A estética dos grandes herdeiros endinheirados, conhecida como estilo old money masculino, voltou com tudo nas últimas temporadas de moda e segue como um importante apontamento na moda dos homens, com seu toque discreto, sofisticado e elegante.
Para usar as peças que fazem parte dessa estética, é importante entender sua origem e, assim, definir as peças que poderão ser usadas para compor um look inspirado nesse estilo de moda, repleto de personalidade.
Confira um pouco mais sobre o estilo old money masculino e saiba como apostar nas melhores combinações para acertar na estética.
O que é o estilo old money masculino?
O estilo old money masculino tem suas origens no século XX, de 1920 até meados de 1960, caracterizando pessoas endinheiradas que faziam parte da alta sociedade, que passava pela Revolução Industrial e destacava esse grupo através de suas vestimentas, sempre sóbrias, de qualidade e muito bom gosto.
A volta desse estilo é caracterizada no mundo da moda atualmente pelos herdeiros (filhos, netos, sobrinhos e afins) de pessoas relacionadas a esses grupos, que trazem a mesma ideia, porém com um toque contemporâneo da moda atual alinhado aos clássicos atemporais de décadas passadas, que nunca saem de moda.
Dicas para montar looks no estilo old money
A construção do estilo old money masculino se dá com o uso de peças tradicionais regadas à qualidade, com um toque de sobriedade e elegância, que inclusive usam elementos de outros estilos que seguem a estética mais sofisticada, como o clássico. Saiba os segredos para acertar no visual em um look bem produzido!
1. Aposte nas peças clássicas
As peças do estilo clássico são excelentes opções para compor os looks desse estilo, uma vez que conseguem traduzir a elegância e a sofisticação tão necessárias para que um look seja considerado dentro dessa estética.
Entre as peças que se destacam, estão a calça alfaiataria, uma peça clássica muito usada neste estilo. Há diferentes modelos de calça social masculina que possuem um corte elegante e contemporâneo que valoriza o corpo, além de transmitir um visual mais alinhado.
Podem ser combinadas com uma camisa social e um tênis branco sofisticado. Além disso, peças como o blazer e suéter também são muito bem-vindas para dar um toque especial às composições.
2. Faça sobreposições requintadas
As sobreposições são pontos importantes em looks estilo old money masculino, pois eles também são compostos por peças clássicas, o que deixa a composição ainda mais estilosa, especialmente se combinadas com elementos de moda compatíveis com essa estética.
O uso da calça social em tom neutro com camisa social e colete, ou o uso de suéteres são atemporais e podem tornar a composição masculina ainda mais marcante com o uso de sobreposições elegantes e clássicas, características desses estilos.
3. Adicione uma terceira peça requintada
O uso da terceira peça é um clássico em diversos estilos de moda e não poderia ser diferente no estilo old money masculino.
Também conhecida como peça de complemento, ela tem a função de completar o look, o que o finaliza de maneira elegante.
Para trazer esse toque a mais de estilo, a dica é apostar no uso de blazers, suéteres e até mesmo as blusas de tricô com textura maximizada apoiada aos ombros. Desta forma, é possível ter uma produção elegante com o uso dessas peças.
4. Use calça e bermuda chino
As calças e bermudas de chino se caracterizam por serem confeccionadas em tecidos mais leves, que trazem um toque mais sofisticado ao vestir e combinam com o estilo old money masculino. As modelagens tendem a ser retas e com a presença do bolso faca, o que lembra a alfaiataria.
Para os looks diurnos, a bermuda é a melhor escolha e pode ser usada com camisas polo e sapatos loafer. Para looks um pouco mais alinhados, as calças combinam com camisas sociais e sapato oxford, o que resulta em um visual super marcante.
5. Abuse de cores neutras
As cores são um ponto de destaque nos estilos de moda, pois elas são, por vezes, responsáveis por caracterizar uma estética e, no caso do estilo old money, as cores neutras são os principais destaques dessa estética que mistura elegância com discrição.
Entre as tonalidades, destacam-se o branco, azul-marinho, tons de bege, off white e preto, que em composições com um toque mais sóbrio e minimalista tendem a se destacar, o que proporciona estilo e charme aos looks.
6. Aposte no look monocromático
Os looks monocromáticos são formados pela mesma tonalidade de cor e, uma vez que as cores utilizadas nas composições de estilo old money masculino são mais suaves, a combinação tende a ser charmosa e extremamente sofisticada.
Para um visual marcante, a dica é apostar em tons off white, bege, azul-marinho, cinza, que trazem uma essência mais clássica e o que torna as composições nesta estética ainda mais elegantes e destaca o estilo das peças-chave.
7. Adicione os acessórios minimalistas e requintados
Os acessórios são essenciais para qualquer composição e isso não seria diferente em um look do estilo old money. Porém, por ser uma estética mais clássica e muito discreta, o uso dos elementos que vão compor o visual deve seguir o mesmo estilo.
O uso de correntes com elos mais finos, assim como mix de metais, deve ser minimalista apenas para realçar o visual sem carregar, afinal o grande destaque da composição nessa estética é que todos os elementos juntos formam um único visual. Cinto, relógio e óculos de sol também complementam o visual.
8. Escolha o calçado ideal
A escolha do calçado para compor o look old money precisa ser compatível com a proposta da composição. Por esse motivo, é importante analisar o look que será usado antes de escolher o sapato.
O uso de mocassins é indicado para os passeios diurnos e looks mais informais que conseguem manter o estilo sofisticado da estética.
O oxford, loafer, derby e os sapatos sociais devem ser usados em ocasiões formais, especialmente com o uso da alfaiataria ajustada que tende a tornar o visual marcante e cheio de personalidade.
Pensar no estilo old money masculino é pensar em uma estética de moda que se destaca pelo sóbrio, elegante e sofisticado, através de peças que ressaltam essas características de forma atemporal e muito estilosa, sem carregar o visual do homem. Gostou das dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos!