Com o poder de exposição que as mídias sociais vem alcançando, os influenciadores digitais têm a capacidade de alcançar um grande público e impactar as decisões de compra. Através dos seus perfis, eles podem transformar opiniões sobre o comportamento do consumidor e produzir experiências inesquecíveis.

    Em um estudo realizado pela Spark junto ao Instituto QualiBest, sobre o poder de influência dessa nova profissão digital, foi demonstrado que 76% dos consumidores  entrevistados já compraram um produto ou serviço depois de serem recomendados. Números impressionantes, não é mesmo?

    Para você que ainda quer entender mais sobre a importância de um influenciador digital e como é possível usá-lo para vender mais para sua empresa, este artigo é ideal para tirar as suas dúvidas e enxergar um mercado que está em ampla expansão.

    O que são influenciadores digitais?

    Os influenciadores digitais são pessoas que usam a internet para promover produtos ou serviços para as marcas. Eles podem fazer isso de várias maneiras, incluindo em publicações de blogs e postagem em redes sociais, criando vídeos ou mesmo realizando lives.

    Na sua maioria, eles possuem um grande número de seguidores online e são considerados especialistas em um determinado assuntos como comédia, moda, alimentação, entre outras. As marcas buscam parcerias com esses profissionais para aumentar sua exposição e alcançar um novo público.

    Dentro desta categoria, podemos classificá-los de acordo com o tamanho do seu público, o tipo de conteúdo que eles produzem e a plataforma que é usada para se comunicar. Dentre eles podemos citar:

    • Os micro-influenciadores – São aqueles que possuem um número menor de seguidores, geralmente entre 1.000 e 100.000. Eles são especialistas em um determinado nicho no marketing digital e produzem conteúdos mais detalhados e específicos.
    • Os macro-influenciadores – Esses já possuem um grande número de seguidores, geralmente acima de 100.000. Eles tendem a ser generalistas e produzem conteúdos mais leves e divertidos.
    • As Celebridades Digitais –  Os mais famosos e badalados da internet. Eles podem ter começado como influenciadores, mas agora possuem uma marca própria que vai além de uma simples parceria comercial.

    Claro que cada uma dessas classificações possuem suas vantagens e desvantagens para os negócios, mas tudo dependerá de como a empresa está visualizando o impacto da marca que será criado sobre os usuários que o acompanham estes influenciadores. 

    Por isso, é importante fazer uma pesquisa de conhecimento sobre estes profissionais, antes mesmo  de começar qualquer tipo de campanha. 

    Por que os consumidores compram com base nas recomendações deles?

    Nós todos temos o hábito instintivo de confiar nas recomendações de outras pessoas que circulam o nosso dia a dia, especialmente por aquelas onde há o apreço e admiração. Essas sugestões são uma forma de marketing boca a boca eficaz que pode ajudar a vender mais produtos ou serviços. 

    Mas na internet, para ser este profissional, qualquer pessoa está apta a fazer isso? Nem todas, é o que afirma Pedro Amorim, consultor de negócios pela Estação Indoor Agência de Marketing Digital. 

    Para o profissional, em um contexto histórico, sempre houve personagens conhecidos como “Celebridades”, ou seja as pessoas que eram famosas apenas por serem, sem nenhuma habilidade ou conhecimento especial. Hoje, com a sociedade midiatizada, o contexto é diferente, pois dá a oportunidade a indivíduos com habilidades ou características que se conectam com o público final.

    É através dessa conexão com o consumidor, que acontece o que as marcas mais querem: Experiências Relevantes – Alguém com quem você se identifica, que talvez tenha os mesmos gostos, consumos ou paixões, que está tendo um momento incrível e através dele, tem a oportunidade de te indicar a fazer a mesma coisa, dizendo que você irá adorar.

    Sabe o porquê isso acontece? Pense conosco, se a sua conta segue aquele perfil, é porque alguma afinidade foi vista. Certo? E é assim que nasce uma relação de compra através de uma recomendação. “Essa parceria entre o usuário e o influenciador digital é o que traz o impacto significativo nas decisões de compra dos consumidores”, completa o especialista em negócios.

    Como os influenciadores digitais podem ajudar a vender mais?
    Como os influenciadores digitais podem ajudar a vender mais?

    Dicas para escolher o melhores

    Agora que já sabemos que os influenciadores digitais são uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua empresa e que eles podem ajudar a promover seus produtos e serviços para um público mais amplo, além de fornecer um feedback valioso, é precisa saber escolher o profissional da maneira correta, para não gerar grande desperdício de tempo e dinheiro.

    Separamos  algumas dicas para escolher os melhores influenciadores para a sua empresa:

    Escolha influenciadores que tenham um bom seguimento

    Um dos principais critérios a serem considerados é escolher um influenciador pelo tamanho do seu segmento.Se você escolher por alguém que tenha um grande número de seguidores, isso significa (na maioria dos casos) que ele terá um maior poder de impacto. 

    No entanto, também é preciso considerar o engajamento do perfil que será utilizado. Influenciadores digitais que tem um grande número de seguidores, porém com baixo engajamento, não será tão eficaz quanto um com um segmento menor, mas com altos níveis de engajamento.

    Lembre-se que em um nicho no marketing digital a premissa é a mesma de qualquer outro lugar: Quantidade não é qualidade!

    Escolha influenciadores que sejam relevantes para o seu público-alvo

    Outro critério importante a considerar é a relevância do profissional para o seu público-alvo. Você precisa escolher influenciadores digitais cuja audiência seja composta por pessoas que são potenciais clientes para a sua empresa.

    Por exemplo, se você vende produtos para mulheres, faz-se necessário a escolha por uma influenciadora, o qual seu público seja composto por mulheres. Isso garantirá que as pessoas que estão vendo as postagens são aquelas que mais têm interesse no seu produto ou serviço.

    Escolha influenciadores com uma boa reputação

    Além de considerar o tamanho do segmento e a relevância para o seu público-alvo, é preciso saber a reputação daquele perfil. É muito necessário que sua escolha seja por aquele que tenha uma boa reputação online e que as pessoas gostem e confiem.

    Uma maneira de verificar a reputação deste influenciador é olhar para os comentários em suas postagens. Se os seguidores estão deixando comentários positivos, eles provavelmente gostam do conteúdo que está sendo publicado.

    Escolha influenciadores que postam conteúdo de alta qualidade

    Outro critério importante é a qualidade do que está sendo produzido. É preciso escolher aquele cujo as suas publicações sejam bem escritas, prezando pela informação e conteúdo com alta qualidade.

    Escolha os influenciadores digitais que possuem um conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo. Isso garantirá que os seguidores que estão vendo aquelas postagens, terão um maior engajamento com um anúncio da sua marca. 

    Escolha influenciadores digitais que ofereçam um bom serviço

    Além de considerar todos os critérios acima, é necessário considerar a qualidade do serviço que está sendo oferecido. Você precisa escolher um indivíduo que seja responsável, profissional e disponível para responder às suas perguntas. 

    No marketing de influência, não procure apenas um profissional pelo bom preço do serviço, faça questão de conhecer o seu trabalho por inteiro para que seja possível colher bons resultados no futuro.

    Prontos para começar?

    Quando se trata de vender produtos ou serviços online, é importante considerar a utilização de influenciadores digitais. Isso porque essas figuras têm um grande alcance e podem ajudar a divulgar o seu negócio para um público maior e em constante renovação.

    Agora que você já sabe como trabalhar com este profissional, comece a repensar todas as suas estratégias de marketing para divulgação para sua empresa e se você optar por utilizar este meio de divulgação, a dica é começar com perfis pequenos e mudando de tamanho com o tempo, para que possa ter parâmetros das métricas..

    Esperamos que você tenha bons resultados. Bons negócios!

    Share.

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.