Conhecer o que é prosecco, nada mais é, do que conhecer um espumante italiano que faz a alegria de muita gente em celebrações! Originário do Vêneto, o prosecco é uma bebida especial que mostra o quanto a Itália tem uma tradição incrível na produção de espumante seco.

    Feito da uva Glera, essa bebida é conhecida por suas borbulhas efervescentes e o seu sabor frutado maravilhoso. Saiba mais sobre o que é prosecco e o motivo pelo qual esse espumante é tão apreciado em momentos de festa e alegria!

    Entenda o que é prosecco e como é seu gosto

    Se você ainda não sabe o que é prosecco, com certeza está perdendo um dos melhores espumantes. O prosecco é um espumante originário da região de Vêneto, nordeste da Itália, e é feito principalmente com a uva Glera, mas também pode ser produzido com outras variedades de uvas.

    O gosto do prosecco é caracterizado por ser leve, fresco e frutado com toques de maçã, pêra e pêssego. Sua efervescência é muito mais suave em comparação com outros espumantes, o que faz dele uma bebida muito refrescante.

    Há também variações, como o brut prosecco. É uma opção mais seca dessa variedade de espumante e que mantém o frescor e o frutado do prosecco, mas com uma doçura mais sutil, ótimo para quem gosta de espumantes com sabores mais equilibrados. Você pode conferir esses rótulos de espumantes brut prosecco incríveis que vão te encantar e surpreender!

    Quais são os tipos de uvas e o método de produção mais usado no prosecco?

    Conforme já mencionado, o prosecco é produzido principalmente a partir da uva Glera, que constitui a maior parte da mistura. No entanto, a regulamentação permite a adição de outras uvas brancas locais em pequenas quantidades, como Verdiso, Bianchetta, Perera e Glera Lunga.

    Quanto ao método de produção, o prosecco é tradicionalmente elaborado pelo método Charmat, ou método italiano. Nesse processo, as bolhas do prosecco se formam durante a fermentação secundária, que acontece nos tanques de aço inoxidável, dando à bebida a efervescência que todos amam.

    Como surgiu o método Charmat?

    No início do século XX, o enólogo Eugéne Charmat trouxe uma ideia nova para a produção de espumantes com o método que leva seu nome, Charmat. Ao mudar a forma como a fermentação secundária acontece, ele fez o processo ser muito mais rápido e infalível, e trouxe assim uma forma ousada de criar espumantes.

    Essa mudança tornou a produção em grande escala mais fácil e também influenciou o sabor fresco de espumantes, como o prosecco. Assim, Charmat marcou uma revolução na forma como fazem os espumantes hoje.

    O que harmoniza com espumante prosecco?

    O espumante prosecco é uma escolha incrível para acompanhar muitos aperitivos. Ele é bom em combinar bem com diferentes sabores. Seu frescor é especial e harmoniza a experiência de comer, seja lá qual for a ocasião.

    Esse espumante se encaixa em várias situações e com diferentes tipos de comida porque deixa qualquer refeição mais saborosa, por isso, é interessante entender o que é prosecco. Veja as sugestões que mais se harmonizam com o espumante:

    • Frutos-do-mar: ostras frescas, camarões grelhados ou ceviche, se destacam no paladar quando acompanhados do prosecco;
    • Aperitivos: canapés leves, como bruschettas, queijos frescos e presunto de Parma, criam uma harmonia perfeita com a efervescência do prosecco intensificando ainda mais seu gosto;
    • Saladas: saladas verdes com queijo de cabra, nozes e vinagrete cítrico é o equilíbrio ideal;
    • Pratos principais leves: o prosecco se complementa bem em massas com molhos à base de limão, frango assado com ervas ou peixe grelhado;
    • Queijos: um queijo como brie ou queijo de cabra ressaltam a cremosidade e combinam com o toque frutado do prosecco;
    • Brunch: pratos de brunch, como ovos beneditinos, panquecas e waffles também se harmonizam com o espumante.

    A harmonização também pode ser uma experiência individual e o importante é descobrir as combinações que mais agradam ao seu paladar. Saber sobre o que é prosecco é estar pronto para elevar seus momentos gastronômicos!

    Dicas para beber espumante prosecco

    Para que cada gole do espumante prosecco seja uma experiência agradável para você, aqui vão algumas dicas práticas. Essas sugestões vão mostrar as características especiais desse espumante.

    Essas sugestões também vão acrescentar um gosto ainda melhor a cada momento de degustação desse espumante. Então aproveite ao máximo o prosecco com essas dicas práticas:

    • Mantenha-o em temperatura adequada: armazene o prosecco refrigerado em uma temperatura entre 6°C e 8°C para preservar seu frescor;
    • Use taças específicas: utilize taças tipo flûte para aproveitar melhor as bolhas e o aroma do prosecco. A forma estreita dessa taça ajuda a manter a efervescência por mais tempo;
    • Abra com cuidado: abra a garrafa de prosecco com cuidado. Mantenha a rolha inclinada para evitar que ela seja expelida com força, pois assim é possível preservar as borbulhas;
    • Sirva delicadamente: sirva-o de maneira delicada. Incline a taça e despeje o líquido ao longo da lateral para evitar que forme muita espuma;
    • Consuma rápido: o prosecco é mais saboroso quando consumido jovem, geralmente 2 anos após a safra;
    • Armazene adequadamente: uma boa dica é guardar as garrafas de prosecco em posição vertical, em local fresco e escuro, para preservar sua qualidade. Não o armazene por muito tempo, já que o prosecco não costuma melhorar com o tempo;
    • Experimente em coquetéis: além de apreciá-lo puro, experimente usar o prosecco como base para coquetéis, como o famoso Spritz.

    Em um brinde festivo ou em algo mais íntimo, não deixe de celebrar momentos maravilhosos com o prosecco. Siga as dicas acima para que um momento especial fique ainda mais especial.

    Como escolher os melhores rótulos de espumantes prosecco?

    Agora que entendemos o que é prosecco, precisamos escolher os melhores rótulos de espumante para o mesmo. Primeiro, é útil entender as diferentes categorias da bebida. Existem variações “DOCG” (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e “DOC” (Denominação de Origem Controlada), sendo a primeira considerada de qualidade superior.

    O estilo do prosecco é um fator determinante e, por isso, é importante definir suas preferências em relação à doçura, pois os espumantes estão disponíveis desde o seco (brut) até o mais doce (extra dry).

    A avaliação da safra é outra consideração importante. Cada safra do prosecco traz características que impactam na doçura, acidez e um pouco no sabor. Explore informações sobre safras específicas, porque pode ser útil para guiar suas escolhas.

    Opte por marcas reconhecidas e respeitadas, pois é uma opção segura, especialmente para iniciantes. Marcas renomadas tendem a manter padrões mais elevados de qualidade ao longo do tempo.

    Com tudo o que você sabe sobre o que é prosecco, agora é hora desse espumante incrível fazer parte do seu paladar. Não perca tempo e brinde ao sabor e momentos especiais! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

    Share.