Quem trabalha com conteúdo, ou entende um mínimo de SEO, sabe a importância da escolha das palavras chaves para qualquer estratégia de marketing.

    De uma forma bem resumida, escolher a palavras-chave correta permite que uma página consiga chegar à mais pessoas, pelo mecanismo de pesquisa.

    Assim, por exemplo, se uma pessoa pesquisa a seguinte palavra-chave no Google, “oi fibra”, então na primeira página aparecerão os resultados mais relevantes para essa busca, como oi fibra Blumenau, oi fibra passo fundo, ou fibra santa Catarina… e as chances dos internautas clicarem nas primeiras opções são bem maiores, aumentando também a chance de fechar um negócio.

    É preciso entender que o Google usa as palavras-chave para encontrar resultados relacionados, e quem não aparece na primeira página não recebe muitas visitas, ou tráfego.

    Por isso, é muito importante escolher as palavras-chave certas para o melhor tráfego de conversão, saber as que vão funcionar melhor para o seu negócio.  

    Enfim, o principal objetivo das palavras-chave é direcionar o maior volume de tráfego ao seu site. 

    Como escolher a melhor palavra-chave 

    Sem dúvida, embora existam muitas outras estratégias de marketing para fazer um site aparecer, o uso de palavras-chaves específicas é considerado uma das melhores maneiras de fazer um negócio crescer, aumentando as chances de um site ser classificado em pesquisas relevantes no Google e em outros mecanismos de buscas.

    Assim, as palavras-chave são consideradas um componente fundamental da estratégia, possibilitando otimizar seu site para pesquisas específicas e até ajustar seu uso sempre que precisar mudar uma campanha ao longo do tempo.

    Confira abaixo 5 técnicas para ajudar a escolher a melhor palavra-chave

    1. Defina seus objetivos

    Não adianta nada procurar as melhores palavras-chave se não souber nem mesmo quais são seus reais objetivos de SEO. Embora, geralmente, o principal objetivo seja aumentar o tráfego do site, já que isso pode interferir na receita, pode ser que o seu caso não seja esse, pode ser apenas buscar consolidar seu nome no mercado, ganhar autoridade… por isso, é preciso saber seus reais objetivos para melhor direcionar as estratégias.

    2. Acerte na combinação de palavras-chave 

    Definido seus objetivos, então, é hora de procurar buscar o equilíbrio entre as palavras-chave utilizadas, podendo ser de diferentes formas:

    • Cabeçalho: possui até duas palavras ;
    • Cauda longa: possui mais de 3 palavras;
    • Navegação: cita alguma marca, empresa ou site;
    • Informação: usado para anunciar receitas, tutoriais (Ex.: Como preparar …?);
    • Transacionais: utiliza expressões sugerindo a venda de produto/serviço (Ex.: Comprar tênis online).

    Enquanto palavras-chave do tipo cabeçalho são melhores para estratégias de longo prazo, centradas no tráfego, as palavras-chave de cauda longa são melhores para estratégias de curto prazo centradas em resultados rápidos. Um bom trabalho SEO saberá decidir quando usar uma ou outra, ou mesmo, ambas, para obter um melhor resultado.

    3. Faça uma pesquisa mais específica

    Agora que já sabe a importância das palavras-chave, é preciso começar a trabalhar focado em sua realidade, para isso, a dica é  pensar em palavras-chave voltadas ao seu negócio, considerando o tipo cabeçalho e cauda longa, e vale usar ferramenta online para ajudá-lo a ter mais ideias, depois procure exportar todas as palavras-chave que tenha achado interessantes para uma planilha mestre, para que possa compará-las rapidamente e classificá-las por vários campos e, por fim, limite essa lista.

    E, na hora de limitar essa lista, a dica é se basear no volume de pesquisa, para avaliar quanto tráfego poderá receber de uma determinada consulta, também considere a concorrência, o nível de competição de cada palavra-chave, já sabendo que, claro, quanto maior a competição, mais difícil será a classificação para essa palavra-chave. 

    4. Ferramentas do planejador de palavras-chave

    Por fim, mas nem por isso menos importante e, sem dúvida, a técnica mais usada e eficaz ultimamente para escolher as palavras-chave certas é utilizar  ferramenta Planejador de palavras-chave do Google, que apesar de gratuita ela é muito prática. Basta criar uma conta e usar o planejador para inserir uma frase-chave. A ferramenta, entre outras coisas, mostra quantas pessoas pesquisaram essas palavras-chave ao longo do tempo, além disso, mostra frases relacionadas com contagens de tráfego associadas.

    Leia também: Fatores críticos do Google que afetam o ranking do seu site

    Share.
    Avatar de Mauricio Nakamura

    Nossa equipe de redação é composta por jornalistas, redatores e editores, que trabalham para produzir textos claros, objetivos e informativos que possam atrair e engajar o público-alvo.