[ad_1]

    O que exatamente é tecido drapeado?

    O tecido drapeado é um dos métodos mais antigos, usado para construir desenhos de roupas, desde o século XVIII. Este processo inclui girar o tecido, posicioná-lo e colocá-lo em uma forma de vestido, para criar a estrutura do design do vestido. Existem várias formas de vestido disponíveis para atender a exigência de design, usando a técnica de drapeados. Um vestido ou peça de roupa pode ser colocado sobre uma forma de vestido usando um esboço para suporte, e vários tipos de tecido podem ser fixados para criar designs exclusivos no processo de design. Os padrões de drapeados são principalmente curados usando um pano de musselina, pois é leve e fácil de drapear!

    História do drapeado de tecido

    A história de tecido drapeado pode ser encontrado em muitas obras de arte desde as culturas romanas até as indianas. Muitas pinturas rupestres, esculturas em madeira também representam mulheres e homens vestindo roupas costuradas com uma ampla variedade de estilos de drapeados.

    Ferramentas necessárias para drapejar

    Antes de começar com as técnicas de drapeado, vamos dar uma olhada nas várias ferramentas de drapeado necessárias para medir, drapejar, desenhar e marcar o design da roupa:

    • Escala de medição de plástico transparente de ⅛ polegadas: este é um rolo de plástico branco de 2 polegadas, que é dividido em grades de 1 x 8″.
    • AWL: este é um instrumento de metal pontiagudo que é usado para fazer furos para instalar ilhós de cinto ou botões.
    • Rolo curvo francês: um rolo curvo exclusivo que é usado para medir e moldar as extremidades curvas de uma peça de roupa, como decotes, golas, curvas do quadril, costuras entre virilhas e cavas.
    • L Quadrado: Rolo de plástico ou metal que possui dois braços de dois comprimentos diferentes, para medir a altura e a largura simultaneamente.
    • Ferro: Um ferro a seco ou um ferro a vapor, que pode ser usado para bloquear a musselina ou alisar e alisar a roupa.
    • Muslin: Um tecido econômico, que tem um grão de virilha visível ou transparente, e é usado como base para drapejar roupas.
    • Lápis: Um lápis é usado para marcar sobre a musselina e obter o padrão perfeito.
    • Notcher: Uma ferramenta usada para perfurar, para marcar a borda de um padrão de papel ou Sloper.
    • Dispensador de alfinetes: Um dispensador de alfinetes ou almofada de alfinetes, é uma ferramenta que mantém todos os alfinetes organizados em um único lugar.
    • Fita de estilo: Uma fita de tecido que é estreita, que é usada para definir as cortinas sobre a forma do vestido.
    • Tesoura: uma tesoura com 8 polegadas de comprimento e feita com aço para corte reto e fácil.
    • Giz de alfaiate: Um pequeno pedaço de giz de meia polegada de tamanho, que é usado para marcar temporariamente pontos de alteração ou pontos de costura na roupa.
    • Alfinetes retos: Um alfinete afiado, que é usado para ancorar o tecido ou um pano de musselina sobre a forma do vestido durante o drapeado.
    • Medidor: uma régua de metal ou madeira com 1 jarda ou 36 polegadas de comprimento e marcada em termos métricos. Isso é usado para medir bainhas para colocar peças de padrão.
    • Roda de rastreamento: Esta é uma roda circular pontiaguda e afiada com a alça, que é usada para imprimir marcações da cortina em um papel padronizado.

    A arte do drapeado em tecido

    A arte de tecido drapeado é criado organizando esteticamente o tecido sobre a forma do vestido, mantendo a queda natural dos tecidos. Existem muitas técnicas usadas para reunir e revestir o tecido para criar um efeito dramático único. Há muitas etapas necessárias para aperfeiçoar o drapeado de tecido! Aqui está como é feito:

    Tecido drapeado
    A ciência de drapejar tecidos ao construir roupas 11

    Escolha o tecido

    Na hora de escolher o tecido, o ideal é que ele se relacione com a rotina e estilo de vida que a roupa deve ser usada. Existem muitos tecidos perfeitos para drapeados, como georgette, chiffon, algodão puro, organza, seda leve ou voile! A capacidade de drapejar do tecido escolhido é muito importante para criar uma roupa precisa, então escolha tecidos leves a médios. Para os tecidos, a maior parte do drapeado é feito usando musselina ou tecido barato, onde os grãos são visíveis. Também é ideal para que a qualidade da musselina represente as características e texturas do tecido que é usado no design da peça.

    Para tecidos sintéticos, naturais e de malha, é usada uma musselina macia e para lã e algodão de peso médio é usada uma musselina de trigo média. No caso de lã de trigo pesada e algodão, uma musselina grossa fornecerá a qualidade ideal do drapeado. Lembre-se também de considerar o estiramento do tecido e da máquina. Para caimento e caimento perfeitos.

    Recolha todos os materiais

    Antes de iniciar o processo de drapeado, mantenha todos os materiais necessários à mão. Isso inclui os materiais usados ​​para drapejar, formulário de endereço, bem como materiais de serviço como réguas, tesouras e canetas.

    Esboce o projeto

    Comece desenhando o desenho junto com as instruções básicas, como o decote, as curvas etc. Além disso, certifique-se de passar todos os detalhes da peça, antes de colocar as mãos no tecido.

    Tire todas as medidas

    Com a ajuda de uma fita métrica ou um rolo meça cada seção do manequim ou formulário de endereço. Uma ideia clara deve ser tomada em relação à cintura frontal e traseira, decote e corpo. Isso cria uma ideia da quantidade de tecido necessária para criar as curvas e dobras da roupa.

    Cubra o manequim

    Cubra o manequim ou a forma do vestido com o tecido drapeado, começando com uma peça de base e, em seguida, movendo-se para trás e para a frente. Alterne esta etapa, adicionando uma peça sobre a outra simultaneamente. Em seguida, comece a ajustar o vestido na forma, para adaptá-lo de acordo com o ajuste esboçado anteriormente.

    Comece a fixar

    À medida que você adiciona cada pedaço de pano drapeado sobre a forma do vestido, prenda-o sempre que necessário. Os materiais devem ser fixados firmemente sobre o manequim, para que ele indique as linhas e vincos mesmo depois de removido. No caso de um design fluido, ele pode ser um pouco mais solto. Continue o processo na frente e nas costas do vestido até ficar satisfatório.

    Regue o tecido

    Depois que o drapeado e a alfinete terminarem, o próximo passo é começar a alinhavar o tecido. Isso pode ser feito servindo o tecido na peça principal ou costurando-o sozinho para completar o processo de drapeado.

    Apare as bordas

    Não importa qual técnica de design, é vital cortar qualquer excesso de tecido para uma aparência limpa e perfeita. As guarnições podem ser escondidas sob as costuras, para um visual completo.

    Retire a roupa

    Uma vez que todas as pregas e drapeados relevantes estejam prontos, remova-o cuidadosamente do manequim e conduza-o sobre uma mesa. A partir desta etapa, podemos passar para a costura.

    Tecido drapeado
    A ciência de drapejar tecidos ao construir roupas 12

    Costure as costuras

    Uma vez que todo o processo de envio e posicionamento esteja concluído, comece a servir ao longo das linhas verdes e parece, para a aparência final. Remova todos os pinos restantes e você terá um protótipo finalizado.

    Vantagens do tecido drapeado

    • A maior vantagem de tecido drapeado é que dá muito espaço para personalizar a peça final. Pode ser feito de acordo com os requisitos e medidas da pessoa.
    • Ajuda a fornecer uma visualização clara de como a roupa deve ser. Dá uma ideia adequada de como o vestido vai ficar, mesmo antes de costurar ou cortar o desenho.
    • Como o drapeado dá uma ideia clara de quanto tecido é necessário, menos tecido é desperdiçado durante o corte.
    • O processo de drapeado permite que os designers criem vários padrões, que podem ser usados ​​como base para o próximo design.
    • É um método 3-D, que permite que quaisquer modificações ou alterações sejam feitas ao longo do caminho.
    • Um designer pode fazer muitos designs ou criar novos designs com a mesma cortina de graves durante o processo de fabricação.
    • O designer pode obter vários designs drapejando vários tecidos e prendendo-os para dar uma visão final.
    • É mais economia de tempo do que cortar e costurar diretamente uma peça de roupa.

    Conclusão:

    O drapeado é um processo muito importante na construção de uma peça de vestuário, pois ajuda o designer de moda a aplicar a criatividade e ter uma noção de como os tecidos se misturam para criar o resultado final. Tecidos de estilo drapeado estão na moda nos dias de hoje e são incorporados principalmente em roupas de palco, roupas de noite e roupas de festa. As técnicas de drapeados permitem ao designer criar diferentes variações e desenhos, a partir do mesmo tecido cai tornando-se uma forma profissional de criar obras-primas únicas.

    O fornecimento dos materiais de qualidade certos para o jogo de drapeados é muito crucial no drapeado de tecido. Isso significa que é vital escolher um bom fabricante que forneça materiais e tecidos de qualidade a preços competitivos. Para uma experiência suave e sem complicações, deixe todo o fornecimento e fabricação de tecidos nas mãos da Fashinza! A plataforma fornece gerenciamento de ponta a ponta e tem uma conexão de mais de 200 fabricantes de roupas na Índia, China, Bangladesh e Vietnã.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.