Como se planejar para viagens longas? Um tempo de lazer sozinho ou com pessoas queridas é muito bom. No entanto, quando se trata de viagens longas é necessário alguns cuidados extras

    A correria do cotidiano pode ser desgastante. Estresses de trabalho, tarefas domésticas, problemas familiares, tudo isso pode causar ataques de pânico e de ansiedade, ainda mais quando não tiramos uma pausa e um tempo para nós mesmos. Por isso, as férias são tão aguardadas pela maioria das pessoas.

    As férias servem como uma pausa mais longa, um tempo para descansar e se desligar do caos do dia a dia, além de ser terapêutico.

    Muitas pessoas aproveitam para relaxar e fazer o que gostam, como atualizar a série atrasada, colocar em dia as leituras, passear pela cidade, experimentar roteiros novos, comer em lugares diferentes ou até mesmo fazer isso em outra cidade, ou até outro país.

    Há pessoas que organizam as férias meses ou anos antes para uma viagem mais longa, a fim de ficar em torno de trinta dias, vinte dias, ou até mais, dependendo da sua personalidade.

    Nessa hora, muitos dos viajantes se preocupam com serviços que precisam, como assistência médica de viagem, documentação necessária, entre outros.

    Por isso, separamos algumas dicas para você que vai ficar um tempo maior longe de casa, aproveitando as férias. Confira!

    Defina um período

    Antes de tudo, você precisa saber quando você irá embarcar na viagem. Não necessariamente datas específicas, mas o período: você ficará vinte dias fora? Trinta?

    É necessário saber para você planejar bem sua viagem e saber dar prioridade para as atividades mais importantes para você naquele momento de vida.

    Escolha o(s) destino(s)

    Uma vez definido o período, escolha qual destino ou destinos você quer visitar. Você pode decidir fazer um mochilão por um continente, ou visitar um lugar só e explorá-lo ao máximo, isso fica totalmente ao seu critério.

    Veja quais lugares você pode conhecer melhor no período que você tem e, a partir disso, você pode escolher a data, afinal, já saberá o clima da região, e quando a propensão de estar ao seu gosto é maior, proporcionando uma melhor experiência. 

    Orçamento

    Uma parte chata de se falar é dinheiro, porém ela é crucial para sua viagem. Está certo que ninguém sabe o dia de amanhã, isso significa que podemos ter contas para pagar amanhã, e com certeza teremos. Por isso, planeje um orçamento.

    Não significa que sua viagem ficará menos agradável, pelo contrário, nada melhor como gastar consciente, pois você terá dinheiro quando voltar para as contas e não precisará fazer hora extra ou arranjar um trabalho secundário.

    Separe o dinheiro em categorias: documentação, passagem, alimentação, artefatos de lembranças, dinheiro para gastar com o que quiser e assim por diante.

    Faça o máximo para não estourar o orçamento, mas se estourar, se certifique que tenha uma pequena reserva para não prejudicar sua vida financeira.

    Como se planejar para viagens longas
    Como se planejar para viagens longas

    Documentação

    Não esqueça de verificar o tipo de documento que você precisa para entrar e permanecer na região escolhida. É um visto? Um passaporte?

    Somente documento de identidade? Procure essas informações e se atente se está dentro da validade. Isso pode te proteger de possíveis problemas com a lei em uma região que não conhece.

    Passagens, hospedagens e transporte

    Não esqueça do mais importante: as passagens. Seja para um lugar só ou mais, certifique-se que tenha as passagens válidas e verifique o horário de embarque. Se organize para chegar ao menos uma hora antes, a fim de realizar o procedimento de partida.

    Uma dica para economizar é colocar alerta de preços nos sites de passagens, a fim de conseguir o melhor custo-benefício.

    Outro ponto importante é a hospedagem que você ficará, seja Airbnb, hotel, hostel ou pousada, faça sua reserva com antecedência, a fim de que saia mais barato e tenha um desconto no valor.

    Não se esqueça de conferir o transporte interno do lugar que você visitará. Assim, poderá se deslocar para onde quiser.

    Deixe alguém cuidando da sua casa

    Sua casa não pode ficar fechada por muito tempo, especialmente se tiver pets ou plantas. Se certifique de não deixar algum produto com a data de validade próxima do vencimento e, se necessário, deixe sua chave com alguém de confiança para regar as plantas e manter a casa arejada.

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.