Já ouviu falar sobre umectação com óleo de coco? Sabe quais são os benefícios e porquê fazer? Nesse artigo, iremos falar tudo a respeito desse tema.
Não há como negar que cada vez mais as pessoas estão em busca de novas formas de manter a saúde capilar.
Afinal de contas, trata-se de uma das formas de contribuir para a nossa autoestima. Diante disso, muitos acabam procurando pela umectação com óleo de coco.
E o grande motivo disso é justamente o fato de que é um dos tratamentos mais conhecidos e que tem chamado bastante a atenção.
Mas você sabe exatamente sobre como fazer umectação com óleo de coco? Será mesmo que é algo benéfico para os nossos fios?
Se você quer obter todos os detalhes acerca desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.
Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Sumário
O que é umectação capilar?
Para entender melhor a respeito da umectação com óleo de coco, primeiro precisa entender o conceito geral.
Em suma, a umectação capilar nada mais é que um método de hidratação para os cabelos que envolve a aplicação de óleos vegetais nos fios.
Sendo assim, o seu objetivo é repor os lipídios que são perdidos naturalmente pelo cabelo, especialmente em cabelos cacheados, crespos e crespíssimos.
Afinal de contas os seus fios têm uma tendência a ser mais ressecados devido à curvatura que dificulta a chegada da oleosidade produzida pelo couro cabeludo às pontas.
Além disso, ainda podemos dizer que a umectação pode ser feita de diferentes maneiras, como a aplicação do óleo antes do banho, a umectação noturna, que é a aplicação do óleo antes de dormir, ou ainda como parte de um tratamento de hidratação mais completo.
No que se refere à umectação com óleo de coco, acaba se tornando uma excelente opção, haja vista seus benefícos.
É por essa razão que costuma ser a mais usada para a umectação capilar, mas outros óleos vegetais também podem ser utilizados, a depender das necessidades do cabelo de cada pessoa.
O que é umectação noturna com óleo de coco?
A umectação noturna é um método de hidratação para os cabelos que consiste em aplicar óleo vegetal nos fios enquanto se dorme.
O óleo de coco é uma opção natural e acessível para este tratamento, e pode ser usado por todos os tipos de cabelo, mas a frequência de aplicação dependerá das necessidades de cada um, pois os cabelos mais ressecados tendem a precisar mais da hidratação.
Nesse contexto, ainda há pessoas que se perguntam sobre umectação noturna quantas vezes por semana.
Mas, quanto a isso, também devemos mencionar que varia de acordo com a necessidade capilar de cada indivíduo.
Para o que serve a umectação?
Uma das coisas das quais você precisa saber sobre esse assunto é sobre para que serve a umectação.
No entanto, entenda que cada tipo de óleo é capaz de oferecer um tratamento mais específico, uma vez que eles possuem propriedades diferentes.
Por consequência, acabam fornecendo benefícios capilares distintos, que podem ser mais ou menos adequado de acordo com a sua necessidade.
Mas, falando de uma forma geral, podemos dizer que a umectação é um tratamento capilar que consiste em hidratar e nutrir os cabelos usando óleos vegetais.
Ela pode ser feita de várias maneiras, mas geralmente envolve a aplicação de um óleo vegetal nos cabelos, deixando-o agir por algum tempo e, em seguida, lavando os cabelos como de costume.
Agora, no que se refere aos seus benefícios para o cabelo, são vários. Dentre eles, podemos citar os seguintes:
- Hidratação: os óleos vegetais são muito hidratantes e podem ajudar a manter a umidade dos cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes;
- Nutrição: os óleos vegetais são ricos em nutrientes que são essenciais para a saúde do cabelo, como vitamina E e ácidos graxos;
- Fortalecimento: os óleos vegetais podem ajudar a fortalecer os fios de cabelo, deixando-os menos propensos a quebra e ao dano;
- Proteção: os óleos vegetais podem ajudar a proteger os cabelos dos danos causados pelo calor, pela exposição ao sol e pelo uso de produtos químicos;
- Controle de oleosidade: alguns óleos vegetais, como o óleo de jojoba, são leves e podem ajudar a controlar a oleosidade dos cabelos, deixando-os menos oleosos por mais tempo.
Mas, uma das coisas que você precisa saber sobre umectação com óleo de coco e com outros em geral, é que cada um oferece benefícios mais específicos.
Ou seja, há umectação mais direcionada para aqueles que querem nutri ou deixar o cabelo maior e resistente, por exemplo.
No que se refere à umectação com óleo de rícino, ela acaba sendo mais procurada por aqueles que querem deixar as madeixas crescerem.
Então, sempre leve em consideração esses fatores antes de escolher o óleo vegetal que irá passar em seu cabelo.
Quais são os tipos de óleos vegetais capilares?
Além de saber sobre a umectação com óleo de coco, ainda é interessante obter entendimento a respeito de outros tipos de óleos vegetais.
Fato é que existem vários tipos de óleos capilares, sendo que cada um oferece benefícios diferentes.
Então, dentre eles, podemos citar os seguintes:
- Óleo de coco: muito nutritivo e hidratante, além de ser muito eficaz para fortalecer e proteger os fios.
- Óleo de argan: é um óleo muito rico em nutrientes e é excelente para nutrir e fortalecer os cabelos danificados.
- Óleo de amêndoa: suave e nutritivo, esse óleo vegetal é excelente para hidratar e suavizar o cabelo.
- Óleo de jojoba: trata-se de um óleo leve e hidratante, o qual é excelente para controlar a oleosidade e proteger o cabelo dos danos causados pelo calor.
- Óleo de semente de uva: além de ser bem leve, é altamente nutritivo. Assim, torna-se excelente para hidratar e suavizar o cabelo.
- Óleo de abacate: esse óleo é bastante nutritivo e hidratante, e é excelente para fortalecer e proteger os fios.
- Óleo de germe de trigo: rico em vitamina E, é uma ótima escolha para hidratar e fortalecer o cabelo.
- Óleo de mamona: extremamente hidratante, é a escolha ideal para fortalecer e proteger os fios.
- Óleo de oliva: nutre e hidrata os fios, deixando-os mais macios, brilhantes e saudáveis.
- Óleo de rícino: ótima escolha para os que querem manter os cabelos mais resistentes longos, já que ele proporciona o crescimento.
Por fim, ainda precisamos falar sobre como tirar a umectação do cabelo, uma vez que algumas pessoas possuem essa dificuldade.
Afinal, por se tratar de um óleo, acaba que o nosso cabelo adere muito bem, dificultando a remoção.
Mas, para remover a umidade do cabelo, você pode usar um secador de cabelo ou deixá-lo secar naturalmente.
Se você usou algum óleo ou creme para hidratar o cabelo, é importante lavá-lo antes de secar.
Você também pode usar uma toalha para enxugar o cabelo, mas é importante não esfregá-la com força no cabelo, pois isso pode danificar os fios.
Em vez disso, pressione suavemente a toalha contra o cabelo para remover a umidade. Essa dica serve tanto para a umectação com óleo de coco quanto para outros óleos vegetais.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que a umectação com óleo de coco é uma excelente forma para manter o nosso cabelo bem hidratado, sedoso e nutrido, uma vez que detém propriedades incríveis.
Além disso, você pôde compreender que há vários outros óleos dos quais você pode fazer a hidratação, sendo que cada um oferece propriedades distintas.
Então, absorva bem essas dicas e concilie de acordo com as suas necessidades capilares, a fim de deixar as suas madeixas sempre sedosas.
Além do mais, atente-se a como tirar umectação, até mesmo para não danificar os seus fios e perder o resultado desse tratamento.