[ad_1]

    Para garantir que seu design de moda não fique monótono, você deve usar o contraste apropriado. Lembre-se de que é tudo sobre a mensagem que você deseja enviar ao seu público; assim, um bom princípio de contraste de design pode ajudá-lo a criar apelo visual.

    Princípio do design de moda

    Tudo o que você pode imaginar tem uma estrutura, e o princípio de contraste do design é o que te auxilia na construção de uma estrutura correta e funcional.

    É por isso que entender os fundamentos do design de moda é tão importante. Ele irá ajudá-lo a compreender as estruturas e conceitos fundamentais do design de moda. Todo designer de moda deve usar esses conceitos como diretriz.

    Existem cinco princípios-chave de contraste do design no design de moda. Essas diretrizes irão ajudá-lo a combinar muitos aspectos do design de moda para criar designs únicos e requintados. A ideia subjacente de cada princípio contribui para alcançar a harmonia visual.

    Este artigo explica o princípio de contraste mais crítico do design.

    Introdução ao contraste

    Junto com acento, ritmo e fluxo, o princípio de contraste do design tem sido um dos elementos do design. Definir contraste como “o atributo de ser distinto de outra coisa” pode ser a melhor abordagem para explicá-lo. Vemos isso muito na moda, com cores escuras ao lado de cores claras.

    É o princípio final que usamos para avaliar a diferença entre dois itens – seja cor, tamanho ou valor – e é um dos princípios clássicos de contraste de design.

    O princípio de contraste do design

    Princípio de contraste de design
    O que é o Princípio de Contraste do Design? 11

    A coleta de informações inconscientes da composição em nossa visão inicial é conhecida como processamento pré-atentivo. Em termos visuais, é dar uma primeira olhada em uma peça de roupa.

    O movimento dos olhos não é determinado de cima para baixo nesse processamento, mas sim pelas qualidades primitivas do elemento; vê-se primeiro o elemento que mais se destaca, que é o elemento com maior contraste.

    E é neste ponto que começa o processo de comunicação com o contraste do design. Começa antes mesmo de alguém estar conscientemente prestando atenção e entrando em um estágio de processamento atento.

    Eles podem tomar decisões rapidamente e seguir em frente devido à visibilidade de alto contraste no processamento pré-atencioso. Eles não precisam escanear todo o vestuário antes de decidir que não querem olhar para ele.

    Como você emprega princípios de contraste no design?

    Seu design será fascinante se você usar o princípio de contraste do design em uma abordagem equilibrada. Lembre-se de que a definição de contraste no design de moda é atrair o público a agir em uma chamada à ação. Pode-se usar cor, forma e tamanho para criar contraste.

    Contrastes de cores

    Matiz é um termo usado por artistas para descrever uma cor específica, geralmente uma das 12 na roda de cores. Por outro lado, a teoria das cores pode ser útil para designers de moda. Podemos usar a roda de cores para construir várias paletas tradicionais que os designers utilizam há muito tempo para criar composições de alto contraste.

    Na moda, a cor é um fator essencial na criação de contraste. É a noção mais conhecida entre os espectadores. É simples ver a diferença entre os dois valores de cor. As cores complementares são utilizadas para criar contraste e são mais agradáveis ​​aos olhos.

    Lembre-se de que você não precisa empregar essas cores em suas versões mais puras e vibrantes. Tornar suas cores mais brilhantes, mais escuras ou suaves pode ser mais prático para contextos e tendências de design do mundo real, mas ainda pode fornecer ao seu design um belo contraste.

    Padrões e contraste

    Encontrar padrões com os níveis de contraste adequados para você em termos de valor e contraste de cores pode ser o método mais simples de trabalhar com contraste. Existem estampas com uma ampla gama de níveis de contraste em termos de valor.

    Forma

    Princípio de contraste de design
    O que é o Princípio de Contraste do Design? 12

    Formas geométricas e espontâneas oferecem apelo. Limites, como linhas ou cores, especificam formas. Frequentemente se usa esses limites para chamar a atenção para uma área específica. Como tudo é uma forma, você deve sempre considerar como os muitos aspectos do seu design criam formas e interagem entre si.

    Disparidade de tamanho

    Infográficos são a maneira mais comum de causar uma impressão visual usando tamanhos variados de formulários. Quanto maior a forma, mais crítica ela se torna e mais atrai a atenção do consumidor.

    Esse contraste fornece interesse e variedade à sua composição e é especialmente eficaz ao trabalhar com tendências atuais.

    Textura

    A qualidade da superfície, tanto simulada quanto do mundo real, é chamada de textura. As texturas podem dar a qualquer item da moda um visual mais empolgante; contribui para criar um ambiente crível. Pode-se criar textura com tecido genuíno ou por métodos variados.

    Ritmo

    Em um design, o ritmo gera uma sensação de movimento. O olho vai de uma característica do corpo para outra usando esta técnica. Além disso, a aplicação de ritmo ao padrão de superfície dos tecidos utilizados na fabricação de peças de vestuário ou produtos cria um contraste.

    Pode-se classificar o uso específico do ritmo em quatro categorias: Arranjo Dinâmico, Oposição, Repetitivo e Transição.

    Intensidade

    Saturação refere-se à intensidade de uma cor. A cor é 100% saturada em sua forma mais pura e brilhante; quanto mais próximo do cinza, mais dessaturado ele se torna.

    Você pode usar cores claras ou suaves estrategicamente para criar áreas de alto ou baixo contraste no design. As cores brilhantes, principalmente quando contrastadas com as escuras, costumam chamar a atenção. Use-os para chamar a atenção para os principais elementos do seu design.

    Variedade

    Para criar interesse visual, os designers usam uma variedade de elementos de design. Um design sem diversidade pode rapidamente se tornar monótono, fazendo com que o consumidor fique desinteressado. Cor, tipografia, imagens, formas e praticamente qualquer outro elemento de design podem ser usados ​​para gerar variedade.

    Deve-se usar a variedade em conjunto com as outras partes de um design para gerar um resultado mais interessante e visualmente aceitável que avance na tendência do design.

    Escolhas de composição

    Todo projeto, até certo ponto, deve equilibrar e tensionar – como você pode tornar seu projeto equilibrado, mas não monótono; dinâmico, mas não caótico? Tomar boas decisões de composição é uma abordagem para caminhar na linha entre os dois (e produzir um bom contraste em seu design).

    Destaque pelo contraste

    Fortes contrastes de claro e escuro, ou cores opostas, chamam a atenção rapidamente. Qualquer esquema decorativo de grande escala deve apresentar um forte contraste de luz e escuridão. Esse tratamento na roupa chama a atenção e a torna mais atraente.

    Recurso complexo e simples

    Os designs podem combinar estilos simples e complicados ou aspectos particulares para aumentar o contraste. Este conceito se aplica lindamente, onde padrões de flores extravagantes contrastam com a escrita limpa e simples. A tipografia e seus arredores são tão diferentes que aumentam o drama e a intriga do efeito geral.

    Qual é a melhor maneira de usar o princípio de contraste em seu design?

    Pode-se aplicar contraste respondendo a uma das perguntas mais importantes: Qual é a primeira coisa que você quer que o visitante perceba no design, e essa coisa não deveria ser racional. Supõe-se que seja, antes de tudo, algo que chama a atenção do espectador, que pode ser qualquer coisa, desde formas até cores e texturas.

    Quando você determinar o elemento que deseja que o espectador veja primeiro, tudo o que você precisa fazer é empregar os recursos primitivos descritos acima para destacá-lo.

    Você pode obter inspiração em todos os lugares

    O melhor do contraste é que você não precisa ir muito longe para se inspirar e ter novas ideias. É estranho como você pode não perceber no início, mas esse método está em toda parte. A arte em si dá contraste, então procure por ela lá.

    Olhe para os outdoors nas ruas ou vire as páginas de uma revista em sua mesa. Você vê como eles combinam dois opostos?

    Sim, você pode fazer o mesmo ao projetar roupas. Nem precisamos mencionar a infinidade de mood boards e estética da Internet disponíveis, então o mundo está apenas esperando você dar uma olhada mais de perto.

    Experimente com responsabilidade

    Dito de outra forma, você pode jogar o quanto quiser, mas se quiser ser bom nesse jogo, deve dominar a arte do contraste “suficiente”. Muita coisa nunca é uma coisa boa, e as pessoas gostam de escolher o que também é seguro; assim, isso não é uma escolha em nosso jogo.

    É claro que ninguém lhe dirá que seu design não é atraente, mas dado o que está em grande estilo, seu bom senso deve lhe dizer onde traçar a linha. Nada nesta regra aproximada de combinar os lados opostos é preciso ou óbvio.

    Conclusão

    O que constitui o princípio de contraste do design provavelmente não é discutível. No entanto, conhecer e usar as ideias discutidas acima é fundamental para o sucesso de qualquer design de moda.

    Os designers devem tentar descobrir como cada princípio de contraste afeta seu trabalho. Estudar como outros designers usaram esses conceitos para estruturar seus projetos também é uma ótima maneira de melhorar suas habilidades de design.

    Sem uma compreensão profunda dos princípios básicos do design, é totalmente viável desenvolver um design bem-sucedido. No entanto, geralmente é feito pela “intuição do designer”. Pode levar muita tentativa e erro para chegar a algo que pareça bom e forneça a melhor experiência do usuário.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.