[ad_1]

    A troca de bateria poderia ser uma solução melhor para scooter elétrico na Índia? Essa é a pergunta após uma série de incêndios relatados em patinetes elétricos em todas as marcas. Embora o motivo exato dos incêndios não seja conhecido, a maioria das empresas está culpando as más práticas de cobrança dos consumidores. E é precisamente por isso que alguns fabricantes de EVs na Índia preferem a troca de bateria em vez do carregamento doméstico.

    Em termos simples, carregar um VE funciona da mesma forma que com qualquer outro dispositivo eletrônico, como um laptop ou um telefone celular. Isso também pode ser feito em uma estação de carregamento de veículos elétricos. Mas no caso de troca de bateria, quando a bateria do veículo do usuário está totalmente descarregada ou prestes a ser descarregada, os fabricantes ou um fornecedor terceirizado apenas a trocam por uma bateria totalmente carregada em uma estação de troca de bateria.

    As empresas afirmam que os usuários normalmente gastariam o mesmo tempo esperando que suas baterias fossem substituídas, pois teriam que abastecer um veículo. No entanto, o desafio seriam os locais limitados onde esta instalação estaria disponível.

    “Com a troca de bateria, um dos principais elementos do EV, o carregamento está no controle total da empresa de troca. O cliente nunca precisa carregar a bateria. É o provedor de serviços que carrega as baterias”, disse Arun Sreyas, cofundador e CEO da RACEnergy, uma empresa de troca de baterias, por e-mail.

    A RACEnergy está atualmente pilotando seu serviço em Hyderabad e Tirupati. De acordo com Sreyas, a empresa também resfria suas baterias antes de carregar e depois de carregar.

    Um conjunto de baterias intercambiáveis ​​da RACEnergyUm conjunto de baterias intercambiáveis ​​da RACEnergy Um conjunto de baterias intercambiáveis. (Crédito da imagem: RACEnergy)

    “A segunda vantagem da troca é que sempre há um conjunto extra de baterias que permite que a troca aconteça. Esse conjunto extra de baterias nos dá tempo suficiente para carregar as baterias e, portanto, não temos pressa em carregar rapidamente. De fato, com nossas taxas de cobrança variáveis ​​proprietárias, podemos desacelerar o carregamento o máximo possível. Isso garante que utilizemos cada minuto disponível para reduzir a taxa de cobrança”, acrescentou Sreyas.

    Outro jogador de frota EV que depende da troca de bateria é o Bounce. A empresa também é fornecedora de Battery as a Service (BaaS). O CEO da empresa, Vivekananda Hallekere, twittou em resposta aos relatórios de incêndio de veículos elétricos que até agora o Bounce está atendendo mais de 3.000 trocas por dia, o que equivale a aproximadamente 180.000 km. A empresa afirma ter feito mais de um milhão de swap nos últimos dois anos para 20.000 clientes.

    Uma scooter Bounce de cor vermelha e uma estação de troca de baterias. Uma scooter Bounce de cor vermelha e uma estação de troca de baterias. Uma scooter Bounce Infinity em uma estação de troca de baterias. (Crédito da imagem: Bounce)

    Hallekere disse ao indianexpress.com que existem vários aspectos que podem afetar a saúde da bateria de uma scooter e levar a um incêndio. “Há muitas coisas que podem dar errado com os patinetes elétricos: qualidade da célula, embalagem da célula, fiação elétrica, sistema de gerenciamento de bateria e tecnologia de carregamento”, disse Hallekere.

    O cuidado da bateria não pode ser tarefa do cliente, disse Hallekere, acrescentando que há outras razões pelas quais a troca de bateria é boa. “O carregamento rápido resulta no aquecimento das células. As baterias são carregadas a 0,5C. As células não estão sendo danificadas. Um dos maiores benefícios é que não há troca rápida”, destacou.

    Sobre o que pode causar incêndios em veículos elétricos, Hallekere acrescentou que a forma como a bateria é embalada também é muito importante. “Tem que ser muito bem feito com ciência e lógica. Se o espaço entre as células não for planejado ou se elas não estiverem equilibradas pode causar problemas como incêndios”, disse.

    Também há preocupações de que o carregamento rápido possa ser um problema para os EVs, pois isso pode aquecer significativamente a bateria. De acordo com a Bounce, é aqui que o papel dos carregadores inteligentes é importante. Eles podem aumentar, diminuir ou interromper a taxa de carga com base nos dados e garantir que as baterias não superaqueçam.

    “Os veículos baseados em carregamento devem ser projetados de forma a garantir que o cliente não tenha que se preocupar. Por exemplo, o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS) deve ser capaz de se comunicar com os carregadores inteligentes para que o carregamento possa ser interrompido se as temperaturas da bateria atingirem níveis perigosos ou se a saúde da bateria estiver sendo afetada”, explicou Hallekere.

    A Bounce afirma que não depende de nenhum carregamento rápido por esse motivo exato, pois pode afetar a “saúde da bateria, fazendo com que a bateria se comporte de forma irregular e isso pode afetar negativamente o gerenciamento térmico”.

    Não há dúvida de que, à medida que os EVs ganham popularidade na Índia, as questões sobre segurança permanecerão. No que diz respeito à troca de bateria, pode ser uma boa solução para evitar incêndios de VE, mas também pode ser inconveniente para consumidores regulares, especialmente aqueles que compraram um EV para uso pessoal.

    No entanto, empresas como a Bounce estão confiantes de que essas soluções serão adotadas pelos usuários de veículos elétricos. Também não há dúvida de que a conveniência do combustível das soluções BaaS as torna mais apropriadas para outros modos de transporte público, como os e-rickshaws em Delhi, muitos dos quais já aproveitam a tecnologia de troca de baterias.

    !function(f,b,e,v,n,t,s)
    if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()n.callMethod?
    n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments);
    if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
    n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
    t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
    s.parentNode.insertBefore(t,s)(window, document,’script’,
    ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
    fbq(‘init’, ‘444470064056909’);
    fbq(‘track’, ‘PageView’);

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.