Você já viu uma notícia muito chamativa, mas quando entrou no site não era nada do que aparentava? Ou mesmo já foi persuadido a entrar em uma página graças ao título de uma determinada matéria?
Se a resposta for “sim”, saiba que você foi uma vítima do “headline”. De forma simples, podemos dizer que o headline é um título impactante e persuasivo, que prende atenção do leitor para uma determinada matéria, fazendo com que eles cliquem nela e entrem no site. No entanto, não se limita apenas aos sites.
Isso porque alguns headline exemplos que podemos citar são os direcionados a músicas, vídeos e muito mais.
Trata-se de uma parte fundamental de um texto, tendo em vista que será o grande responsável por atrair a atenção dos leitores e fazer com que eles visualizem aquilo que se quer mostrar.
Para isso, são utilizados diversos tipos de gatilhos mentais, capazes de despertar a curiosidade nas pessoas que acabam lendo os headlines. A seguir, falaremos um pouco mais sobre essa ferramenta e a sua importância para o marketing digital.
Portanto, se você quer aprender um pouco mais sobre como funciona o headline, continue lendo o texto abaixo.
O que é um headline?
Como já foi mencionado brevemente, trata-se de uma estratégia criada para atrair a atenção dos leitores.
Para isso, são criados títulos persuasivos e capazes de despertar gatilhos mentais nas pessoas que os leem. Dessa forma, ao chamar a atenção dos leitores, esses títulos acabam direcionando-os para outro texto específico e bem elaborado. Existem diversas aplicações de headline no marketing digital, seja para obter mais cliques, engajamento nas redes, aumentar a influência, o número de vendas e muito mais.
De acordo com pesquisas, a utilização de um headline pode fazer com que a visualização de determinado conteúdo aumente de 5 a 10 vezes.
Portanto, é possível perceber a utilidade que este recurso possui para quem trabalha com marketing digital. Atualmente, existem pessoas que trabalham exclusivamente na criação de headlines, de modo a produzir títulos chamativos e que prendam a atenção dos leitores, causando um aumento significativo na taxa de cliques, no engamento e na influência da página.
Como faço para criar um headline?
Essa técnica é responsável pela criação da primeira conexão que os leitores têm com um determinado conteúdo. Logo, é algo que precisa ser bem elaborado, de modo a surtir os efeitos desejados. Para isso, você precisará de esforço e muito tempo dedicado a aprender como criar um headline que seja eficaz.
Isso porque a criação de um headline não possui uma receita. Existem diversos fatores que contribuem para um bom resultado.
No entanto, podemos dizer que existem alguns modelos que podem ser adaptados e utilizados na maioria dos negócios existentes atualmente. Mas você não pode simplesmente copiar e colar esses modelos. É necessário adaptá-los ao seu nicho e fazer com que eles se tornem convincentes e chamem a atenção dos leitores.
Para isso, você precisará usar algumas técnicas na hora de criar o seu conteúdo. A seguir, separamos algumas que podem ser úteis:
Faça uma análise do seu público-alvo
O headline é uma ferramenta capaz de atrair a atenção do público. Mas para isso, é necessário que ele indique o conteúdo do texto para qual está direcionando os leitores. É interessante lembrar que o leitor busca uma solução para determinado problema ou mesmo informações relevantes sobre um tema específico.
Logo, você necessita de sensibilidade e atenção para avaliar se o seu público-alvo está em busca daquilo que o headline está mostrando. Caso você não conheça os gostos do seu público, é ideal pesquisar mais sobre eles antes de criar o headline.
Atraia os leitores para “grandes revelações”
Uma estratégia simples, mas efetiva para atrair novos leitores é revelar alguma novidade. Isso porque é natural do ser humano buscar inovações, ou seja, coisas diferentes e inéditas. Para isso, você pode utilizar algumas palavras como “grátis”, “novo” ou “inédito”.
Esses termos são capazes de despertar a atenção dos leitores e fazer com que tenham interesse no que está sendo publicado.
Faça uso dos gatilhos mentais
A utilização de gatilhos mentais influenciam no processo de tomada de decisão de uma pessoa. De forma simples, podemos dizer que são estímulos capazes de provocar sentimentos em nosso cérebro e nos levar a realizar ações desejadas, como comprar um produto ou serviço.
Esses princípios psico comportamentais são involuntários e, caso sejam explorados corretamente, podem trazer resultados inimagináveis para a criação de um headline. Abaixo, separamos alguns gatilhos mentais para que você faça a sua utilização na hora de criar títulos persuasivos:
- prova social;
- escassez;
- autoridade;
- urgência;
- antecipação; e
- razão.
Para finalizar, a utilização de gatilhos mentais só trará bons resultados caso você saiba como usá-los corretamente. Isso porque, se você faz um determinado anúncio com gatilhos mentais, ele deve ser cumprido a risca, como, por exemplo, um determinado produto que está prestes a acabar.
Se após o prazo estipulado, o produto ainda continuar sendo anunciado, isso poderá acabar com o gatilho mental e reduzir a confiança do público no seu negócio.
Crie um texto conciso e objetivo
Se você quer criar um headline que efetivamente chame a atenção dos leitores e traga resultados, saiba que é preciso ser conciso e objetivo. Essas duas características são de suma importância para a criação de um bom headline.
Para isso, você deve evitar textos longos e com muita enrolação no seu marketing de conteúdo. Utilize uma linguagem que aproxime o público. Nesse caso, pode adotar um tom mais informal e coloquial, de modo que o público se identifique e entenda o que está sendo transmitido. A medida que o texto é objetivo e simples, mais pessoas poderão ter acesso a ele.
Headline: exemplos
A seguir, separamos alguns headline exemplos para você usar nos seus textos e consiga chamar a atenção dos leitores:
- Nº fatos sobre X ASSUNTO
- Nº dicas que irão mudar a sua vida amorosa
- X PRODUTO realmente funciona? Descubra toda a verdade!
- Nº COISAS que você precisa conhecer antes de sair com ele (a)
- Nº sinais que você é…