Horário de Brasília | Brasil (GTM -3)
A lua, nosso satélite natural, tem muitos significados em diversas culturas pelo mundo. Geralmente, é vista em relação ao sol e representa feminilidade, passividade e renovação. Essa conexão das mulheres com a lua é antiga e profunda. Você sabia que a lua passa por 8 fases?
A lua está sempre em transformação. Ela brilha refletindo a luz do sol e tem quatro fases principais que podemos ver da Terra: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Essas mudanças simbolizam evolução. Filósofos como Aristóteles já falavam sobre a influência da lua nos homens. Pesquisadores ainda estudam a relação entre suas fases e emoções humanas, saúde mental e a capacidade de reprodução.
A lua leva cerca de 29,5 dias para dar a volta completa ao nosso planeta. Durante esse tempo, vamos percebendo suas diferentes fases. Cada fase dura aproximadamente 7,4 dias e traz significados espirituais variados, que misturam ciência, fé e crenças populares.
“Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com o súbito espanto da primeira vez?”
8 Fases da Lua e Seus Significados Espirituais
Lua Nova – Recomeçar
A Lua Nova acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados. Nessa fase, só vemos o lado escuro da lua. Espiritualmente, é tempo de recomeçar, aproveitar energias novas para iniciar projetos.
Esse é o momento de se desapegar de coisas que não ajudam no seu crescimento. É hora de introspecção, pensar no que você quer fazer da vida e avaliar seus sentimentos com sinceridade.

Lua Crescente – Projetar
Na Lua Crescente, ela começa a ser iluminada e ainda está menos que metade cheia. Esse momento é ideal para apontar intenções e projetar mudanças.
Faça uma lista de desejos e visualize claramente o que quer alcançar. A Lua Crescente é a fase de dar início a novos projetos e solidificar suas metas.

Lua Quarto Crescente – Agir
Após uma semana da Lua Nova, chega o Quarto Crescente, com a lua iluminando um quarto do seu ciclo. É tempo de agir e enfrentar os obstáculos que surgirem no caminho.
Essa fase é propícia para decisões, então não hesite em dar o primeiro passo. Use a energia da Lua para realizar ações concretas, sempre com flexibilidade para adaptar seus planos.

Lua Crescente Gibosa – Reavaliar
Agora, a lua se aproxima da Lua Cheia e a maior parte dela está iluminada. Esse é o momento ideal para reavaliar suas metas e o caminho que você está seguindo.
Olhe para os resultados do que já fez e, se necessário, faça ajustes. Não tenha medo de mudar de rumo se sentir que precisa. O importante é seguir em frente, sem se deixar desanimar.

Lua Cheia – Reconhecer
A Lua Cheia aparece quando o Sol está em frente à Lua, iluminando-a por completo. Essa fase é conhecida como Lua da Colheita, ideal para reconhecer seus esforços.
É um momento de olhar para os frutos do seu trabalho, avaliar os altos e baixos e aproveitar as energias positivas. Lembre-se de que os resultados, bons ou ruins, são importantes para sua trajetória.

Lua Minguante Gibosa – Agradecer
Após a Lua Cheia, ela começa a minguar e seu brilho diminui. Esse é o momento de agradecer por tudo que você aprendeu, tanto com as vitórias quanto com as derrotas.
Reconheça que o sucesso é uma construção coletiva. Expresse sua gratidão a todos que te ajudaram, seja através de um gesto simples, um jantar ou pequenas atenções.

Lua Quarto Minguante – Libertar
No último quarto da Lua, estamos voltando para a Lua Nova. Esse período é ideal para se libertar de hábitos e situações que não servem mais.
Faça uma limpeza na sua vida, tanto mental como espiritual. Esteja aberto à liberdade, doe coisas que não precisa mais e foque em hábitos mais saudáveis.

Lua Minguante – Relaxar
Agora a luz da Lua continua a diminuir, caminhando para a Lua Nova. É um bom momento para relaxar e refletir sobre o que se deseja no próximo ciclo.
Aproveite para avaliar relacionamentos e projetos que precisam de um fim. Esteja preparado para recomeçar, mas faça isso com confiança e tranquilidade.
Saiba mais: