Você já ouviu falar sobre promoção e prevenção de saúde? Esse é um conceito que vem se tornando cada vez mais presente em nosso dia a dia.

    No entanto, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe qual é a diferença entre promoção e prevenção de saúde.

    Por mais que sejam conceitos bem semelhantes um com o outro, trata-se de duas coisas bem distintas umas das outras.

    Ambas têm direta ligação com a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, entender esses conceitos acaba sendo importante.

    À medida que vamos ficando mais velhos, acaba sendo comum com que o nosso corpo apresente alguns sintomas comuns.

    Entretanto, uma das maneiras de evitar com que esses sinais sejam tão notórios é justamente por meio da promoção e prevenção de saúde.

    Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito desse assunto, é só continuar nos próximos parágrafos que iremos falar sobre os principais detalhes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

    O que é promoção de saúde?

    Em suma, a promoção de saúde é um conjunto de estratégias e ações voltadas para o aumento do bem-estar físico, mental e social de indivíduos e comunidades.

    Ela visa prevenir doenças e promover a saúde através de intervenções que abordam os determinantes sociais da saúde, tais como:

    • Condições de vida e trabalho;
    • Acesso a serviços de saúde e educação;
    • Nutrição adequada;
    • Atividade física;
    • Controle do estresse;
    • Uso responsável de álcool e outras drogas.

    A promoção de saúde busca capacitar as pessoas para que possam tomar decisões informadas e adotar hábitos saudáveis.

    Dessa forma, através da promoção de saúde, acaba sendo possível tomar medidas para evitar doenças como câncer de pele na virilha, por exemplo.

    Além do mais, a promoção de saúde também é capaz de estimular a criação de ambientes favoráveis à saúde, como espaços públicos seguros e saudáveis, políticas públicas saudáveis e ambientes de trabalho saudáveis.

    As estratégias de promoção de saúde incluem ações de educação em saúde, comunicação de risco, atividades de prevenção e controle de doenças, atividades de promoção da alimentação saudável e atividade física, campanhas de vacinação, monitoramento e avaliação da saúde e desenvolvimento de políticas públicas saudáveis.

    O que é prevenção de saúde?

    A prevenção de saúde é um conjunto de medidas e estratégias que visam evitar ou reduzir o risco de doenças, lesões ou outros problemas de saúde.

    Dessa forma, acaba sendo uma maneira de prevenir problemas e demais lesões, tais como dedo em gatilho ou coisas semelhantes.

    Ela se concentra na identificação precoce de fatores de risco, no controle e tratamento adequado de condições médicas.

    Fora isso, a prevenção de saúde atua no incentivo a hábitos de vida saudáveis e no fornecimento de informações e recursos para ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

    As medidas de prevenção de saúde podem ser primárias, secundárias ou terciárias.

    A prevenção primária tem como objetivo evitar o aparecimento de doenças ou lesões, através de medidas como a vacinação, orientação sobre hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, e medidas de controle ambiental, como saneamento básico.

    No caso da prevenção secundária, ela consiste em identificar a doença em estágios iniciais, quando é mais facilmente tratável, por meio de exames regulares e rastreamento de doenças.

    Já no que se refere à prevenção terciária, trata-se do tratamento e acompanhamento de doenças crônicas, de modo a evitar complicações e limitações no dia a dia.

    Algumas das medidas de prevenção de saúde incluem:

    • Realização de exames preventivos e check-ups regulares;
    • Vacinação;
    • Alimentação balanceada;
    • Prática regular de atividade física;
    • Redução de fatores de risco como tabagismo e consumo de álcool em excesso;
    • Utilização adequada de medicamentos;
    • Controle do estresse e busca de tratamento médico em caso de sintomas ou problemas de saúde.
    Promoção e prevenção de saúde
    Promoção e prevenção de saúde

    Qual a diferença entre promoção e prevenção de saúde? 

    Embora possam parecer semelhantes, a promoção e prevenção de saúde são conceitos distintos, com objetivos diferentes.

    Entretanto, os programas de promoção e prevenção de saúde possuem os exatos mesmos objetivos, que é o de manter as pessoas sempre saudáveis.

    Dessa forma, os programas de prevenção de saúde acabam tendo o intuito de capacitar e envolver as pessoas e comunidades a terem um comportamento mais saudável.

    Assim, eles devem incentivar a mudança de alguns hábitos, de modo a diminuir o risco de desenvolver doenças.

    Agora, em relação à promoção de saúde, de acordo com a definição oferecida pela própria Organização Mundial da Saúde, é:

    “Permite que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde. Ela cobre uma ampla gama de intervenções sociais e ambientais que são projetadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa, abordando e prevenindo as causas profundas da doença, não apenas focando no tratamento e na cura.”

    Um exemplo bem claro de promoção de saúde são as ações que incentivam com que os indivíduos parem de usar drogas e voltem a ter autonomia na sua vida.

    Sendo assim, podemos afirmar que a diferença entre promoção e prevenção de saúde é que, na prevenção, tem-se esforços mais específicos para reduzir o desenvolvimento de doenças.

    Já na promoção, há esforços para que ocorram mudanças de hábitos para poderem diminuir o risco de doenças.

    Agora, em relação às atividades mais típicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar, mencionamos os seguintes:

    • Educação;
    • Comunicação;
    • Política;
    • Sistemas;
    • Meio ambiente.

    Promoção e prevenção de saúde na prática

    Há uma série de maneiras distintas de fazer promoção e prevenção de saúde na prática, sendo uma delas é fazer com que a população possa ter , de modo a terem em mãos todas as suas necessidades.

    Fora isso, devemos mencionar que a promoção e prevenção de saúde são parte da Política Nacional do SUS, sendo que são feitas por meio das ações do Ministério da Saúde.

    Isso quer dizer que a promoção da saúde faz parte do Pacto em Defesa da Vida, que é um tipo de política pública um tanto mais ampla.

    Nesse caso, tem o intuito de informar e educar em relação à questões da saúde, em especial no que se refere à promoção de atividades físicas, alimentação saudável e demais cuidados interligados ao processo de envelhecimento.

    Fora isso, devemos mencionar ainda que a promoção e prevenção de saúde podem ser aplicadas de diversas formas na prática, tanto em nível individual quanto coletivo.

    Mas, dentre algumas das estratégias que podem ser utilizadas incluem:

    Promoção da alimentação saudável

    Fornecer informações sobre a importância de uma alimentação balanceada e incentivar o consumo de frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis é uma das formas de promoção e prevenção de saúde.

    Isso pode ser feito através de campanhas de conscientização, distribuição de material informativo e promoção de atividades de culinária saudável.

    Incentivo à prática de atividades físicas

    Promover a prática regular de atividades físicas, como caminhada, corrida, natação, dança, entre outras, também é uma das formas contribuir para a promoção e prevenção de saúde.

    Isso pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, atividades esportivas em grupos, promoção de espaços públicos para a prática de atividades físicas e atividades de educação física nas escolas.

    Realização de exames preventivos

    Outro exemplo prático é incentivar a realização de exames regulares para detecção precoce de doenças, como câncer de mama, câncer de próstata e outras doenças crônicas.

    Vacinação

    Oferecer a vacinação como forma de prevenção de doenças infecciosas, como a gripe, a pneumonia e a meningite também é uma das maneiras de promoção e prevenção de saúde.

    A forma mais prática de fazer isso é por meio de campanhas de vacinação em massa, disponibilização de vacinas em postos de saúde e escolas, e divulgação de informações sobre a importância da vacinação.

    Redução de fatores de risco

    Nesse caso, referimo-nos a incentivar a redução de fatores de risco para doenças, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo e o estresse.

    No entanto, também pode se tornar algo pessoal, pensando em público mais específico, como as pessoas em idade mais avançada. Deve-se pensar sobre qual a melhor poltrona reclinável para idoso, de modo a evitar problemas posturais, ou mesmo ter maiores cuidados com a pele, por exemplo.

    Share.

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.