Cortado para 2022, OnePlus e Xiaomi percorreram um longo caminho. Enquanto o OnePlus agora é um jogador sério no segmento ultra premium,  a Xiaomi ainda está esperando por uma grande chance neste segmento.

    O Xiaomi 12 Pro é sua tentativa mais recente e talvez mais refinada de um carro-chefe.

    Especificações do Xiaomi 12 Pro: Tela AMOLED 2K de 6,73 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz| Processador Snapdragon 8 Gen 1 | 8 GB ou 12 GB com armazenamento de 256 GB | Câmara de 50MP+50MP+50MP com câmara frontal de 32MP | bateria de 4600 mAh | MIUI 13 com Android 12 |

    Xiaomi 12 Pro: design, tela

    O Xiaomi 12 Pro tem um design muito mais polido em comparação com o Mi 11 Ultra do ano passado, que tinha uma enorme ilha de câmeras.

    Desta vez, a ilha da câmera está escondida em um canto, embora a lente grande angular principal de 50MP se destaque com destaque. O telefone tem uma parte traseira curvada e uma tela também.

    Xiaomi12Pro Inside1

    Na parte de trás, a Xiaomi optou pelo vidro, embora este venha com um acabamento fosco de veludo proprietário. É um acabamento único, suave ao toque com um toque de brilho.

    Eu tenho a versão preta, que parece muito elegante. Permaneceu em grande parte livre de manchas durante o curso do meu uso. A Xiaomi incluiu um carregador de plástico no estojo para quem preferir usá-los.

    É um telefone ‘alto’, sem dúvida. Isso tornou o uso com uma mão um pouco difícil para mim às vezes. O Xiaomi 12 Pro vem com alto-falantes quádruplos, um conjunto colocado na parte superior e outro na parte inferior do telefone ao lado da porta USB-C.

    Não há classificação de IP no telefone para resistência a poeira ou água, portanto, lembre-se.

    A tela 2K de 6,73 polegadas do telefone é uma delícia de usar, e você sem dúvida gostará de assistir seus programas de TV, etc. Eu assisti os dois últimos episódios de Mai no aparelho, e foi um deleite absoluto.

    Ele até lida muito bem com as cenas mais escuras. Jogos como Genshin Impact parecem impressionantes neste painel.

    Você é aconselhado a manter a resolução em full HD + para melhorar a vida útil da bateria, embora eu tenha aumentado ao máximo para fins de revisão.

    A taxa de atualização vai de 1 Hz a 120 Hz, dependendo dos requisitos, e essa é a configuração padrão. No entanto, você pode corrigi-lo para 60, 90 ou 120 Hz. O telefone também vem com um scanner de impressão digital na tela, que funciona com precisão na maioria das vezes.

    Xiaomi 12 Pro: desempenho, bateria

    Houve uma grande diferença no desempenho e na resposta ao toque ao jogar Genshin Impact neste, em comparação com alguns dos outros dispositivos que analisei este ano. Este é um carro-chefe e mostra.

    O telefone executa o Android 12 com base no MIUI 13. Isso também significa que ele vem pré-carregado com uma série de aplicativos que você pode não necessariamente usar ou confiar.

    Não é ideal para um dispositivo premium como esse, mas acho que esse é um aspecto do MIUI que é preciso aceitar se considerar este dispositivo.

    O que me preocupou foi o gerenciamento térmico do dispositivo, algo que também afetou um carro-chefe anterior da Xiaomi. O telefone ficou muito quente durante a sessão de jogo, mesmo quando eu estava baixando o Genshin.

    Então ficou quente durante uma longa gravação de vídeo quando eu estava do lado de fora às 16h30.

    Também não estou totalmente convencido de que a bateria durará um dia, especialmente se você a estiver levando ao limite. Por exemplo, durante o horário de expediente, usei o telefone para baixar Genshin na minha rede móvel e confiei nele como um dispositivo hotspot simultaneamente.

    A bateria acabou completamente em pouco menos de quatro horas e me peguei conectando o telefone mais uma vez. Tenha em mente que eu também tinha a resolução da tela no máximo, o que não é o que todo usuário precisa.

    A bateria de 4600 mAh pode ser suficiente para um dia moderado, desde que você não esteja maximizando as configurações. A vantagem é o carregamento rápido de 120W, no entanto.

    Eu poderia carregar o telefone a 100% em apenas 25 minutos ou mais (isso é quando a bateria estava em 16% ou mais). Você também pode ativar ‘Acelerar a velocidade de carregamento’ para carregá-lo mais rapidamente em cerca de 18 minutos. Tenha cuidado para aquecer o dispositivo.

    A Xiaomi também introduziu a tecnologia AdaptiveCharge no dispositivo para que aprenda as rotinas diárias de carregamento durante a noite.

    Isso significa que, mesmo com a carga de 120 W, o telefone pausará o carregamento em 80% enquanto você dorme, mas quando você acordar, terá um dispositivo totalmente carregado.

    Portanto, você não precisa se preocupar que deixar o telefone carregando a noite toda danificará a bateria de alguma forma. Este ‘Carregamento otimizado’ está ativado por padrão nas configurações. Isso é algo que o iPhone da Apple também faz.

    Xiaomi 12 Pro: a câmera

    Se há um aspecto que a Xiaomi está exagerando é a câmera. Esta é uma configuração de 50MP + 50MP + 50MP aqui com a empresa usando uma lente grande angular, ultra grande angular e telefoto.

    Não há modo macro aqui. Todas as três câmeras suportam o modo noturno, também há muita magia de software à mão, com a Xiaomi adicionando recursos como rastreamento de movimento, captura de movimento e foco de rastreamento ocular.

    Eles são projetados para manter os assuntos em foco, especialmente aqueles que tendem a se mover constantemente, como seu bebê, seu cachorro ou gato de estimação.

    O Xiaomi 12 Pro teve muitos acertos na hora de clicar em suas fotos, mesmo em momentos em que parecia que não havia como meu filho estar em foco.

    Embora tenha havido algumas falhas, dado o assunto complicado, acho que isso é bom. A câmera entrega bem, não importa o assunto ou a iluminação.

    Gostei bastante dos retratos que tirei do meu cachorro, do meu filho e de uma pipa ferida que vi perto do Khan Market. As fotos são nítidas e os detalhes são preservados mesmo com zoom de 4x.

    A câmera é excelente, embora sim, as cores são mais nítidas em comparação com o que eu prefiro. O modo noturno na câmera é de primeira qualidade, inclusive para vídeo, conseguindo manter o assunto em detalhes.

    Minha única reclamação seria o nível de saturação em algumas das fotos, especialmente com rosas, vermelhos, etc. Também gostei da câmera selfie (32MP na frente).

    Os tons de pele são precisos, mesmo quando o modo de beleza está ativado. Faz uma boa aparência, preservando a textura da pele, etc. Além disso, observe que você também pode aumentar ou diminuir o bokeh nas fotos nas pós-edições

    Xiaomi 12 Pro: Veredicto

    Não há dúvida de que o Xiaomi 12 Pro é um dispositivo muito capaz. Ele tem todas as especificações e recursos para ser considerado ‘premium’. Mas a Xiaomi sabe que isso não é suficiente. Está competindo contra jogadores sérios.

    O maior alvo é o OnePlus 10 Pro, que inclui uma configuração de câmera muito exclusiva (link para nossa análise) com a marca Hasselblad. O Galaxy S22 Plus da Samsung e o iPhone 13 também possuem câmeras muito capazes e são rivais em potencial.

    Até o Realme GT Pro tem bastante especificações e câmera.

    Considerações Finais

    Então, a Xiaomi fez o suficiente para enfrentá-los? Em certo sentido, sim. O design, a câmera e o desempenho são o que um usuário premium espera.

    Veja também

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.