É possível afirmar, sem chance de errar, que a radiologia e o diagnóstico por imagem são áreas importantíssimas para a medicina. Sem elas, muitas doenças e condições de saúde ainda seriam um mistério.
Mais do que isso, até hoje, alguns casos permaneceriam sem solução e continuariam a levar sofrimento para milhões de pacientes no mundo inteiro. Porém, com os avanços tecnológicos, as notícias de tecnologia na área da radiologia e diagnóstico por imagem têm trazido cada vez mais inovações e melhorias significativas.
No entanto, estamos diante de uma área que lida diretamente com a tecnologia e, por isso, precisa ser atualizada com frequência. Um profissional competente deve participar de um bom programa como o PRORAD (Programa de Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem).
PRORAD é essencial para manter a área de saúde atualizada
O que seria de um bom médico sem um diagnóstico preciso? Aliás, nem é preciso se esforçar muito para entender a importância dos exames através de imagens e de radiologia. A atual pandemia, em seus primeiros momentos, precisou amplamente de profissionais capacitados e atualizados na área.
Quando os testes para covid-19 ainda não existiam, a radiografia do tórax era a principal ferramenta de identificação da doença. Não existia outra forma de garantir que o paciente estava com uma pneumonia severa sem a utilização do Raio-X. Inclusive, atualmente o mesmo exame serviu para demonstrar com precisão os benefícios da vacinação contra o coronavírus.
Todos esses avanços que possibilitaram um enfrentamento rápido e de qualidade contra a situação que envolveu o mundo inteiro de forma inesperada não seria possível sem a atualização dos conhecimentos.
Assim, programas como o PRORAD precisam estar no radar de qualquer profissional que queira se destacar e contribuir ativamente para sua área de atuação.
Importância do PRORAD e da radiologia para a medicina
Caso ainda precise de mais argumentos para entender a fundo a importância da radiologia e do diagnóstico por imagem na medicina, vale a pena conferir alguns conceitos bem interessantes.
1 – Radiologia trabalha diretamente com a prevenção
Mais do que tratar os pacientes doentes, a saúde pública precisa de meios para evitar que esses cidadãos necessitem de tratamento. A análise de imagem e a radiologia servem justamente como ferramentas de prevenção diagnóstica. Isso porque elas fornecem subsídios para que outros especialistas identifiquem doenças e encontrem os agentes causadores de problemas que aparecerão apenas no futuro.
Com o tratamento precoce, a maioria das condições graves de saúde podem ser evitadas por qualquer pessoa.
2 – Melhora o tratamento após o diagnóstico
Com base no que já foi melhorado, não é difícil entender que uma das grandes importâncias do PRORAD e da área como um todo está na eficácia do tratamento. Se o diagnóstico melhora por meio dos estudos atualizados, o tratamento se torna ainda mais eficiente.
Afinal, além de ser mais fácil tratar alguém que já teve sua condição diagnosticada, o início das orientações com antecedência amplia e melhora a capacidade de amenizar vários tipos de sofrimentos.
Confira alguns tipos de radiologia mais comuns
Algumas aplicações práticas de quem atualiza os conhecimentos pelo PRORAD ou por outro meios são:
– Aplicações de radiografias simples, conhecida pelo nome popular de Raio-X. O procedimento serve para tirar “uma foto” do interior do organismo.
– Radiografia com contraste: O procedimento serve para identificar problemas específicos dentro do corpo. O contraste melhora o detalhamento do que acontece no organismo.
– Mamografia: um diagnóstico por imagem muito famoso é o da mamografia. O exame é bem simples e acusa com precisão a existência de um câncer na mama, por exemplo.
– Ultrassonografia: seria uma espécie de raio-X mais detalhado, utilizado para investigar o comportamento de alguns órgãos e outros tecidos do corpo.
Onde e como um profissional de radiologia pode atuar?
Profissionais capacitados na área podem atuar diretamente na medicina, em hospitais e laboratórios. Também é possível atender em clínicas médicas, consultórios odontológicos, clínica veterinária, pronto-atendimento e centros de diagnósticos.
No entanto, para ter acesso a esse setor da saúde tão envolvendo, o profissional precisa demonstrar suas capacidades. Com tantas mudanças no modo de vida, fica evidente que um programa de atualização como PRORAD se faz mais do que necessário.
Só assim é possível entender como funcionam as tecnologias atuais e o que está à disposição de um radiologista, por exemplo. Engana-se quem pensa se tratar de um nicho simples dentro da área médica, já que a radiologia é cheia de detalhes e conceitos que exigem horas e horas de dedicação para que sejam apreendidos.