Você sabe como aumentar a durabilidade dos pneus? Confira como evitar desgastes e economizar fazendo com que a vida útil dos pneus seja prolongada.
Os pneus de borracha se desgastam como resultado das condições ambientais e do desgaste normal de uso, mas há várias coisas que você pode fazer para ajudar a garantir que eles não se desgastem antes do que deveriam e durem ao menos até a data de validade.
Mesmo ao comprar os melhores modelos de pneus, como o Continental, Michellin e Bridgestone, o condutor precisa ter em mente os principais cuidados e aplicá-los para prolongar a durabilidade dos pneus, devido ao material.
Como aumentar a durabilidade dos pneus
Saiba como aumentar a durabilidade dos pneus do seu veículo a seguir:
Gire seus pneus a cada 10.000 km
Nem todos os pneus de um carro têm a mesma quantidade de durabilidade dos pneus ao dirigir na estrada.
Por exemplo, os pneus dianteiros sofrem mais desgaste do que os pneus do eixo traseiro em um veículo com tração dianteira.
O oposto é verdadeiro para um carro de tração traseira. Mesmo os pneus em uma tração nas quatro rodas são usados de forma desigual, pois o computador do carro muda o trabalho de um pneu para outro.
Em camionetes pesadas como a Hilux, essa distribuição desigual do trabalho faz com que os pneus se desgastem mais rapidamente em algumas posições do carro do que em outras. Se deixado em um ponto por muito tempo, os pneus podem se desgastar com bastante piso sobrando.
Quando os pneus são alternados, eles geralmente são movidos da frente para trás e da esquerda para a direita para aproveitar toda a borracha disponível na banda de rodagem do pneu.
Verifique a pressão do ar uma vez por mês
Sob condições normais de condução, os pneus dos carros perdem um PSI de pressão por mês. Em climas mais frios, esse número pode ser maior porque as temperaturas mais baixas fazem com que o ar dentro do pneu se comprima e ocupe menos espaço.
O oposto é verdadeiro durante os meses de verão. O ar mais quente faz com que o ar se expanda e a pressão dentro do pneu aumente.
Ter a pressão de ar errada dentro do pneu afeta o desempenho do carro por dentro e por fora, alterando a durabilidade dos pneus. Pneus com pressão insuficiente podem fazer com que o veículo tenha uma distância de frenagem maior e responda menos às mudanças na direção.
Esse tempo de resposta lento torna mais difícil evitar colisões. A baixa pressão também aumenta o desgaste do próprio pneu.
Um pneu mais plano tem mais borracha em contato com a estrada. Este atrito desgasta as paredes do piso e do pneu. A eficiência de combustível de um carro diminui quando os pneus também não são inflados adequadamente. Dirigir vai realmente te custar mais.
Verificar a pressão dos pneus é rápido e fácil, pode ser feita com um medidor de pressão dos pneus em sua própria casa ou em postos de gasolina e mecânicas. Antes de adicionar mais ar, verifique a pressão adequada para seus pneus.
A maioria dos carros mais novos tem um adesivo dentro da porta do motorista com essa informação. Você também pode procurar no manual do proprietário do seu veículo ou verificar na lateral do pneu.
Balanceamento
Pneus de carro são inerentemente desbalanceados. O processo de fabricação, embora seja preciso, não é perfeito. Existem pontos mais pesados e mais leves em cada pneu e isso influência a durabilidade dos pneus.
A diferença geralmente é de apenas ¼ a ½ onça a mais ou a menos do que o resto do pneu. Essa diferença aparentemente insignificante pode levar a uma pequena quantidade de vibração e desgaste extra do pneu.
O rebalanceamento dos pneus é feito por uma máquina que pode detectar essas pequenas diferenças de peso e fazer pequenos ajustes para compensá-las. É uma boa ideia ter os pneus do seu carro balanceados cada vez que eles são alternados.
Verifique seu alinhamento duas vezes por ano
Para máxima eficiência de combustível, durabilidade dos pneus e vida útil do piso, todos os quatro pneus devem estar paralelos e apontados diretamente para frente.
O desalinhamento é muitas vezes o resultado de empurrar os próprios pneus. Dirigir sobre um buraco, um meio-fio ou bater com muita força em um bloco de estacionamento pode causar uma alteração no alinhamento das rodas. Certifique-se de tê-lo verificado, mesmo que seu carro esteja dirigindo bem.
Rachaduras e fissuras
Rachaduras ou fissuras nas paredes ou na banda de rodagem do pneu, conhecidas como podridão seca pode alterar a durabilidade dos pneus e podem levar à aposentadoria precoce de seus pneus. A fissura seca torna mais provável que seus pneus desenvolvam um vazamento ou estourem na estrada.
Ozônio e UV são os dois contribuintes mais significativos para este problema. Mesmo que você não possa evitá-los completamente, você pode ajudar a retardar o processo tentando não estacionar seu carro sob luz solar direta quando possível.
Quando chegar a hora de comprar pneus novos, encontre uma loja de pneus em Goiânia que participe da reciclagem de pneus.
Veja também: Dicas para economizar na hora de contratar um seguro de automóvel.