Podemos encontrar diversos tipos de sapatos masculinos em qualquer loja, e cada um dos modelos consegue atender aos diversos estilos e ocasiões, com muita personalidade e bom gosto. Para escolher a melhor opção, é essencial que os modelos sejam conhecidos.

    Cada sapato possui características únicas e que, se combinados com os elementos de moda corretos, isto é, acessórios e peças-chave do guarda-roupa masculino, podem dar um up no visual.

    Saiba um pouco mais dos modelos que podem ser usados e acerte no visual ao considerar cada um deles para complementar o look!

    Entenda mais sobre cada característica de um sapato masculino

    Os sapatos possuem uma construção onde cada elemento tem sua função. Além disso, esses detalhes são determinantes para que o conforto seja preservado, assim como o estilo do calçado e onde ele poderá ser usado.

    Esses detalhes por vezes passam despercebidos, inclusive para os homens que não se atentam ao mundo da moda. Porém, ao analisar cada um deles, é possível perceber como a arquitetura do calçado faz toda a diferença no resultado final:

    • Solado: É o conjunto de elementos que formam a parte interna do sapato, que é a palmilha, sola, entressola e alma. Esta é uma parte que precisa ser resistente, pois receberá o impacto do caminhar, o que determina a vida útil do sapato;
    • Couraça: Tem a finalidade de trazer conforto aos pés e principalmente aos dedos. Além disso, esse detalhe, além de trazer o formato, também está associado ao cabedal, que veremos mais adiante;
    • Palmilha: O item é interno e tem a finalidade de proteger os pés, sendo também uma camada que separa o pé do contato direto com o solado. Se divide em dois modelos: a de acabamento, que reveste o sapato e a de montagem, que fica acima da sola e possui o tamanho do pé;
    • Sola: A sola é a superfície que separa os pés do chão e ela pode aparecer em materiais como o couro e a borracha, que transmitem um toque resistente e flexível, respectivamente, ao caminhar;
    • Cabedal: O item se caracteriza pela parte de cima dos calçados, onde se posiciona a lingueta e os cadarços de acordo com os tipos de sapatos masculinos. Este é um elemento importante na construção, já que dá destaque ao acessório;
    • Salto: Presente principalmente nos calçados femininos, o salto é o responsável por trazer sustentação no caminhar. O item também consegue dar alguns centímetros a mais de altura a quem usa.

    A construção de um calçado influenciará na percepção de estilo que cada um dos tipos apresenta. Todos os elementos presentes em sua arquitetura são de relevância para a escolha do modelo que atenderá uma necessidade de composição, com o rigor ou modernidade necessária para completar a produção.

    Quais são os principais tipos de sapatos masculinos?

    Mais do que conhecer as estruturas que compõem um calçado, saber quais são os tipos de sapatos masculinos é uma forma de entender como cada um deles pode combinar com as roupas e elementos a serem usados em uma composição.

    Ao conhecer os tipos de sapato masculino, a escolha dos modelos para o look do dia a dia e para eventos, sejam eles formais ou informais, será facilitada, especialmente se o estilo pessoal for considerado, trazendo mais personalidade à composição. Confira os principais:

    Sapato Mocassim

    O mocassim é charmoso e combina bastante com a estética moderna. O calçado se caracteriza pelo seu toque artesanal, com costuras aparentes, o que deixa o visual ainda mais despojado e criativo.

    Com o uso do mocassim, facilmente peças clássicas do guarda-roupa dos homens podem ser combinadas. Entre as principais combinações, destaque para a calça chino com camisa manga longa, que são práticas para o uso no dia a dia, e as bermudas, que com uma camisa de manga curta podem compor o visual nos dias de sol com modernidade e elegância.

    Sapato Drive

    O sapato social drive é mais um modelo entre os tipos de sapato masculino muito utilizados. Ele é um tipo de mocassim que possui uma maior flexibilidade, pois em seu solado há pequenos gominhos são responsáveis por trazer um caminhar mais confortável.

    A origem do seu nome está no fato de que o sapato proporciona conforto ao dirigir, pela característica presente em seu solado.

    Além disso, vale destacar que o modelo é informal e super democrático, combinando com bermudas de sarja, calças jeans e camisetas.

    Aparecem em tecidos como o camurça, nobuck e couro, e podem ter detalhes em metais em sua parte superior. Separamos modelos de mocassim drive estilosos para você montar looks que expressam mais sua personalidade com muito conforto!

    Sapato Oxford

    O Oxford é um dos tipos de sapatos masculinos mais utilizados por homens com um conceito tradicional de vestir alinhado a um toque de modernidade.

    O sapato se caracteriza por ter cadarços e bico fino. Geralmente, possui cores mais neutras, por participar de um estilo mais tradicional, como preto, marrom, caramelo e café.

    O modelo é muito utilizado em eventos formais e é geralmente combinado com peças em alfaiataria, que carregam o toque formal aos looks.

    O uso também pode ser feito com peças mais descomplicadas como o jeans, o que propõe uma mistura de estéticas equilibradas.

    Sapato Derby

    O sapato derby é geralmente confundido com o oxford, mas eles possuem suas diferenças. No derby, a aba conhecida como laço aberto possui maior flexibilidade para afrouxar o cadarço caso seja necessário.

    Já no oxford, a aba é conhecida como laço fechado e por isso possui menor flexibilidade, o que não permite um cadarço ainda mais frouxo, se necessário.

    Vale destacar que esse modelo possui um toque mais moderno e menos formal. Por conta disso, seu uso pode ser feito junto de roupas no estilo esporte fino, o que traz um toque mais alinhado às combinações básicas e um visual moderno para looks com peças do estilo tradicional.

    Sapato Loafer

    O Loafer se caracteriza por não ter cadarço e ter um pequeno salto, o que pode remeter ao mocassim com um estilo mais formal e não tão casual. Além disso, o modelo é todo feito em couro e pode aparecer em diferentes cores.

    Seu uso está associado a roupas com tecidos mais sofisticados, como o linho, lã e algodão, e cores neutras. Moderno, o calçado traz um toque a mais de sofisticação e personalidade para diferentes ocasiões, tanto de dia como de noite.

    Sapato Brogue

    Diferente do que a maioria das pessoas pensa, este não se trata de um tipo de sapato, mas sim de um acabamento dado a calçados, ou seja, os furinhos, que geralmente aparecem em modelos de Oxford, Derby e botas.

    Esse tipo de acabamento torna o acessório ainda mais estiloso e combina com diversos looks masculinos, desde os mais casuais, com uso do jeans e camiseta, ou até mesmo uma composição mais formal, com a alfaiataria como destaque.

    Sapato Monk Strap

    O Monk, também conhecido como monge, era utilizado pelos religiosos na Europa do século XV. Aqui no Brasil o modelo ainda é pouco usado, mas com grandes chances de cair no gosto masculino, especialmente se usado com alfaiataria.

    O sapato se caracteriza por uma faixa e fivela na parte frontal, é muito sofisticado e seu uso está associado aos looks mais sociais, como ternos e costumes, que trazem ao visual um toque ainda mais alinhado.

    Sapato Slip On

    O Slip On é um tipo de sapato masculino muito parecido com o tênis, a diferença é que ele não possui cadarços e é geralmente utilizado com peças mais despojadas, entre elas bermudas de sarja e calça jeans, camisetas e camisas de manga curta.

    Os modelos são diversos, assim como as cores, o que facilita a composição do look com maior facilidade. Vale ressaltar que, para trazer um toque mais alinhado, basta adicionar uma terceira peça como o blazer para que o visual fique menos despojado.

    Sapato Mule

    O Mule conquistou o universo dos homens e se caracteriza pela ausência da parte traseira do sapato, dessa forma, ele precisa apenas ser calçado como um chinelo para poder ser usado. Possui um visual moderno e super descolado, o que combina com um visual mais descomplicado.

    O item é muito utilizado no dia a dia, em especial nos dias de sol. Entre as peças ideais para combinar estão as bermudas, camisetas e camisas de manga curta, ideais para o verão.

    Bota

    As botas tendem a deixar os looks repletos de personalidade, especialmente por conta de seu design mais arrojado e robusto, que traz muita atitude aos looks, especialmente se bem combinados com peças que tenham destaque.

    Entre as principais combinações estão as calças jeans de modelagem reta ou slim, camiseta branca e o uso da terceira peça, como jaqueta jeans oversized, jaqueta de couro ou bomber, ideais para essa estética de moda mais casual e despojada.

    Os tipos de sapatos masculinos podem compor diferentes looks e estéticas de moda masculina ao mesmo tempo que mantêm o estilo pessoal.

    A escolha do sapato torna o visual do homem ainda mais elegante, com a mistura de elementos que combinam com a proposta que desejam demonstrar através das roupas.

    Portanto, ao considerar esse acessório tão importante no look masculino, é essencial se atentar ao evento em que ele será utilizado, o estilo próprio e principalmente o conforto. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.