Você sabe qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos? É muito comum associar a necessidade de cálcio a pessoas idosas.

    E, de fato, não há como negar que esse é o grupo de pessoas que mais necessita desse mineral. No entanto, deve-se saber qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos.

    Afinal de contas, há pessoas que podem ter um pouco mais de dificuldade em absorver esse mineral. Em vista disso, pode ser que determinadas composições possam ser mais adequadas para a sua situação.

    Não há como negar o quanto o cálcio é benéfico para uma série de funções do nosso organismo, mas também é preciso garantir que o corpo irá absorver esse nutriente.

    Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

    Qual é a importância do cálcio para o corpo?

    O cálcio é importante para o nosso organismo como um todo. Em vista disso, não apenas os idosos como a população geral deveria se preocupar com isso.

    Afinal de contas, quando se está com a quantidade adequada desse componente, é possível evitar uma série de problemas, como a capsulite adesiva e uma série de outros problemas ortopédicos.

    O cálcio é o mineral mais abundante do nosso corpo, uma vez que ele representa de 1 a 2% do peso de um adulto.

    O mineral está presente, majoritariamente, nos dentes e ossos, sendo que pode chegar a representar até 99% da sua presença.

    Esse mineral é importante para uma série de funções neuromusculares, já que ele é responsável pelas reações de contração muscular.

    Outra maneira com que ele age é a função de mensagem no interior das células. Assim, permite com que, por meio de sua interligação com as proteínas, faça a membrana permeável, responsável pela secreção de hormônios.

    A importância do cálcio também está no processo de coagulação e na relação com o controle da pressão arterial.

    No que se refere aos idosos, é bem comum que a taxa de cálcio diminua com o passar dos anos, fazendo com que eles se tornem mais suscetíveis a alguns problemas.

    A baixa de cálcio ainda pode ter relação com uma série de outras questões, como o baixo consumo desse mineral ao longo da vida ou até o uso constante de algum medicamento.

    Qual é a quantidade de cálcio ideal por dia?

    Cada fase da nossa vida exige uma quantidade mais específica de cálcio, sendo que o mais adequado é que o consumo seja maior durante a infância, que é quando os ossos e dentes estão se desenvolvendo.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, durante a terceira idade, o mais adequado é fazer a ingestão de 1500 mg de cálcio por dia.

    Isso acontece devido a maior carência e menor absorção do nutriente. Mas, em tabela geral, a necessidade de consumo de cálcio ao longo da vida deveria ser:

    IdadeQuantidade diária de cálcio
    6 a 12 meses600 mg
    1 a 5 anos800 mg a 1.200 mg
    11 a 24 anos200 mg a 1.000 mg
    25 a 50 anos1.000 mg
    Acima de 65 anos1.500 mg

    Do nascimento aos 6 meses, 400 mg é o suficiente. No entanto, nesse caso, apenas o aleitamento materno é capaz de suprir essa necessidade.

    Em contrapartida, as mulheres gestantes ou que estão em período de amamentação, precisam ter uma quantidade diária de 1.200 mg de cálcio por dia.

    Ainda que essas sejam as quantidades diárias recomendadas, a melhor coisa que você pode fazer é procurar por um ortopedista, a fim de que ele possa indicar com mais precisão, de acordo com o seu caso.

    União do cálcio e vitamina D

    Uma das coisas que você deve saber, antes de falarmos sobre qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos, é a respeito da união do cálcio com a vitamina D.

    Ambos, quando juntos, acabam trazendo uma série de benefícios adicionais para o corpo, em especial para os ossos.

    Isso acontece porque a vitamina D estimula a absorção do cálcio em nosso organismo, após a exposição solar.

    Em outras palavras, o corpo não absorve o cálcio da forma adequada se o indivíduo estiver com baixo índice de vitamina D no corpo.

    É por essa razão que é interessante considerar um suplemento de cálcio que, além desse mineral, tenha alguma quantidade de vitamina também.

    Mas, mesmo fazendo a suplementação, o idoso precisa tomar banho de sol todos os dias, nas primeiras horas da manhã ou nas últimas horas da tarde.

    Muito além de apenas ajudar na absorção do cálcio, a vitamina D também está diretamente relacionada com o bom funcionamento do cérebro, coração e proteção contra uma série de outras doenças, tais como:

    • Esclerose múltipla;
    • Depressão;
    • Câncer;
    • Asma;
    • Diabetes etc.
    Qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos
    Qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos

    Qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos?

    Para saber qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos é necessário saber um pouco da necessidade de cada indivíduo.

    Isso acontece porque cada cálcio pode ter sua própria formulação, fazendo com que ele seja adequado para situações distintas.

    É por essa razão que é interessante procurar a indicação de um médico, para que ele informe a melhor alternativa para o seu caso.

    Caso esteja procurando por um que possa ajudar no tratamento para lesão do manguito rotador, por exemplo, apenas o ortopedista poderá dar a melhor indicação.

    Mas, falando de forma geral, os melhores cálcio para fortalecer os ossos são os seguintes:

    Sanofi – Cálcio OS-CAL CIT

    Hoje em dia, a Sanofi é uma das principais farmacêuticas de todo o mundo. Em vista disso, você pode confiar facilmente na qualidade dessa suplementação.

    Inclusive, a marca desenvolve diversas soluções para públicos distintos. O OS-CAL CIT, por exemplo, é mais adequado para os que têm dificuldade em tomar versões em cápsulas.

    Trata-se de uma versão de cálcio com vitamina D em sachês, sendo uma excelente alternativa para os organismos que possuem dificuldade em absorver o mineral.

    É só colocar o sachê na água e tomar. Porém, não há como deixar de mencionar o seu custo por dose é um dos maiores do mercado, mesmo porque possui o tipo de cálcio citrato

    Outra questão negativa é o fato de não ser tão fácil encontrar esse produto em lojas online, o que contribui para que seu valor se mantenha elevado.

    Esse produto possui 500 mg de cálcio por dose, sendo que ele acompanha 30 sachês, que duram um mês.

    Biosupri – Cálcio + Magnésio + Zinco + Vitamina D + Vitamina K

    Não há como falar sobre qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos e não citar a alternativa da Biosupri.

    Afinal de contas, é uma das melhores opções para aqueles que precisam de uma reposição equilibrada e completa de cálcio.

    O grande benefício deste suplemento é o fato de que ele ainda oferece uma combinação de vitaminas e minerais, sendo que todas elas contribuem para a saúde óssea.

    Cada cápsula entrega 400 mg de cálcio, que é o adequado para necessidades moderadas. Mas, além do mineral, você ingere vitamina D3, K2, zinco e magnésio em cada cápsula.

    Talvez o único problema é o fato de as cápsulas serem um pouco maiores, já que possui outros minerais e vitaminas em sua composição.

    Em relação ao zinco, trata-se de um antioxidante capaz de ajudar o corpo a absorver a vitamina D. Junto com a K2 e o magnésio, tornam-se vitais para a saúde.

    Toda essa combinação facilita a condução de mais cálcio para os ossos, fortalecendo ainda mais a imunidade.

    Performance Nutrition – Calcium Magnesium Zinc Chelated

    Ao falar sobre qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos, também não há como deixar de citar o quanto a opção da Performance Nutrition é uma boa escolha.

    Isso acontece devido ao fato de todas as moléculas do magnésio, zinco e carbonato de cálcio estão associadas a um aminoácido que facilita na absorção.

    São os famosos minerais quelatos, os quais são muito indicados para todos aqueles que querem garantir a máxima absorção dos minerais.

    Sendo assim, é uma das melhores alternativas para os pacientes que possuem algum problema de absorção.

    A empresa não informa com precisão qual aminoácido usa para formar o cálcio quelato. No entanto, qualquer tipo tem uma absorção que varia de 98 a 100%.

    Como possui 100 tabletes, torna-se um produto com excelente custo-benefício, já que ele irá durar por muito tempo.

    Outro destaque deste produto é o fato de ser um suplemento vegano. E, por conta da combinação com zinco e magnésio, auxilia a fixar o cálcio nos ossos.

    Tudo isso enquanto melhora o sistema imunológico e ainda ajuda no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

    Puravida – Bio Cálcio

    Você sabia que uma das formas de fazer com que uma pancada no joelho não se agrave tanto é justamente tendo uma alta quantidade de cálcio no corpo?

    Afinal de contas, quando se tem esse mineral em grande quantidade, os ossos se tornam muito mais resistentes.

    E, para deixar os ossos ainda mais fortes, o Bio Cálcio Pura Vida com certeza é uma das melhores opções do mercado.

    Afinal de contas, ele é feito com um tipo de mineral que são poucos produtos que oferecem, o lithothamnium calcareum.

    Trata-se de um tipo de mineral que é extraída de algas calcárias, as quais são muito ricas em cálcio orgânico.

    Além disso, como também é associado às vitaminas D3 e K2, acaba melhorando ainda mais a absorção do mineral, auxiliando na condução mais eficiente de cálcio para os ossos.

    Outro diferencial é o fato dessas algas terem uma quantidade de magnésio e ainda ser um suplemento natural, feito com cápsulas de gelatina, que contém óleo de coco.

    É verdade que, se for comparar com outras opções do mercado, o seu custo por dose não é dos mais vantajosos.

    No entanto, como se tem uma suplementação de qualidade e completa, com certeza é uma opção que vale muito a pena.

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.