Ao observar prateleiras de bebidas em supermercados, adegas ou lojas especializadas, muitos se deparam com o espumante Brut entre os principais rótulos. Com isso, é comum que acabem fazendo ligação do ‘’Brut’’ com algum tipo de uva ou, até mesmo, à empresa responsável pela sua produção.

    Porém, essa ligação está errada! Para saber mais, separamos as principais informações sobre o espumante brut. Confira a seguir!

    Entenda o que é espumante Brut e qual é o seu gosto

    É considerado uma bebida seca, pois oferece uma menor quantidade de açúcar em comparação a outras variações de espumantes e vinhos. A palavra ‘’Brut’’ vem do francês que se refere a “Seco” e, com isso, podemos entender que a palavra indica a classificação da bebida baseada em sua concentração de açúcar. 

    Normalmente, oferece uma média de 8 a 15 gramas de açúcar a cada litro fabricado. É ideal para aqueles que desejam desfrutar de uma bebida mais versátil em relação à harmonização. 

    Por esse motivo, é considerado por muitos o curinga da mesa, responsável por estar presente em jantares íntimos, brindes especiais e, obviamente, datas comemorativas.

    Também oferece um nível bastante alto de acidez para os paladares, havendo a sensação de secura após a ingestão da bebida. Já na coloração, são encontrados espumantes da cor rosê e branca, além dos mais variados aromas obtidos por meio de cada tipo de elaboração.

    Gostou da ideia? Confira a seção de espumantes brut e encontre opções das melhores marcas, que proporcionam riqueza e complexidade de sabores incríveis, e torne suas refeições completas. Experimente!

    Quais são os níveis de doçura de espumantes

    O nível de doçura é algo importante para entender o que é espumante Brut e, como dito, esses níveis são determinados pela concentração do açúcar a cada litro da bebida.

    Entre os rótulos, podemos encontrar uma grande variedade de dessas bebidas com diferentes níveis de doçura. Assim, é possível escolher aquele que mais combine com o paladar pessoal.

    Para entender melhor quais são os níveis de doçura presentes nos rótulos de espumantes, conheça os mais vendidos em adegas e supermercados:

    • Doce: Superior a 60 g de açúcar por litro. É conhecido sob a nomenclatura de moscatel, sendo uma boa opção para quem possui um paladar voltado aos mais doces.
    • Demi-Sec: Tipo que disponibiliza cerca de 32g a 60g de açúcar a cada litro. É uma opção perfeita para pessoas que gostam de algo doce;
    • Sec: Contém uma concentração de açúcar entre 15,1g a 20g. Além disso, também é considerado um espumante seco.
    • Brut: Tem apenas de 8,1g a 15g gramas em açúcar por litro. É um espumante considerado seco e de acidez natural;
    • Extra Brut: Nesse tipo de espumante há de 3,1g a 8g de açúcar por cada litro produzido. Por isso, é conhecido também como espumante extra seco;
    • Brut Nature / Zero: Esse é o espumante que oferece até 3g de açúcar, sendo o mais seco de todos os bruts do mercado, com potencial ácido e de muita intensidade.

    Sabendo os níveis de açúcar de cada tipo, é possível entender melhor sobre os níveis, assim, escolher aquele que mais faz sentido para a ocasião. Lembrando que nenhum deles se torna melhor que o outro por conta da sua adição de açúcar por litro.

    Trata-se apenas de subdivisões desse espumante que podem ser escolhidas conforme o gosto pessoal.

    Entenda a diferença entre espumante e champanhe?

    A principal diferença entre espumante e champanhe está na zona que origina as duas bebidas. Para ser chamado de champagne, a bebida precisa ser elaborada dentro da região de Champagne, na França. 

    Além de sua produção nessa localização, é necessário também que a bebida siga à risca todas as normas criadas pela ‘’Denominação de Origem Controlada’’, que está em vigor desde 1927.

    Agora, quando são produzidos em outra região e seguem suas próprias normas, técnicas e características de produção, a bebida é denominada somente como vinho espumante.

    Como beber um bom espumante brut?

    Em épocas de temperaturas mais quentes e nas comemorações de final de ano, essa bebida é muito consumida no Brasil. Mesmo sendo simples de se saborear em comparação a outras, ela ainda assim demanda alguns cuidados no momento de servir e degustá-lo.

    Somente utilizando essas técnicas se torna possível conhecer o que é espumante Brut da melhor maneira, identificando melhor suas características únicas e desfrutando de todo o sabor que somente o espumante é capaz de trazer para a mesa. Conheça as principais abaixo:

    Temperatura

    Um espumante Brut deve ser servido em uma temperatura fria ou somente fresca, aproximadamente de 7°C a 9°C.

    Taças ideais

    taça indicada para servi-lo é a chamada Flute, criada especialmente para servir champanhe e espumantes secos, assim como o espumante Brut.

    Ela oferece uma haste mais longa do que o comum e um recipiente em formato cônico e mais alongado. Com isso, torna-se possível segurar a taça e flutuar apenas pela haste, sem correr o risco de a mão esquentar a bebida. Além disso, o formato cônico é responsável por preservar o gás que gera as bolhas da bebida.

    Caso não tenha tempo de procurar por uma taça flute, é possível beber o espumante Brut em taças do tipo tulipa. Com elas, também é possível usufruir de todo o sabor da bebida e evitar a perda de carbonatação.

    Como servir?

    Para servir esse espumante, o ideal é segurar a rolha e girar a garrafa em 45 graus. Desse modo, será mais fácil retirar totalmente a rolha e evitar o desperdício do espumante Brut. Além disso, estar com a garrafa nesse ângulo no momento de servir consegue trazer mais ar para dentro da garrafa, evitando que o produto derrame.

    Já na taça, o ideal é colocar uma média de ¾ por taça, ou seja, cerca de 150 mL da bebida. Nesse caso, uma garrafa de espumante é capaz de servir três convidados. Se a bebida for utilizada somente para um momento de brinde, uma garrafa pode ser dividida em até seis taças.

    O que combina com espumante brut?

    Agora chegou o momento de descobrir o que combina com esse espumante. Felizmente, essa bebida é considerada uma coringa das mesas, sendo fácil reconhecer o que harmoniza com ela. Isso ocorre por conta de sua grande acidez, refrescância e natureza seca.

    O que combina muito bem com o espumante Brut são as opções de frutos-do-mar e peixes. Entre os pratos mais requisitados para acompanhar essa bebida estão a lagosta feita na manteiga e peixes assados com limão e temperos. Além desses pratos, é possível harmonizar também com:

    • Queijos leves;
    • Frango;
    • Carnes vermelhas (as mais leves);
    • Saladas;
    • Canapés.

    Conheça opções de espumante brut deliciosos

    Esse espumante pode ser encontrado facilmente em diversos supermercados, adegas e lojas especializadas em vinhos. Por conta disso, muitos se perdem na variedade de rótulos à venda e não conseguem escolher o ideal para a ocasião.

    Para facilitar na busca, seja para presentear ou para degustar em casa, separamos duas ótimas opções. Veja a seguir:

    1. Espumante Salton Ouro Rosé Brut

    Tem a refrescância, intensidade e cremosidade como principais características. Seu principal diferencial está no trabalho sobre borras, que entram em contato com as leveduras após sua segunda fermentação. Por isso, é considerada uma bebida complexa e de sabor marcante. Perfeito para impressionar uma mesa de convidados.

    2. Espumante Luiz Argenta Clássico Brut Rosé

    Criado pela vinícola Luiz Argenta, esse espumante é feito com uvas colhidas manualmente e refrigeradas em uma câmara fria. Ele oferece aromas delicados de framboesa, morango e goiaba. No sabor, temos muita refrescância e cremosidade, o que combina diretamente com lagostas e camarão.

    Gostou do artigo? O espumante Brut está entre as bebidas mais consumidas no Brasil, principalmente em épocas de celebrações. Com um bom espumante desse estilo, é possível não só degustar sabores e sentir aromas singulares, mas também aproveitar ótimos momentos com familiares e amigos. Saúde!

    Share.

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.