O desenvolvimento econômico de um país envolve diversos fatores e entender o que é commodities é muito importante. Afinal, está relacionado a comercialização de produtos em larga escala e alta demanda. 

    Elas podem estar relacionadas à produção agrícola, pecuária, ambiental e financeira. A partir disso, é possível desenvolver grandes rendimentos, podendo aplicá-los em outros tipos de investimentos, aproveitando o aumento do preço do bitcoin ou outras criptomoedas.

    Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Entenda sua importância, os diferentes tipos, a relação com a economia do país e como investir nesse mercado.

    Afinal, o que é commodities?

    O termo vem do inglês e tem o significado de mercadorias. Por isso, elas podem ser definidas como mercadorias de produção em larga escala, principalmente matérias-primas para comercialização nacional e internacional.

    Sendo assim, as commodities são tratadas como base para a produção de diversos outros produtos. Logo, possuem grande importância econômica e política para os países. Além disso, os preços variam de acordo com a oferta e procura.

    Desse modo, são caracterizadas por uma alta volatilidade de preço, subindo quando a oferta é baixa e diminuindo quando ela cai. Outro ponto importante é que as commodities não possuem diferenciação.

    Ou seja, podem ser produzidas da mesma maneira por outros produtores e não possuem uma marca específica, podendo ser facilmente substituídas. 

    O que são commodities: sua importância

    Agora que você conhece um pouco mais sobre o que são as commodities, vamos entender um pouco mais sobre a sua importância. De modo geral, elas estão relacionadas à distribuição de matérias-primas para diferentes países e pessoas. 

    Com isso, a produção dessas mercadorias é fundamental para o sistema produtivo de todo o planeta. Afinal, servem de insumos para a fabricação de diferentes bens industrializados comuns no dia a dia, como combustível e comida.

    Além disso, elas são fundamentais para direcionar a economia global, direcionado os preços de diferentes produtos. Logo, a oferta e demanda podem inflacionar o preço de alimentos, energia, construção e tecnologia.

    Por fim, a exportação de commodities também é uma das principais fontes de renda de muitos países emergentes, como o Brasil. Assim, influenciam diretamente no poder econômico de toda uma população.

    5 tipos de commodities

    5 tipos de commodities
    5 tipos de commodities

    De modo geral, existem 5 tipos principais. Assim, cada uma, à sua maneira, oferece uma série de insumos essenciais para o desenvolvimento do planeta. Um dos principais tipos de commodities é a agrícola, como laranja, milho, algodão, soja e trigo. 

    Além disso, temos também as commodities minerais que estão relacionadas a extração e produção de ferro, minério, ouro, alumínio e prata. O terceiro tipo são as ambientais, que estão relacionadas à produção através de recursos naturais.

    Sendo assim, uma fonte fundamental para o desenvolvimento agrícola, industrial e a rotina de milhões de pessoas, como madeira, energias renováveis e água. Já no setor pecuário, alguns exemplos são: leite, ovos, carnes bovina, de frango e suína e couro.

    Por fim, existem também as commodities energéticas, como petróleo, gás natural e etanol. Com isso, uma extensa lista de produtos essenciais para a fabricação e funcionamento de diversos setores.

    As commodities no Brasil

    De modo geral, o Brasil é considerado um dos maiores exportadores do mundo. Assim, as de maior destaque no cenário brasileiro são as do tipo agrícola, como soja, café e cana de açúcar.

    Além disso, o país também é um excelente exportador de algodão, milho e carnes. No entanto, o Brasil, após a descoberta de petróleo no pré-sal, se tornou um importante agente na distribuição de commodities minerais.

    Portanto, para o país, é interessante que esses preços se mantenham em alta, proporcionando um maior poder econômico. Desse modo, as commodities são fundamentais para aumentar e manter o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

    Como investir neste mercado

    Como podemos perceber, o mercado é bem amplo e oferece uma extensa variedade de produtos. Sendo assim, existem basicamente duas maneiras de investir neste mercado, tornando-se um produtor ou através do mercado financeiro. 

    Ou seja, de maneira direta você pode se tornar um produtor de açúcar, café, milho, soja, entre outras. Além disso, é possível investir no mercado, através de compras de ações de produtoras, ETFs e contratos futuros.

    Atualmente, diversas corretoras disponibilizam bastante conteúdo de qualidade sobre investimento em commodities para atrair atenção de novos investidores, melhorando sua posição nos buscadores (técnica conhecida como SEO) e ofertando carteiras de investimento.

    Vantagens e desvantagens de investir em commodities
    Vantagens e desvantagens de investir em commodities

    Vantagens e desvantagens de investir em commodities

    Como qualquer investimento, este mercado apresenta pontos positivos e negativos para o seu investimento. Primeiramente, uma das grandes vantagens é a durabilidade de grande parte do que é produzido.

    Da mesma forma, há a possibilidade de diversificação. Afinal o investidor pode utilizar as commodities como um novo ativo dentro da sua carteira de investimentos. Outra vantagem é a escala global, proporcionando ganhos muito atraentes.

    No entanto, quanto às desvantagens, não são ativos geradores de renda. Ou seja, elas só possuem valor de acordo com a oferta e procura. Além disso, as constantes alterações climáticas tendem a prejudicar os preços.

    Assim, apresentam grande volatilidade de valores. Afinal, produtos com baixa qualidade e com menos quantidade tendem a perder espaço no mercado. 

    Conclusão

    Com todas as informações apresentadas neste conteúdo, é possível entender o que é commodities. Com isso, compreender sua importância para o desenvolvimento econômico e social de todo o planeta, principalmente de países exportadores, como o Brasil.

    Desse modo, os principais tipos são: agrícolas, pecuárias, minerais, energéticas e ambientes. Assim, as mais conhecidas são petróleo, soja, milho, carnes, água, gás natural, madeira e muitas outras.

    Além disso, para um país como o Brasil, a exportação de commodities é fundamental para garantir boa capacidade de investimento.

    Entretanto, vale ressaltar que a volatilidade das commodities é alta, levando sempre em consideração oferta, demanda e qualidade das matérias-primas.

    Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é possível investir nesse mercado, de maneira direta ou indireta. Ou seja, produzindo commodities ou investindo no setor financeiro, como ações de produtoras.

    Share.