“Kombucha como fazer”? Essa é uma das dúvidas que muitas pessoas costumam se fazer e, nesse artigo, iremos falar tudo a respeito desse assunto.
Mas, além de saber sobre kombucha como fazer, é necessário que você entenda alguns detalhes a respeito dessa bebida.
Afinal de contas, devido ao fato de ser algo saudável, a grande maioria das pessoas logo toma de maneira indevida.
No entanto, como já diz o ditado, tudo que é em excesso faz mal e, com kombucha, não é tão diferente.
Outra coisa que é necessário falar sobre kombucha como fazer, é a respeito dos diferentes tipos de ingredientes existentes.
Por mais que haja a versão clássica, ao fazer em sua casa, é possível incrementar alguns ingredientes mais específicos.
E, a depender do que coloca, a sua bebida pode não só ter um gosto diferente, como também um propósito distinto.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo sobre kombucha como fazer. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.
Sumário
O que é kombucha?
Antes de falarmos sobre kombucha receita, você precisa entender um pouco melhor sobre do que estamos falando.
Em suma, a kombucha nada mais é que uma bebida fermentada, a qual é produzida a partir do chá preto, açúcar e uma cultura viva e ativa de bactérias.
Além de bactérias, também se deve usar leveduras. Juntas, são conhecidas como “SCOBY” (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast).
No geral, esses ingredientes são combinados e deixados para fermentar por uma semana ou mais, a depender do resultado que se quer obter.
A partir disso, eles formam um líquido ácido e gaseificado que é rico em probióticos e outros compostos benéficos para a saúde.
A kombucha é conhecida por ter uma série de benefícios potenciais para a saúde, incluindo melhor digestão, melhora do sistema imunológico e diminuição do estresse e da ansiedade.
Inclusive, na grande maioria das vezes, é servido frio e pode ser encontrado em muitos restaurantes e lojas de alimentos naturais.
Todas essas características fazem com que as pessoas se perguntem sobre kombucha como fazer, já que ela confere alguns benefícios bem interessantes.
Qual é a história da kombucha?
Muitas pessoas se perguntam sobre como fazer kombucha, mas nem sequer sabem que se trata de uma história milenar.
Dizemos isso porque a kombucha é uma bebida que tem sido consumida há séculos em muitas partes do mundo, mas é mais comumente associada ao leste da Ásia.
Acredita-se que ela tenha surgido na China há mais de 2 mil anos e tenha sido levada para outros países da região através de comércio e trocas culturais.
A bebida é mencionada pela primeira vez em escritos chineses do século III a.C. e é descrita como uma bebida milagrosa que poderia curar uma variedade de doenças.
A kombucha também foi consumida na Rússia e em outros países da Europa Oriental por séculos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a bebida se tornou popular na Alemanha como uma forma de manter a saúde em meio à escassez de alimentos e medicamentos.
Já na década de 1990, a kombucha começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos e em outros países ocidentais como uma bebida saudável e natural.
Hoje, é vendida em muitas lojas de alimentos naturais e é frequentemente feita em casa por aqueles interessados em seus supostos benefícios para a saúde.
Kombucha como fazer?
Como já mencionado, a kombucha tem como base o açúcar, chá preto, água filtrada e uma cultura de kombucha conhecida como SCOBY.
Então, aos que se perguntam sobre kombucha como fazer do zero, é necessário primeiro ter em mãos todos esses ingredientes.
Em seguida, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Comece preparando uma solução de chá, fervendo água e adicionando o chá preto;
- Em seguida, deixe o chá se infundir por cerca de 10 minutos;
- Retire os saquinhos de chá e adicione o açúcar, misturando até que ele se dissolva completamente;
- Deixe a solução de chá esfriar até a temperatura ambiente;
- Coloque o SCOBY e o kombucha já fermentado em um recipiente de vidro limpo e seco;
- Adicione a solução de chá fria e misture bem;
- Feito isso, cubra o recipiente com um pano de algodão ou uma gaze e prenda com uma elástico. Isso permitirá que o ar entre, mas impedirá a entrada de insetos e poeira;
- Deixe o kombucha fermentar em um local escuro e fresco por 7-10 dias, dependendo do gosto desejado;
- Depois de atingir o gosto desejado, retire o SCOBY e reserve.
- Kombucha pronto!
Viu só como é fácil? Assim que terminar todos esses passos, a nossa dica é transferir o kombucha para garrafas de vidro com tampas herméticas e armazenar na geladeira.
Você pode consumir a kombucha de imediato ou deixá-la fermentar por mais alguns dias na geladeira para obter um gosto ainda mais ácido.
Quanto mais tempo deixar fermentar, mais ácido o kombucha ficará.
A nossa dica quanto a kombucha como fazer é a necessidade em manter o equipamento limpo e usar ingredientes frescos para evitar a contaminação.
Também é recomendado lavar bem as mãos antes de manipular o SCOBY ou o kombucha.
Com quais ingredientes posso fazer a kombucha?
Quer preparar várias receitas de kombucha? Então é interessante que você saiba sobre os demais ingredientes que pode adicionar à kombucha para dar sabor e cor.
Dentre todos eles, citamos os seguintes:
Chá de ervas
Além de chá preto, você também pode usar chás de ervas, como chá de hortelã ou camomila, para dar um toque de sabor extra à sua kombucha.
Frutas
Um clássico que as pessoas costumam fazer é colocar frutas para dar uma incrementada no sabor e também na coloração da bebida.
Sendo assim, você pode adicionar frutas frescas ou congeladas à sua kombucha durante o processo de fermentação ou depois que ela estiver pronta.
Algumas opções populares incluem morango, abacaxi, manga e pêssego.
Ervas
As ervas também são uma ótima maneira de adicionar sabor à sua kombucha, além de deixar o cheiro mais agradável.
A nossa dica é você experimentar misturar algumas ervas frescas, como hortelã, alecrim ou manjericão, em sua bebida.
Especiarias
Especiarias também são uma ótima maneira de adicionar sabor à sua kombucha, além de fazer com que ela fique um pouco mais complexa de sabor.
Algumas das nossas dicas é você tentar experimentar misturar algumas especiarias, como canela, gengibre ou cravo.
Para aqueles que querem saber como fazer kombucha para emagrecer, a dica é adicionar algumas especiarias que aumentam o seu metabolismo.
Chás de frutas
Outra opção é usar chás de frutas, como chá de morango ou chá de laranja, em vez de chá preto para dar sabor à sua bebida.
Mel
Em vez de açúcar, você também pode usar mel para adicionar doçura em sua bebida.
O mel também pode adicionar um sabor único à bebida, ainda mais a depender do tipo que utilizar.
Quais são os benefícios da kombucha?
A kombucha é uma bebida que é rica em probióticos, que são bactérias benéficas que vivem no trato intestinal e podem ajudar a manter o equilíbrio da flora bacteriana.
Inclusive, alguns estudos sugerem que os probióticos podem ter um efeito positivo na digestão, no sistema imunológico e até mesmo na saúde mental.
A kombucha também é uma fonte de antioxidantes, que são compostos que podem ajudar a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres.
Há estudos que sugerem que a kombucha pode ter propriedades anti-inflamatórias e pode ser útil no gerenciamento de condições inflamatórias como artrite e asma.
Além disso, a kombucha pode conter uma variedade de outros compostos benéficos, tais como:
- Ácido glucônico, um tipo de ácido que pode ajudar a promover a saúde do fígado;
- Vitamina B, que é importante para a saúde do sistema nervoso.
No entanto, é importante lembrar que a maioria dos estudos sobre os benefícios da kombucha foram realizados em animais e que mais pesquisas são necessárias para entender plenamente os efeitos da bebida em seres humanos.
Além disso, a kombucha pode conter pequenas quantidades de álcool, por isso deve ser consumida com moderação.
Existe dose moderada para tomar kombucha?
A kombucha é uma bebida que pode ser consumida em moderação como parte de uma dieta saudável.
Entretanto, é importante lembrar que a kombucha pode conter pequenas quantidades de álcool. Sendo assim, é importante consumi-la com moderação.
Mas, no que se refere à quantidade recomendada de kombucha, saiba que varia de acordo com o indivíduo, sendo que também pode variar de fatores como idade, peso e nível de atividade.
Como regra geral, a maioria das fontes sugere beber até 4 xícaras (960 ml) de kombucha por dia.
Porém, é sempre importante consultar um médico ou outro profissional de saúde antes de adicionar qualquer nova bebida à sua dieta, especialmente se você tiver algum problema de saúde ou estiver grávida.
Kombuca oferece algum risco à saúde?
Outra coisa que você precisa saber é a respeito da kombucha perigos. Ainda que seja algo saudável, também pode oferecer alguns riscos.
Como já mencionado, a kombucha contém pequenas quantidades de álcool e, portanto, é necessário consumir com moderação.
A bebida também pode conter quantidades variáveis de ácido acético e outros ácidos, que podem ser irritantes para algumas pessoas.
Além disso, salientamos que a kombucha é feita a partir de uma cultura viva de bactérias e leveduras.
Isso quer dizer que há um pequeno risco de contaminação se a bebida não for preparada e armazenada corretamente.
É por essa razão que deve seguir corretamente todas as instruções a respeito de kombucha como fazer.
Use apenas ingredientes frescos para minimizar o risco de contaminação.
Por último, algumas pessoas podem ser alérgicas ou intolerantes a alguns dos componentes da kombucha, como o chá ou o açúcar.
Se você tiver alguma alergia ou intolerância conhecida, é importante verificar os ingredientes da kombucha antes de consumi-la.
Mas, falando de forma geral, a bebida é considerada segura quando consumida em moderação como parte de uma dieta saudável.
Conclusão
Podemos concluir que a kombucha é uma bebida extremamente saudável, capaz de nos ajudar em uma série de questões de saúde.
Contudo, isso não quer dizer que se deve tomar a bebida de qualquer maneira, já que ela também pode apresentar alguns riscos.
Por isso, a nossa dica é que, antes de aprender o preparo, procurar por um profissional e pedir a devida orientação.