mais e mais designers de moda e marcas de vestuário estão se apresentando para contribuir com o meio ambiente, trazendo sustentabilidade para seus novos empreendimentos. Um pequeno passo significa muito para o planeta. A moda sustentável não se limita apenas à reutilização de resíduos plásticos. Outros materiais como discos, anéis metálicos e muitos outros também são usados ​​para criar incríveis criações de moda. A criatividade das pessoas e a vibração positiva de fazer algo de bom para o planeta fazem da moda sustentável uma escolha de orgulho.

    O tecido de vestuário desempenha um papel vital na confecção de vestuário. É um dos aspectos mais essenciais de fazer uma peça de vestuário. Muitas vezes, é difícil para os compradores de moda encontrar tecidos de qualidade premium a preços acessíveis. Há um lugar ideal para obter ambos. Fashinza é uma plataforma de fabricação de vestuário B2B que ajuda as marcas de roupas a fabricar suas coleções, conectando-as com fornecedores. Eles cuidam de todo o processo de produção, desde o design até a entrega. As marcas só precisam fazer o pedido e o resto será tratado. Visite Fashinza!

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.