[ad_1]

    Lembro-me de ir a um brechó em San Francisco alguns anos atrás, onde conheci um ávido colecionador da Nintendo que me apresentou ao Game & Watch. Ele era tão obcecado com a Nintendo que costumava carregar todos os consoles portáteis proeminentes em sua mochila. Ainda me lembro das expressões em seu rosto quando ele me deixou segurar o aparelho.

    O sistema Game & Watch tem uma história gloriosa – afinal, foi o primeiro sistema de jogo portátil da Nintendo. A Nintendo fez uma série de portáteis Game & Watch nos anos 80. Eu não possuo nenhum desses, mas tenho uma versão remodelada que combina com o modelo clássico em tamanho e aparência. Embora tenha sido lançado em 2020 para marcar o 35º aniversário de Super Mario Bros, coloquei as mãos no dispositivo apenas recentemente.

    The Game & Watch Super Mario Bros trouxe um sorriso ao meu rosto. E, como muitos fãs, continuo recorrendo a esses pontos de referência culturais várias vezes para entender o lugar que a Nintendo desfruta no mundo dos jogos.

    Quando a Game & Watch mudou os jogos portáteis e a Nintendo

    Há uma percepção comum de que foi o Game Boy que iniciou o fenômeno dos jogos portáteis no início dos anos 90 e fez da Nintendo a força dos jogos que é agora. Embora o Game Boy seja talvez um dos produtos de tecnologia mais influentes de todos os tempos, está claro que o Game & Watch foi o primeiro sistema de jogo portátil já criado.

    Criado pelo engenheiro da Nintendo Gunpei Yokoi (ele é o mesmo cara que criou o Game Boy, Metroid e Virtual Boy), o Game & Watch foi uma série de sistemas de jogos portáteis produzidos em massa entre 1980 e 1991. Yokoi teve a ideia de criar um sistema de jogo simples e portátil quando ele estava viajando no Shinkansen e viu um empresário mexendo em uma calculadora de LCD para passar o tempo. Isso lhe deu a ideia de desenvolver um dispositivo de jogo portátil.

    A jornada de desenvolvimento do Game & Watch tem sido fascinante. Os princípios estabelecidos por Yokoi naquela época podem ser encontrados no design de hardware da Nintendo até hoje. Sua filosofia foi chamada de ‘Pensamento lateral da tecnologia murcha’. Simplificando, significa usar a tecnologia existente e prontamente disponível de uma maneira diferente para criar algo novo. Yokoi de alguma forma descobriu que poderia usar a mesma tecnologia LCD na calculadora para criar um jogo em miniatura que poderia ajudar a matar o tempo e também dobrar como um relógio.

    O foco na jogabilidade divertida e única em tecnologia avançada torna um dispositivo Nintendo diferente da concorrência. O uso da tecnologia LCD de baixo custo e seu baixo consumo de energia, juntamente com a fácil disponibilidade de baterias de “célula de bateria”, garantem maior vida útil da bateria.

    Uma das coisas que Yokoi priorizou ao desenvolver o Game & Watch foi encontrar uma solução que substitua um joystick convencional. Mantendo a portabilidade do Game & Watch em mente, a Nintendo desenvolveu algo chamado “D-pad” ou “pad direcional”, que é a principal maneira de usar e controlar ações direcionais em videogames até hoje. O D-pad foi implementado pela primeira vez na unidade Game & Watch de Donkey Kong.

    A série Game & Watch funcionou de 1980 a 1991. Cada dispositivo veio com um único jogo pré-instalado e, ao longo de sua vida útil, um total de 60 dispositivos Game & Watch foram lançados em 12 séries diferentes, com cada série consistindo em seu próprio fator de forma exclusivo. A jogabilidade era simples e viciante, e o formato portátil tornou o Game & Watch extremamente popular, sucedido apenas pelo Game Boy. O primeiro jogo lançado para Game & Watch foi chamado Ball. Vários jogos grandes e pequenos apareceram no Game & Watch, incluindo Donkey Kong 3, Super Mario Bros e Zelda.

    Nintendo, Game and watch, Nintendo Game and watch, Game and watch super mario bros, jogos nintendo, consoles nintendo, histórico de jogos Minha crescente coleção de jogos para consoles portáteis da Nintendo. (Crédito da imagem: Anuj Bhatia/Indian Express)

    Prestando homenagem ao Game & Watch original

    Quando pedi à minha irmã para comprar o Game & Watch: Super Mario Bros. da GameStop há cerca de dois anos, fiquei em êxtase. Eu sabia que estava recebendo algo que sempre apreciarei por toda a minha vida. Pode ser uma revisão moderna de um Game & Watch, mas como fã da Nintendo, vejo isso como um bem precioso. O esquema de cores dourado e vermelho me lembrou a versão japonesa do NES, também conhecida como Famicom. O Game & Watch renovado é menor que o meu iPhone 13 mini e possui uma tela colorida de 2,36 polegadas. A qualidade de construção e a experiência geral de uso do dispositivo são excelentes. A face é feita de um metal escovado que é muito atraente, embora o aparelho seja todo de plástico, ele não pega impressões digitais.

    A tela colorida do dispositivo é brilhante e não direi que é precisa, mas jogar é muito fácil. Ele tem um ângulo de visão estreito, então quando sua mão se move alguns graus durante um jogo, as cores também mudam. Você encontrará um teclado de quatro direções à esquerda e os botões A e B vermelhos à direita. Seu pad direcional de quatro vias é pequeno, mas ainda é ótimo. Os botões Game, Time, Pause/Set podem ser encontrados no canto direito da unidade. Eles são feitos de borracha tátil e parecem sólidos.

    O moderno Game & Watch dispensa baterias substituíveis por baterias recarregáveis, alimentadas por USB-C. Um cabo está incluído, ao lado do botão liga / desliga. A Nintendo não avalia quanto tempo a bateria durará entre as cargas (acredito que durará 8 horas com uma única carga), mas a tela desliga automaticamente após alguns minutos quando não está em uso. A borda esquerda do dispositivo contém um pequeno slot para o alto-falante mono. Soa alto para um dispositivo tão pequeno quanto este.

    N8 O relógio embutido é adorável. (Crédito da imagem: Anuj Bhatia/Indian Express)

    Eu amo o relógio, mas a unidade não tem um suporte

    A ideia de um dispositivo portátil para jogos que pode ser usado como relógio ainda me fascina. O relógio com tema de Super Mario exibe o tempo como blocos diferentes, com Mario correndo da esquerda para a direita repetidamente. Ele vem com 35 segredos ocultos – e há um elemento de diversão descobrindo elementos ocultos. É doce! Clique no botão Hora para ajustar seu relógio para o modo Watch incluído. Minha única queixa com o sistema é a falta de um suporte. O Game & Watch original tinha um pequeno suporte de metal que podia ser tiquetaqueado na parte de trás. Não sei o que fez a Nintendo omitir aquele adereço de metal da versão renovada do Game & Watch.

    N3 2 A versão reencarnada do Game & Watch é um pequeno dispositivo portátil para jogos. (Crédito da imagem: Anuj Bhatia/Indian Express)

    Os jogos são divertidos, mas eu gostaria que a Nintendo adicionasse mais clássicos

    Um dos meus problemas com o Super Mario Bros. Game & Watch é o número limitado de jogos pré-carregados no dispositivo. Inclui o Super Mario Bros NES original, Super Mario Bros 2 (também conhecido como The Lost Levels) e minha bola favorita – um dos jogos originais Game & Watch. Tanto Super Mario Bros. quanto The Lost Levels funcionam surpreendentemente bem no Game & Watch. A emulação do software está correta e tudo parece correto… a música de fundo, os controles e a tela são grandes o suficiente para desfrutar de jogos retrô.

    Um pequeno toque, mas definitivamente um movimento bem-vindo, é como seu progresso é mantido no jogo quando você desliga a unidade ou muda para outro título, retomando de onde parou. Adorei o Game & Watch renovado, mas ainda me pergunto o que fez a Nintendo incluir apenas três jogos, porque sabemos que é possível adicionar mais jogos por meio de emulação. Claro, Super Mario Bros. é clássico, mas não há Super Mario 3, Super Mario Land ou sua sequência.

    n4 1 O Game & Watch original popularizou o conceito do D-pad. (Crédito da imagem: Anuj Bhatia/Indian Express)

    Um colecionável que nunca envelhece

    Para alguém que coleciona todos os principais consoles da Nintendo, foi uma escolha óbvia possuir o novo Game & Watch. Comprei o Game & Watch: Super Mario Bros. simplesmente porque um dispositivo como esse não apenas evoca nostalgia, mas também me apresenta a uma era de jogos da qual não fazia parte. Não tenho certeza de quem pediu um Game & Watch reencarnado (brincadeira), mas estou adorando como a Nintendo gosta de retrabalhar seus próprios dispositivos para os consumidores de hoje. Gosto do conforto em olhar para a história dos jogos – e pessoas como eu veem dispositivos raros e coletivos, talvez que datam de uma certa época ou que os lembram de memórias do dispositivo quando eram crianças. Embora eu tenha pago apenas US $ 50 por este dispositivo, você pode obter um por apenas Rs 6.000 na Amazon India. É um dispositivo fascinante e coletivo que atrai os fãs da Nintendo.

    Quão grande você é um fã da Nintendo? Você ainda possui dispositivos antigos da Nintendo? Deixe-nos saber nos comentários.



    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.