[ad_1]

    Você sabia que o tecido de seda pode nos ajudar a curar feridas mais rapidamente? Você acreditaria que o tecido de seda produzido a partir de uma aranha é tão vital que pode parar uma bala? Sim, ambas são verdadeiras, graças à engenharia genética em produção de seda. Há um tremendo foco em melhorar a qualidade da seda e criar tecido de seda cru. Isso está sendo feito para que a seda possa ser utilizada no campo biomédico e em várias outras áreas, como a produção de curativos melhores para cicatrização de feridas, material de sutura de boa qualidade, airbags automotivos fortes e jaquetas à prova de balas.

    A seda da aranha é mais forte e elástica do que a seda natural produzida pelos bichos-da-seda. Portanto, a indústria de vestuário está interessada em usar seda de aranha artificial para desenvolver atletismo e roupas esportivas da nova era que sejam duráveis ​​​​e amigáveis ​​​​à pele. A partir de agora, os cientistas desenvolveram seda geneticamente modificada em quantidades menores como parte de seus estudos e experimentos. Portanto, a grande questão permanece: esse tecido de seda cru aprimorado pode ser produzido em massa? A boa notícia é que houve muitas melhorias, e os cientistas dizem que agora é comercialmente viável produzir fibra de seda artificial.

    Vamos aprender mais sobre a produção de seda crua e como a engenharia genética é crucial para melhorar a qualidade do tecido de seda.

    Sericultura e processamento de seda crua

    Antes de aprendermos maneiras avançadas de fazer seda, devemos fazer uma rápida atualização sobre a produção de seda. Abaixo segue um passo a passo:

    1. A primeira etapa também é conhecida como Sericultura. Envolve a coleta de bichos-da-seda e a colheita do casulo para coletar os materiais.
    2. O próximo passo é a extração do fio fervendo os casulos em água quente até que a goma se dissolva. A linha é coletada com cuidado, certificando-se de que não haja danos.
    3. Após a extração do fio, ele é branqueado e seco para se preparar para o tingimento.
    4. O tingimento do tecido de seda confere-lhe uma qualidade e cor únicas. O tingimento pode acontecer com métodos tradicionais e avançados.
    5. Uma vez concluído o tingimento, é feita a fiação para desembaraçar o tecido, recolhê-lo e armazená-lo para prepará-lo para tecelagem e impressão.

    O processamento final do tecido de seda envolve tecelagem, impressão e acabamento. O produto final é um tecido de seda brilhante de diferentes padrões de tecelagem e cores que o vestuário e outras indústrias líderes estão prontos para usar.


    Diferentes tipos de tecidos de seda

    Produção de seda crua Tecido de seda crua
    Seda Produzida por Engenharia Genética 11

    O tecido de seda é feito de vários tipos de proteínas de insetos. Vejamos diferentes tipos de seda.


    Amoreira seda

    O tipo mais comum de seda é produzido pelo bicho-da-seda Bombyx mori. É responsável por quase 90% da seda produzida em todo o mundo. Seda de amoreira é a melhor qualidade de seda. Se você ler 100% seda em qualquer lugar, provavelmente está olhando para seda de amora.

    Seda do mar

    Sea Silk vem da região do Mediterrâneo. É raro e caro, pois não vem de espécies terrestres, como aranhas e vermes. Ele vem de um molusco específico conhecido como “Pinna Nobilis”. É difícil encontrar seda marinha com o molusco à beira da extinção.

    seda tasar

    A seda de cor dourada é encontrada no Japão e em países do sul da Ásia, como China, Índia e Sri Lanka. Vem do bicho-da-seda da família das mariposas que vivem em florestas densas. Comparado com a seda Mulberry, é mais texturizado, menos macio e durável. Devido ao seu toque texturizado, seu principal uso é fazer roupas externas e itens de decoração para casa.

    Seda diferente

    Esta seda única vem do nordeste da Índia e da China. A seda Eri é mais pesada que outros tipos de seda. Por isso, não é famoso por itens de vestuário. No entanto, possui propriedades térmicas notáveis ​​que mantêm o corpo aquecido na estação fria e fresco no verão. A seda Eri é semelhante à lã e frequentemente usada para fazer cortinas, colchas e fronhas.

    seda de aranha

    A seda de aranha é o tipo mais forte de seda. É um desafio produzir este tecido em massa. Portanto, seu uso têxtil é problemático. O uso de seda de aranha é limitado a fins industriais, como fazer coletes à prova de balas, pára-quedas, microscópios, etc.

    Devido à sua resistência à tração, os cientistas estão criando bichos-da-seda geneticamente para produzir seda de aranha. Felizmente, a indústria do vestuário em breve começará a usar seda de aranha.

    Seda Muga (seda Assam)

    A seda Muga é nativa de um dos estados do nordeste da Índia chamado Assam. Tem significado histórico como as famílias reais o usavam. A seda Assam é útil para fazer roupas tradicionais Assamesas e outros vestidos indianos como o saree.

    Seda de Coan

    Semelhante à seda Muga, a seda Coan também é específica do local. Vem de um bicho-da-seda chamado Pacypasa cem encontrados na Grécia, Itália e Turquia. A produção de seda de Coan é limitada e é usada principalmente com outros tipos de fibra de seda para torná-los mais fortes.


    O que torna a seda especial?

    Produção de seda crua Tecido de seda crua
    Seda Produzida por Engenharia Genética 12

    A seda é 100% fibra natural, feita de proteína fibroína. O brilho, a suavidade e a suavidade da pele tornam-no perfeito para fazer todo o tipo de peças de vestuário. É um dos tecidos mais antigos; antes que a fibra sintética como o nylon surgisse, a seda era produzida. Sua popularidade pode ser estimada pelo fato de ter sido usada como moeda na China. Sim, o comprimento da seda decide o valor ou custo. É fascinante que uma estrada específica, conhecida como Rota da Seda, tenha sido criada exclusivamente para o comércio de seda de leste a oeste. Curiosamente, o caminho ainda é popular e um ponto de discussão devido à sua importância geopolítica.

    O que há de bom no tecido de seda?

    • Tecido extraordinariamente macio e brilhante. Perfeito para fazer roupas de alta qualidade.
    • A seda absorve a umidade. Por isso, pode ser usado no verão.
    • O tecido de seda é super flexível e elástico, tornando-o apto para roupas íntimas masculinas e lingerie.
    • É sólido e durável. Não admira que as pessoas prefiram a seda à fibra sintética.
    • As qualidades como resistência, leveza e brilho natural fazem da seda um material favorito para tecidos decorativos como almofadas e cortinas.
    • A fibra da pele é inofensiva para uso no interior do corpo e é amiga da pele. Por isso, é amplamente utilizado pela indústria médica para fins cirúrgicos.

    O que não é tão bom sobre a seda?

    Quando comparado aos profissionais, quase não há contras com a seda. No entanto, há alguns pontos que merecem destaque.

    • O tecido de seda encolhe durante a lavagem. Assim, a roupa requer manutenção extra e limpeza a seco.
    • A seda não é um bom condutor de eletricidade, o que significa que as pessoas podem experimentar estática mais frequente do que outros materiais sintéticos.


    Como a seda geneticamente modificada é diferente?

    A engenharia genética para o tecido de seda cru é baseada nas qualidades extraordinárias da seda de aranha, como sua resistência à tração, elasticidade de alto nível e leveza. Todo mundo sabe sobre o enorme potencial da seda de aranha. No entanto, além do tecido de seda tradicional feito a partir do bicho-da-seda, não havia como produzir seda de aranha em larga escala. Por quê? As aranhas comeriam umas às outras se mantidas juntas.

    Tem havido muitos experimentos para tornar a produção de seda de aranha comercialmente viável. A engenharia genética resolveu o problema desenvolvendo proteínas específicas em bichos-da-seda usando DNA de aranha. Esses bichos-da-seda geneticamente modificados são conhecidos como bichos-da-seda transgênicos e produzem seda com qualidades semelhantes à seda de aranha. Assim, tornou-se fácil produzir seda de aranha artificial em escala, tornando-a economicamente viável.

    Os cientistas estão otimistas sobre o desenvolvimento de tecidos de seda geneticamente modificados além da força e elasticidade da seda de aranha original. O futuro da produção de seda é super brilhante e emocionante.

    Como descobrir se a seda é genuína?

    As pessoas que trabalham nas indústrias têxtil, de moda e varejo geralmente ficam presas entre o tecido de seda genuíno e o artificial. Aqui estão alguns truques para descobrir se você está procurando um tecido de seda 100% autêntico ou não.

    • A seda original não terá uma cor lisa e, se a seda não for brilhante, provavelmente é seda artificial.
    • Verifique o preço se alguém lhe vender seda a um preço aparentemente baixo. É uma bandeira vermelha. A seda genuína tem um custo.
    • Faça uma verificação térmica ou teste de anel. A seda genuína ficará mais quente quando você a esfregar com os dedos. Você também pode tentar passá-lo pelo anel. A seda autêntica passará suavemente e o tecido artificial não.
    • Verifique o rótulo; muitos vendem seda chamando-a de cetim. Lembre-se, cetim não é seda; é muito mais barato e de forma alguma corresponde à alta qualidade da seda genuína.

    Conclusão

    Espera-se que o negócio de varejo acelere o ritmo pós-pandemia. Encontrar seda crua genuína pode ser um desafio. É aqui que o Fashinza, um mercado que fornece gerenciamento futurista da cadeia de suprimentos para a indústria de vestuário, vem em seu socorro. É uma Amazon para a indústria da moda, onde os fabricantes se conectam com fornecedores para adquirir suas mercadorias para o varejo. Você pode obter excelentes insights sobre como funciona a indústria da moda moderna.

    A fabricação líder de vestuário mantém a produção da cadeia de suprimentos de moda em movimento, não importa onde você esteja. Abrange tudo, desde pedidos, rastreamento, comunicação e pagamentos, e ainda fornece atualizações regulares sobre a produção, tornando a experiência transparente, autêntica e sem complicações.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.