Planejar uma viagem é tudo de bom, e melhor ainda é saber como viajar barato, aproveitando o máximo sem percalços e gastando pouco. Para conseguir se organizar desembolsando menos grana, algumas dicas fazem toda a diferença.

    Mesmo que esta seja a sua primeira viagem ou já esteja acostumado a viajar com frequência, é interessante pesquisar alternativas confiáveis para fazer com que sua viagem seja segura, econômica e muito produtiva.

    Com o plano de viagem bem elaborado, as chances de viver uma experiência maravilhosa gastando pouco são maiores, por isso prepare-se e saiba como se organizar para colocar o pé na estrada. Veja:

    Planeje-se com antecedência

    Esta, sem dúvida, é a primeira dica para quem deseja saber como viajar gastando pouco, pois se planejar não significa apenas saber para onde vai. É muito mais do que isso.

    O planejamento se trata desde juntar o dinheiro necessário para viajar com tranquilidade até pesquisar as melhores opções em hotéis, hostels ou pousadas, verificar a disponibilidade da viagem de acordo com a sua rotina.

    Por isso, antes de comprar a passagem, pense em tudo o que será necessário para sua viagem acontecer da melhor maneira, assegurando que sua experiência será satisfatória e sem inconvenientes.

    Aproveite e acumule milhas

    As milhas nada mais são do que pontos acumulados que podem ser trocados por passagens aéreas, o que pode ser uma ótima opção para quem deseja viajar sem gastar muito.

    Para ter acesso a este benefício, é necessário se informar com a instituição de seu cartão de crédito e verificar como o programa de acúmulo de pontos funciona. Separamos esse artigo com mais informações sobre as maneiras de conseguir milhas. Confira!

    Seja flexível nas datas

    Pense em datas que sejam flexíveis para viajar e para isso vale verificar no calendário quais são os melhores dias. Se você estiver em período de férias no trabalho, essa pode ser uma ótima oportunidade para colocar o pé na estrada e relaxar.

    Compare preços em diferentes plataformas

    Se o objetivo é viajar barato, então a ordem é pesquisar os melhores preços para economizar. Existem diversas plataformas na internet, onde é possível realizar a comparação de preços, fazendo uso dessa ferramenta para auxiliar na sua escolha.

    Esta pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar, pois, na maioria das vezes esses sites conseguem reunir em um só lugar diversos valores para um local, o que ajuda na hora de escolher o mais barato.

    Vale lembrar que o custo-benefício deve ser sempre considerado, isto é, não basta ser só barato precisa ter qualidade e oferecer uma boa experiência durante a viagem. Por esse motivo, fique atento e faça a melhor escolha.

    Fique de olho nas promoções

    Da mesma forma que comparar os preços é uma super dica para quem deseja viajar, ficar de olho nas promoções também é uma excelente maneira de aproveitar boas oportunidades pagando pouco.

    Assim, fique de olho em aplicativos, sites que oferecem descontos e promoções vantajosas auxiliando na redução de valores na viagem planejada.

    Faça seu próprio roteiro

    A internet será a sua maior aliada na elaboração de um roteiro de viagem porque existem diversos sites e páginas nas redes sociais. Além de canais em plataformas onde é possível ter acesso a diversos conteúdos sobre como viajar barato.

    A dica é escolher os locais onde deseja visitar e montar o seu cronograma conforme os dias que ficará na cidade. É importante também elaborar roteiros reais, que você possa conhecer em um dia sem ficar cansado, afinal de contas no dia seguinte a viagem continua.

    Tenha um mapa para se orientar e não ficar perdido, além de se certificar de todas as informações sobre os lugares que deseja conhecer.

    Existem diversos lugares que você pode visitar e garantir experiências maravilhosas sem gastar muito, entre eles estão:

    • Petrópolis (RJ): situada na região serrana do Rio de Janeiro, o local é perfeito para quem quer visitar locais como Museu Imperial, Rua Teresa, Catedral, Palácio de Cristal, pagando bem pouco;
    • São Paulo (SP): uma das cidades mais charmosas do país e uma ótima opção para quem curte a vida na cidade com pontos turísticos como Galeria do Rock, MASP, Mercado Municipal e Parque Ibirapuera;
    • São Thomé das Letras: a cidade mineira possui seus encantos e é uma excelente opção de viagem, ideal para quem busca um maior contato com a natureza. Entre as opções estão o Véu da Noiva, Pirâmide e Vale das Borboletas.

    Seja estratégico no seu roteiro

    Quem deseja saber como viajar barato, além de montar seu roteiro deve elaborar esses passeios com o máximo de estratégia, para não gastar tanto e aproveitar mais.

    Dessa forma, realize o cálculo médio de seus gastos com hospedagem, transportes que serão utilizados e o ponto turístico, caso tenha ingresso.

    É necessário que os pontos turísticos fiquem o mais próximos possível de seu local de hospedagem. Assim, será assertivo em suas escolhas, para economizar em alguns itens e não gastar demais em outros, o que encarece o preço da viagem.

    Usufrua de pontos turísticos gratuitos

    Durante a elaboração da lista de locais que deseja conhecer, é interessante dar preferência para os que sejam gratuitos. Assim, é possível se divertir e ter uma excelente experiência sem gastar nada.

    É claro que um valor ou outro não só pode como deve ser investido em pontos turísticos, mas se deseja viajar gastando pouco, pense em realizar programas que custam menos, equilibrando os seus gastos durante a viagem.

    Opte pelos destinos menos badalados

    Quem não gosta de viajar para lugares super legais, que proporcionam memórias de viagem maravilhosas? Mas, que tal em sua próxima viagem desbravar um local pouco explorado e que também possa lhe render boas surpresas?

    Os destinos menos badalados podem ser excelentes opções para conhecer o que é pouco explorado e pagando menos, o que faz com que sua viagem seja ainda mais legal e econômica.

    Prefira viajar em baixa temporada

    A baixa temporada trata-se da época em que as pessoas não estão viajando com frequência, dessa forma, os valores das passagens e hospedagens são mais baixos.

    Além disso, viajar na baixa temporada é uma garantia de que não encontrará locais e pontos turísticos tão cheios e movimentados, com longas filas e um grande fluxo de pessoas no mesmo lugar.

    Por isso, se você deseja viajar para um local muito popular, mas deseja economizar, a dica é buscar a baixa temporada para realizar a viagem, aproveitando muito mais.

    Compre comida e lanches em feiras e mercados

    A alimentação é um item que, por muitas vezes, pode encarecer o valor de uma viagem, especialmente se ela for mais longa. O ideal é que se compre comida e outros pequenos lanches no mercado, o que fará uma grande diferença no bolso.

    É possível ainda preparar pequenos lanches e levar quando for sair para conhecer pontos turísticos ou até mesmo para não ficar com fome durante os passeios. Opte por alimentos de fácil digestão para aproveitar o máximo sem desconfortos e não esqueça a garrafa com água.

    Controle seu orçamento durante a viagem

    Se o seu objetivo é economizar durante a viagem, a dica é controlar o seu orçamento, evitando passar o cartão de crédito muitas vezes e dando preferência sempre ao débito.

    Uma boa ideia é utilizar o dinheiro arrecadado para a viagem no débito, comprando os itens que precisa para passar os dias de viagem com o máximo de conforto e segurança para possíveis imprevistos.

    Viajar barato é possível e pode ser uma experiência muito especial. Por isso, planeje-se para aproveitar ao máximo sua viagem e, claro, relaxar em um lugar que você tanto sonhou em conhecer! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

    Share.