A pandemia do novo coronavírus afetou a vida das pessoas em todas as áreas, até mesmo suas viagens.

    Viagens em família, lugares turísticos, atrações de pratos típico culinários e festividades foram interrompidas por conta do contágio da covid-19. 

    É claro que teve um período onde as viagens eram proibidas, mas mesmo após a flexibilização, já não é a mesma coisa, e talvez nunca volte a ser como antes.

    Vai ser necessário uma maior conscientização das pessoas, responsabilidade mesmo, e ao procurar um lugar para viajar, que continuem seguindo os mesmos cuidados e restrições.

    A partir de agora, quem gosta e tem o costume de viajar, terá que abrir mão de algumas coisas e incluir outras no seu roteiro.

    Veja, a seguir, que nova realidade é essa e como adaptar as viagens, de forma a aproveitar ao máximo, mas em total segurança.

    Qual é a nova realidade das viagens?

    Recentemente, um artigo publicado no Estadão, mostrou um fato curioso:

    Ricardo Freire, criador do Viaje na Viagem, disse o seguinte:

    “Durante a pandemia, os viajantes viajaram para fugir da pandemia. Todos. Mas cada um do seu jeito”. E acrescenta: “Alguns viajaram para fazer turismo de isolamento, outros viajaram para lugares onde o distanciamento social era possível”.

    A questão aqui é que nem todas as pessoas têm essa consciência, como não aglomerar e usar máscara.

    E quando se trata de viajar para fora do país, por mais que busque um local mais afastado, ainda vai correr o risco de enfrentar filas nos aeroportos.

    Nesse mesmo artigo, houve um relato de uma sócia de uma agência de viagem que diz que o momento é viajar com consciência coletiva, ou seja, fazer de tudo para se proteger e proteger o outro.

    Como planejar uma viagem durante a pandemia?

    Se você está pensando em viajar, terá que fazer algumas concessões, pois o momento exige uma série de cuidados.

    Vamos supor que a sua ideia seja uma viagem para o exterior, provavelmente deve saber que não são todos os países que permitem a entrada de brasileiros.

    Além disso, aqui é que começa o seu planejamento, principalmente o financeiro.

    Tenha em mente que além da desvalorização do real, você terá gastos extra, como a contratação de um seguro viagem mais completo e caro, o custo com o PCR (antes e depois), e ainda uma reserva no caso de não conseguir voltar.

    Por isso que se deve pensar muito bem, e mesmo que alguns destinos estejam muito vazios, tudo será diferente.

    Existem riscos e todos devem estar cientes disso. Ouvimos casos de pessoas que testaram positivo durante uma viagem ao exterior e tiveram que estender a viagem até testar negativo, e com isso, ter um gasto imprevisto.

    Por outro lado, você pode sim viajar durante a pandemia, e muitos desses riscos e gastos podem ser evitados se viajar pelo Brasil.

    Saiba escolher bem o seu destino

    Esse é um momento que você deve dedicar um tempo especial, e a sugestão é que escolha um destino aqui no Brasil.

    Assim, não corre o risco de fronteiras serem fechadas e ter seu voo cancelado.

    Pegue o mapa do Brasil e pense: para onde gostaria de viajar?

    Pode ser desde férias em julho em Alagoas até um canto escondido no sul do país, vai depender do que você mais gosta.

    O grande diferencial do Nordeste nessa época é o clima, e sem falar nas praias e nas lindas paisagens, passando por uma gastronomia única.

    Obviamente que o sul do país tem lugares incríveis, como Gramado e Canela, e se você gosta de frio e de um bom vinho, é o lugar ideal.

    Essas são apenas algumas sugestões, mas vale a pena se informar antes de existe alguma medida restritiva ou não, e assim, desfrutar ao máximo suas férias. 

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.