[ad_1]

    Publicado em: sábado, 19 de março de 2022

    República Checa e Praga mostram solidariedade com a Ucrânia

    Os representantes da República Checa e de Praga, como muitos outros representantes dos países europeus e não europeus em todo o mundo, condenam profundamente a invasão russa do soberano país vizinho da Ucrânia. Ao mesmo tempo, a República Tcheca, e Praga como uma das principais cidades tchecas que lidam com a chegada de refugiados, estão expressando solidariedade para com aqueles que perderam suas casas ou mesmo parentes devido a este conflito armado, oferecendo apoio e ajuda.

    “Como a situação atual afetou muitos aspectos de nossa vida diária, nós do Prague Convention Bureau, representante oficial da cidade de Praga no campo da indústria de reuniões, gostaríamos de comentar sobre o desenvolvimento atual em Praga a esse respeito e responder muitas questões que podem surgir com esta situação sem precedentes”, diz Roman Muška, diretor administrativo do Prague Convention Bureau.

    Estado de emergência declarado sem efeito para moradores ou viajantes

    Até agora, a República Checa acolheu cerca de 200 000 refugiados (de um total de quase 3 milhões de refugiados, segundo o relatório da ONU), especialmente mães com filhos pequenos. Para poder lidar com eficiência com as ondas de recém-chegados, o governo tcheco declarou estado de emergência a partir de 4 de março por 30 dias, que pode ser prorrogado posteriormente. O estado de emergência não representa nenhum efeito para os habitantes locais, turistas ou viajantes de negócios.

    Locais de Praga disponíveis para eventos

    Duas maiores cidades da República Tcheca – Praga e Brno, estão servindo como o principal ponto do primeiro contato no país. A Cidade de Praga estabeleceu um Centro de Assistência no Centro de Congressos de Praga que dispõe de condições adequadas para acolher um maior número de pessoas. No entanto, o funcionamento do evento do Centro de Congressos de Praga não é completamente afetado. O Centro de Congressos ainda recebe eventos locais e internacionais em outras partes do local, que são separadas do Centro de Assistência.

    “Acreditamos que somos capazes de atender não apenas às necessidades humanitárias, mas também às nossas necessidades de negócios. Uma maneira de apoiar a nós e ao resto da República Tcheca, assim como da Europa, é realizar os eventos planejados”, diz Lenka Žlebková, CEO do Centro de Congressos de Praga. “Estamos muito gratos aos organizadores do Congresso Mundial de Educação Ambiental, que viram isso como uma oportunidade, e eles estão agora no PCC realizando seu congresso enquanto o centro de refugiados está em pleno funcionamento. É muito lamentável que outros dois congressos internacionais tenham preferido movê-los para o espaço online, embora também tenham sido oferecidos outro local em Praga.”

    “Por isso, estamos em contato próximo com nossos clientes para discutir todos os aspectos de seus eventos para ver se eles seriam afetados e como podemos resolvê-los. Nosso prédio tem uma ótima disposição para a realização de vários eventos ao mesmo tempo e nossa equipe tem experiência em utilizar nossos melhores recursos para situações difíceis”, completa.

    Simultaneamente, outros dois grandes centros de congressos de Praga podem receber eventos em grande escala. Juntamente com locais menores, Praga pode fornecer um espaço total para mais de 180.000 participantes ao mesmo tempo.

    Capacidade de alojamento de Praga

    Parte dos refugiados ucranianos encontraram asilo com seus parentes ou amigos que já moram na República Tcheca. Os refugiados sem essa opção foram alojados nos locais especialmente criados para o efeito ou com as famílias checas. Os hoteleiros checos também reagiram rapidamente a esta situação e ofereceram parte das suas capacidades de alojamento, principalmente até ao final de março de 2022. “Praga não perdeu nem a reputação de destino seguro nem a abrangência e qualidade dos serviços prestados. Os hotéis estão prontos para atender todas as expectativas dos turistas e participantes dos eventos MICE e, portanto, reafirmam a posição da capital entre os principais destinos MICE”, afirma Václav Stárek, presidente da Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes. Praga ainda é capaz de acomodar até os maiores e mais exigentes eventos e seus participantes. No total, Praga oferece mais de 44.500 quartos (mais de 102.000 leitos) em 910 hotéis de várias categorias.

    “Como representantes de destinos, estamos orgulhosos de todo o suporte imediato fornecido por muitos participantes do setor. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que é necessário manter as reuniões de negócios em andamento para permitir a continuidade do suporte fornecido desde os primeiros dias, embora os últimos dois anos tenham sido muito desafiadores para o setor de reuniões”, acrescenta Roman Muška.

    Viajar para Praga e República Checa

    À semelhança de outros países, a República Checa fechou completamente o seu espaço aéreo às transportadoras aéreas da Rússia a partir de domingo, 27 de fevereiro de 2022, à meia-noite. Devido ao estado de guerra declarado na Ucrânia, o espaço aéreo civil foi fechado e o tráfego aéreo de e para a Ucrânia foi interrompido.

    Restrições COVID-19 levantadas

    A República Tcheca e Praga observam de perto o desenvolvimento do COVID-19 em relação aos refugiados que chegam aos destinos. Com base nos números mais recentes, a República Checa levantou todas as restrições, exceto a obrigação de usar máscaras faciais (FFP2 ou similar) nos transportes públicos e nas instalações que prestam serviços médicos ou sociais a partir de 14 de março.

    Postagens relacionadas

    Tags: República Tcheca, Europa, Praga, Ucrânia

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.