Ter restrição no nome é um dos principais problemas enfrentados por grande parte dos brasileiros, que procuram alternativas de crédito para negativado. Porém, nem sempre encontram boas opções, porque os bancos não têm interesse em fazer negócios com consumidores que possuem um perfil ruim.

    Além disso, o fato de você solicitar um crédito sem conseguir pagar, pode se transformar em um verdadeiro problema a longo prazo. Por esta razão, é indispensável avaliar primeiro a sua situação para entender se é possível contratar o serviço e que tipos de opções estão disponíveis para inadimplentes. Confira mais!

    O que significa estar com o nome negativado?

    A negativação é a restrição do CPF porque não pagou faturas de cartões de crédito, empréstimos pessoais, crediários feitos em lojas ou qualquer outro tipo de conta. Deste modo, as empresas acabam colocando o seu nome nos birôs de crédito, como a Serasa, até que você consiga quitar o que deve.

    Ficar como um inadimplente mostra às demais companhias que você é um mau-pagador e que não cumpre com os prazos combinados. O seu perfil de consumidor fica manchado e, por haver este fator, em especial, torna-se quase que impossível conseguir uma boa linha de crédito.

    É necessário entender também que inadimplência e endividamento são características diferentes, em que o último ocorre quando você tem dívidas em aberto e dentro do prazo de vencimento. Se ocorrer a falta de pagamento, a empresa coloca seu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito e, assim, você fica com o nome sujo.

    Como funcionam as linhas de crédito para negativado?

    As linhas de crédito funcionam de maneira restritiva, geralmente, com juros muito mais altos e com poucas possibilidades disponíveis para escolher.

    Até mesmo os cartões de crédito para negativado ficam mais complicados de se conseguir aprovação, pois as financeiras não sentem confiança no seu perfil. Elas não têm certeza se você pagará a fatura no dia correto e, por isso, costumam oferecer opções menos vantajosas, como os pré-pagos feitos para construir limite, usar e pagar.

    Ao criar uma rotina de pagamentos com este modelo mencionado, há maiores chances de obter um bom valor de crédito. É desta forma que se cria mais confiança e mostra aos bancos que você está interessado em quitar o que deve dentro do prazo, pois necessita do dinheiro. 

    Quais são os tipos de linhas de crédito oferecidos para negativados?

    Existem diversos tipos de crédito para negativado que são oferecidos por financeiras, porém cada uma das modalidades deve ser analisada antes de assinar contrato. Caso contrário, você pode ficar preso em mais uma dívida que será difícil de resolver porque parte de sua renda já está comprometida.

    Dessa forma, aconselhamos que, antes de fazer a solicitação, confira os valores ofertados e qual opção não afeta totalmente a sua renda. Evite aceitar contratos que tenham taxas muito altas, pois você pode encontrar muitos problemas para quitar o que deve no dia de vencimento.

    Empréstimo consignado

    O empréstimo consignado é o principal crédito para negativado, pois atende um público mais específico, como os aposentados, pensionistas e servidores públicos. Até mesmo profissionais que atuam em empresas privadas conseguem fazer a solicitação da opção, pois os bancos não se preocupam com partes burocráticas.

    Como sabemos, o consignado tem desconto direto na folha de pagamentos, sem haver a necessidade de você mesmo emitir o boleto e pagar. Dessa forma, todos os meses ocorre o desconto fixo do valor combinado com a instituição até o contrato ser encerrado.

    Empréstimo com garantia

    Mais uma opção de crédito para negativado, que consiste no oferecimento de uma garantia em troca do valor desejado. Neste caso, você pode escolher o seu carro, celular ou até mesmo imóvel para fazer negócio com o banco, pois é uma forma de segurança encontrada para oferecer empréstimos aos inadimplentes.

    Além disso, esta é uma opção que tem poucos juros e boas condições de pagamento, quando comparadas às modalidades convencionais. Mas, mesmo que este seja um tipo interessante e que pode ajudá-lo em um primeiro momento, é fundamental avaliar se realmente vale a pena dar como garantia um bem material como a sua casa ou veículo.

    Microcrédito

    O microcrédito é indicado para empreendedores que estão com o CNPJ restrito e precisam de uma linha de crédito. E, mesmo que você não seja pessoa jurídica, é possível fazer a sua solicitação com algumas instituições financeiras que oferecem esta opção.

    Cartão de crédito

    Há cartões pré-pagos para construir limite, o cartão de crédito consignado que possui poucas taxas, e o cartão feito para negativados que precisam de um auxílio. No entanto, recomendamos que você, inadimplente, tenha muita atenção antes de escolher uma das alternativas apresentadas, pois você pode se endividar novamente. 

    Portanto, os cuidados e como funciona o cartão de crédito para negativado são indispensáveis, evitando que você faça solicitações pela pressa do momento. Sempre pesquise, entenda como se encontra sua renda e avalie as principais possibilidades oferecidas pelos bancos.

    Penhor

    O penhor é uma modalidade de crédito para negativado que consiste em penhorar um bem de alto valor, em troca de uma quantia. Entretanto, tenha atenção quanto aos valores, pois costumam variar entre o tipo de item oferecido e a sua qualidade.

    É possível levar joias, objetos fabricados em ouro, prata, pérola ou platina, além de relógios de marca, moedas raras ou obras de arte, entre outros. Cada uma das peças passará por uma avaliação rigorosa dos agentes do banco, que são especialistas em análise de artigos de penhor. Se os itens estiverem no padrão desejado, você consegue o dinheiro que havia solicitado durante as suas conversas.

    As taxas de juros podem variar bastante entre uma instituição e outra. Ao final do pagamento das parcelas desse tipo de crédito, o consumidor poderá reaver seu bem.

    Quais os cuidados ao solicitar empréstimo para negativado?

    Se você solicitá-lo, tenha cuidado com os pagamentos que precisam ser feitos imediatamente para as demais dívidas não se transformarem em uma bola de neve. Caso contrário, pode acontecer de você enfrentar muitas dificuldades em pagar as faturas no tempo correto e que pode se tornar mais uma inadimplência.

    Além disso, nunca solicite o crédito para negativado sem ter um objetivo específico, pois este é um fator que te auxiliará a usar o dinheiro corretamente. Você pode definir a meta de comprar móveis novos para o quarto ou sala de estar, ou pedir o empréstimo para quitar as dívidas mais antigas. Entenda quais são os demais cuidados necessários abaixo:

    • Cuidado com golpes;
    • Organize muito bem as suas finanças;
    • Veja se as parcelas realmente cabem no seu orçamento;
    • Sempre pague em dia;
    • Nunca acumule as parcelas;
    • Faça comparativos.

    Ofertas de crédito para negativado muito boas precisam ser desconfiadas imediatamente, por se tratar do aumento de taxas. Afinal, os empréstimos são oferecidos com a condição dos juros serem elevados, pois é a única segurança que os bancos possuem com você.

    E aí, conferiu todas as possibilidades de crédito para negativado? Avalie uma por uma antes de contratar, para ver qual é a mais vantajosa para o seu caso. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!

    Share.

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.