[ad_1]

    Tendo em vista o aumento das fraudes financeiras em que os criminosos cibernéticos têm usado métodos inovadores para fraudar indivíduos crédulos e novatos, o Reserve Bank of India (RBI) lançou um livreto de 40 páginas listando todas as maneiras pelas quais os golpistas podem roubar suas credenciais financeiras e esvaziar seu banco contas.

    Este livreto intitulado ‘BE(A)WARE’ enfatiza a necessidade de manter as informações pessoais seguras, praticando a devida diligência ao realizar transações financeiras. Aqui estão todas as formas populares de listas de RBI que os golpistas usam com frequência para roubar seus dados confidenciais.

    Links maliciosos

    Enviar um link malicioso é um dos métodos mais simples para enganar um indivíduo não solicitado. De acordo com o RBI, os fraudadores podem criar um site falso que se parece com um site genuíno existente, como o site do banco ou site de comércio eletrônico ou mecanismo de pesquisa, etc. Esses links são então divulgados pelos fraudadores por meio de mensagens de texto ou mídia social, etc.

    Links maliciosos são mascarados por meio de nomes de sites com aparência autêntica, mas, na realidade, o cliente é redirecionado para o site de phishing. Quando os clientes inserem credenciais seguras nesses sites, as mesmas são capturadas e usadas pelos fraudadores

    Deve-se notar que, na maioria das vezes, os clientes inserem credenciais seguras apenas dando uma olhada e clicando no link, mas não verificando o URL detalhado. Nas plataformas de comércio eletrônico, os fraudadores podem fingir ser compradores e mostrar interesse em seu produto. Esta é uma técnica muito clássica de fraudar indivíduos.

    “Em vez de pagar dinheiro para você, eles usam a opção “solicitar dinheiro” por meio do aplicativo UPI e insistem em aprovar a solicitação para retirar dinheiro de sua conta bancária”, disse o RBI em sua pesquisa.

    Aplicativos móveis desconhecidos

    Aplicativos móveis maliciosos são a maneira mais fácil para hackers obterem acesso completo ao seu dispositivo. Esses aplicativos são compartilhados como aplicativos ‘autênticos’ em plataformas de mídia social e bate-papos em grupo do WhatsApp. O link é projetado de tal forma que o cliente é redirecionado para baixar um aplicativo desconhecido. Depois que o aplicativo é baixado, o fraudador obtém acesso completo ao seu dispositivo.

    O RBI destaca que esses aplicativos são em sua maioria aplicativos de compartilhamento de tela através dos quais os golpistas podem assistir, controlar seu celular para ter acesso às suas credenciais financeiras. Mais tarde, eles fazem pagamentos usando seu Internet banking e aplicativos de pagamento.

    Através de motores de busca

    Todos nós confiamos no Google para pesquisar o número de contato de empresas, bancos e agências governamentais. Os golpistas estão bem cientes de que os mecanismos de busca se tornaram uma fonte de confiança. Aproveitando isso, os golpistas listaram detalhes de contato falsos em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo, etc., para atrair vítimas e roubar seu dinheiro.

    Quando um cliente liga para esses números, os impostores pedem aos clientes que forneçam os detalhes das credenciais do cartão para verificação. Supondo que esse contato seja genuíno, as pessoas comprometem todos os seus dados seguros e, assim, são vítimas de fraudes.

    Verificações de QR

    A digitalização de códigos QR tornou-se muito proeminente durante os tempos de COVID. Esteja você em um restaurante procurando acessar o menu ou deseja fazer um pagamento sem contato. Os golpistas costumam entrar em contato com os clientes sob vários pretextos e induzi-los a digitalizar códigos QR usando aplicativos de pagamento. Isso permite que os fraudadores retirem dinheiro da conta do cliente.

    Portas de carregamento

    Isso pode parecer inacreditável, mas os golpistas descobriram uma maneira de infectar seus dispositivos e obter acesso total a eles usando um carregador. RBI em sua pesquisa, observa que ‘juice jacking’ é um tipo de roubo cibernético, onde, uma vez que seu celular está conectado
    portas de carregamento desconhecidas ou não verificadas, aplicativos desconhecidos são instalados com os quais os fraudadores podem roubar dados confidenciais, e-mail, SMS e até senhas salvas.

    Como ficar seguro

    O RBI lista maneiras de se manter seguro online.

    #Cuidado com pop-ups de aparência suspeita que aparecem durante sua sessão de navegação.

    #Sempre verifique se há um gateway de pagamento seguro (https:// – URL com um símbolo de cadeado) antes de fazer pagamentos online.

    #Mantenha seu PIN (Número de Identificação Pessoal), senha e número de cartão de crédito ou débito, CVV privado.

    #Evite salvar detalhes do cartão em sites/dispositivos/laptops públicos/computadores.

    #Ative a autenticação de dois fatores onde a instalação estiver disponível.

    #Nunca abra e-mails de fontes desconhecidas contendo anexos suspeitos ou links de phishing.

    #Não compartilhe cópias de talão de cheques, documentos KYC com estranhos.



    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.