Tanto grandes quanto pequenas empresas estão procurando alternativas de marketing na internet para trazer-lhes o melhor tráfego direcionado que possa ser mais facilmente convertido em vendas. Com todas as opções existentes para comercializar o seu produto ou serviço, às vezes é difícil saber quais os melhores métodos para obter tráfego qualificado e conduzir esse tráfego a comprar seu produto ou serviço. Uma alternativa ótima que está cada vez mais difundida são as listas OptIn.

    O que são listas de OptIn ?

    Basicamente, são listagens de clientes ( seja de emails, telefones, endereços ) que tenha optado por aderir a esta lista de forma voluntária e, em troca, participarão de algo ou receberão algum benefício. As formas de usar as listas são diversas, então vamos citar um exemplo: vamos supor que você seja um coach, que oferece serviços que contribuem para as pessoas conseguirem empregos. Você cria um formulário em seu site para as pessoas cadastrarem seus emails, oferecendo descontos exclusivos para quem se cadastrar. Ou ainda, oferecendo um vídeo exclusivo gratuito com dicas para entrevistas de emprego. As pessoas que se cadastrarem passarão a formar sua lista de OptIn e , a partir daí, você pode iniciar o envio de emails para essas mesmas pessoas, oferecendo informações sobre o mercado de trabalho, iniciando um relacionamento com elas.

    Anos atrás, os profissionais de marketing direto compravam listas de contatos de empresas .  Estas listas eram apenas nomes e endereços de pessoas, retiradas de várias fontes. Os proprietários de empresas, então, enviariam um pedaço de correio para cada pessoa da lista na esperança de que alguns quisessem o produto ou serviço oferecido. É uma prática similar ao spam, exceto que o spam é uma forma digital de fazer isso além de ser uma maneira altamente ineficiente e indesejável de enviar e-mails às pessoas sobre o seu negócio, além de correr o risco de ter sua conta de emails penalizada.

    Mas se você tivesse uma lista de pessoas que já estavam interessadas no seu produto ou serviço e todas essas pessoas disseram que estava perfeitamente certo enviar-lhes e-mails que anunciam sua empresa, não seria uma solução de marketing na internet que resolveria alguns problemas?

    Se você configurar sua própria lista de e-mail que as pessoas têm que concordar em participar, então você tem essa lista direcionada de pessoas que lhe deram permissão para contatá-los e que estão interessadas. Você pode enviar um e-mail tão raramente ou quantas vezes quiser (você não quer perseguir as pessoas, mas você não quer que elas se esqueçam de você também). E você pode anunciar o que quiser nesses e-mails, sem se preocupar em ser marcado para spam de pessoas, já que todos concordaram em receber e-mails de você quando se inscreveram para a lista de discussão.

    O grande truque é fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista. Ofereça aos seus visitantes algo para se inscrever, como um desconto em algo que você oferece, ou melhor ainda, dar-lhes boas informações, eles tipo que eles estavam procurando quando encontraram seu site .

    Dica final: mantenha o relacionamento com seus clientes

    Um email, ou telefone, ou endereço, tem um valor imenso. Quando você conquistar o contato de seu potencial cliente, cuide muito bem desse relacionamento, não seja invasivo, seja útil. Ao longo do tempo, você terá uma carteira de clientes de grande valor, que vão lembrar do seu produto ou seu serviço quando precisarem dele.

    Essas dicas foram preparadas pela Amazona Beachwear, uma loja online especializada em biquini, com diversas opções de biquini, como o biquini fio dentalbiquini asa delta e que também vende biquíni no atacado.

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.