O ventilador industrial é um equipamento indispensável no dia a dia de diversas empresas, especialmente fábricas, armazéns, galpões e laboratórios.

    Mas, afinal, para que ele serve?

    Em conjunto com outros equipamentos, como os exaustores, é responsável pela remoção de calor, poeiras e outras partículas tóxicas que possam comprometer a saúde dos colaboradores e a produção. 

    Então, investir em um ventilador industrial pode ser uma excelente alternativa para ambientes que precisam realizar a renovação constante do ar. 

    A seguir, você vai conferir todos os detalhes sobre esse equipamento, entendendo seu funcionamento, os benefícios que ele pode oferecer às empresas e os modelos disponíveis no mercado.

    O que é Ventilador Industrial? 

    O ventilador industrial é um equipamento formado por um motor e hélices que giram em torno do próprio eixo, criando um fluxo contínuo de ar em uma determinada direção.

    Assim, esse fluxo movimenta partículas, calor e outras substâncias para o lado oposto de onde estiver instalado, dispersando-os no ambiente. 

    Diferente de ventiladores comuns, utilizados em residências, os industriais têm muito mais força e potência, além de serem fabricados com materiais mais resistentes para suportar o ambiente agressivo onde atuam. 

    Para que Serve o Ventilador Industrial?

    O ventilador industrial pode ser utilizado para diversas funções dentro do ambiente. 

    Veja algumas a seguir:

    1. Conforto Térmico

    O conforto térmico está entre as principais funções do ventilador industrial.

    Afinal, o equipamento é capaz de dissipar o calor, deixando o ambiente mais agradável. 

    2. Segurança do Ambiente

    O ventilador industrial também auxilia a manter o ambiente mais seguro, uma vez que movimenta gases, partículas de poeira e outras substâncias nocivas geradas em alguns processos produtivos.

    Assim, evita que os colaboradores desenvolvam doenças respiratórias, alergias ou se contaminem durante o período de trabalho. 

    3. Durabilidade das Máquinas

    Em muitos processos produtivos, há uma geração excessiva de calor e partículas que se acumulam nas máquinas, podendo comprometer seu funcionamento. 

    Assim, o uso de equipamentos de ventilação ajudam a movimentá-los para longe, evitando paradas inesperadas para manutenções corretivas. 

    4. Produtividade em Alta

    Uma vez que as máquinas funcionem adequadamente e a equipe esteja confortável durante o expediente, é mais provável que a produtividade se mantenha em alta.

    Sendo assim, o ventilador industrial também contribui para o cumprimento dos prazos de produção, para a qualidade dos produtos finais e, consequentemente, para a lucratividade do negócio.

    5. Conformidade com as Normas

    Por fim, o setor industrial é regido por normas regulamentadoras (NRs) que devem ser respeitadas, evitando multas, sanções ou interdições.

    Assim, algumas NRs abordam especificamente os padrões de ventilação nos ambientes, tornando o ventilador um equipamento obrigatório para gestores que querem se manter alinhados às boas práticas do setor. 

    Quais os Tipos de Ventilador Industrial? 

    Existe uma grande variedade de ventiladores industriais disponíveis, cada um mais ou menos indicado para as especificidades do ambiente e do processo produtivo.

    Veja, a seguir, os principais tipos de ventilador industrial:

    • Ventilador Axial de Parede: como o nome já evidencia, esse tipo de ventilador deve ser instalado na parede, melhorando a circulação do ar, facilitando o acesso para manutenção e possibilitando a localização do fluxo de ar.
    • Ventilador Axial de Telhado: o ventilador de telhado é instalado no telhado do ambiente, puxando o ar externo para dentro do ambiente interno.
    • Ventilador Transportável (Man Cooler): utilizado em operações de ventilação localizada, tem o diferencial da articulação, que permite direcionar o fluxo de ar. Além disso, ele é transportável, o que facilita o seu deslocamento e instalação em diferentes áreas.
    • Ventilador Axial à Prova de Explosão: este modelo é fabricado para áreas classificadas, com presença de poeiras combustíveis, gases, vapores ou fibras inflamáveis. Assim, o motor à prova de explosão segue com o certificado CEPEL/INMETRO e é selecionado de acordo com as zonas e grupo de risco.

    Como Escolher o Melhor Ventilador Industrial?

    A escolha do melhor ventilador industrial vai depender de diversos fatores, como as características do ambiente onde será instalado e as particularidades do processo produtivo.

    Sendo assim, o ideal é contar com uma empresa especializada, que ofereça o modelo mais adequado ou capaz de oferecer um projeto personalizado para o seu ambiente.

    Esse é o caso da Brasfaiber, que desenvolve equipamentos de controle de poluição atmosférica e exaustores industriais de alta qualidade há mais de 35 anos.

    Então, se você está pronto para investir em ventilador industrial na sua empresa, entre em contato e solicite um projeto hoje mesmo!

    Share.

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.