Não dá para negar, experiências no cinema são melhores do que quando você assiste filmes pelo na sua televisão.
Se você já assistiu a um filme IMAX, provavelmente não precisa de introdução sobre como a experiência é diferente em comparação com assistir ao mesmo filme em uma tela de cinema comum. As telas IMAX são maiores do que a maioria das telas de cinema convencionais, mas também há muito mais do que apenas o tamanho.
Na edição de hoje do Tech InDepth, veremos a tecnologia que está por trás das telas IMAX e como ela muda a experiência dos espectadores, em termos visuais e acústicos.
Vamos começar com o básico.
O que é IMAX?
IMAX é um padrão de câmeras de alta resolução, formatos de filme, projetores e sim, cinemas. Acredita-se que o nome seja derivado de “Imagem Máxima”, o que é bastante apropriado, considerando o quanto . As telas de cinema IMAX são conhecidas por sua alta proporção instantaneamente reconhecível, que geralmente é 1,43:1 ou 1,90:1. Essas telas também apresentam assentos de estádio mais inclinados na própria sala de cinema, o que leva a uma melhor experiência de áudio.
Quando nos referimos a uma exibição IMAX de um determinado filme, existem várias camadas de tecnologia usadas, tanto no processo de produção do filme quanto no aspecto de visualização do mesmo. O que isso significa é que para um filme ser apreciado em IMAX verdadeiro, ele precisa ser exibido em uma tela de especificação IMAX e também filmado em câmeras IMAX de alta resolução.
Câmeras IMAX
Os filmes IMAX são filmados com câmeras que podem gravar usando um quadro maior, geralmente três vezes a resolução horizontal teórica de um filme convencional de 35 mm. Essas câmeras são capazes de capturar imagens com uma quantidade muito alta de detalhes e clareza.
As câmeras IMAX populares incluem a Arri Alexa LF e a Arri Alexa Mini LF, ambas câmeras 4K. Há também a câmera Arri Alexa 65 (câmera 6.5K) que foi usada para gravar filmes como Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores Ultimato.
IMAX usa câmeras especiais para filmar, que capturam imagens em alta resolução. (Fonte da imagem: IMAX)
Outros incluem as câmeras Venice da Sony (6K), Red Ranger Monstro (8K) e o Panavision Millennium DXL2 (8K). Para 2017 Transformers: O Último Cavaleiro, duas câmeras ARRI Alexa IMAX foram combinadas em um equipamento para fornecer 3D nativo. O filme final continha 93% de imagens IMAX.
Não termina em fotografar em câmeras de alta resolução. O IMAX também processa as imagens capturadas e usa aprimoramento de imagem proprietário em cada quadro em um filme, permitindo que você veja a qualidade de imagem mais clara e nítida, mais próxima do que o diretor do filme deseja que você experimente. DMR ou Digital Media Remastering também é usado para dimensionar filmes tradicionais de 35 mm para IMAX. Exemplos populares disso são o relançamento em IMAX da Apollo 13 de 1995 ou Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones.
Projetores IMAX
Depois que a filmagem é capturada e o filme é editado usando um software poderoso, você ainda precisa dos projetores certos para operar o filme em um cinema perto de você. O IMAX usa duas variações aqui – o sistema de projeção digital e o sistema de projeção a laser.
A projeção digital é usada para telas de proporção de aspecto 1,89:1 mais curtas. Ele implementa dois projetores 2K que podem projetar conteúdo 2D/3D. A saída desses dois projetores se sobrepõe perfeitamente para criar os visuais que vemos durante um filme IMAX.
O IMAX geralmente usa projetores duplos para obter uma melhor qualidade geral de imagem no cinema. (Fonte da imagem: IMAX)
A projeção a laser é usada tanto para a proporção de 1,43:1 quanto para a proporção mais ampla de 1,89:1. O sistema mais recente, em desenvolvimento desde 2012, substitui a lâmpada de arco de xenônio de um projetor digital tradicional por uma fonte de luz a laser.
Isso se traduz em visuais com quase 50% mais brilho e duas vezes a taxa de contraste em comparação com os sistemas de projeção digital. Além disso, a projeção a laser suporta 60fps.
Áudio IMAX
Provavelmente não pensamos o suficiente, mas metade da experiência de qualquer filme no cinema é o áudio. Para o padrão IMAX, o som não é apenas alto e claro, mas muito mais. O IMAX oferece uma faixa dinâmica de som muito alta, o que significa que os sussurros mais baixos em um filme de terror podem ser ouvidos com extrema precisão, enquanto uma trilha sonora impactante no mesmo filme pode ser tão poderosa.
A IMAX também usa designs exclusivos em seus cinemas, juntamente com materiais nas superfícies das paredes. Eles são capazes de absorver o som indesejado do público enquanto aprimoram o som do filme.
O áudio IMAX foi projetado para fornecer uma ampla faixa dinâmica e uma experiência uniforme para todos no teatro. (Fonte da imagem: YouTube/IMAX)
As telas IMAX também usam alto-falantes e subwoofers personalizados, sendo que o último pode chegar a 23Hz confortavelmente, enquanto um sistema tradicional pode descer até cerca de 40Hz de frequência. Os alto-falantes que são construídos à mão também usam uma tecnologia chamada PPS (Proportional Point Source technology) que permite que as pessoas sentadas perto dos alto-falantes tenham a mesma experiência que outras sentadas mais perto do centro.
Teatro e assentos
Por fim, o IMAX reúne tudo isso para criar um ambiente totalmente personalizado, projetado para aprimorar sua experiência. Isso inclui assentos afastados da tela apenas o suficiente para abrir os olhos para um FOV de 70 graus (campo de visão). Cada assento também é posicionado de acordo para obter a mesma experiência, e é por isso que você verá as fileiras de assentos curvando-se de ponta a ponta em algumas telas IMAX maiores.
Agora que você sabe quanto tempo, esforço e tecnologia estão por trás de uma exibição IMAX, você poderá aproveitar ainda mais seu próximo filme.